Este manual tem como objetivo orientar sobre a configuração da forma de cobrança para a solicitação de Débito Automático através do banco Sicoob.
Essa forma de pagamento é regulamentada pelos bancos, em conformidade com a padronização do Banco Central (BACEN).
Todo o procedimento pode ser acompanhado pela equipe da HubSoft, garantindo uma configuração adequada. Em caso de dúvidas, basta acionar nosso time.
Observação: Não edite nenhuma forma de cobrança já existente em sua base. Para realizar uma nova homologação, é necessário criar uma nova forma de cobrança.
Funcionamento do Débito Automático
É necessário abrir uma conta em cada banco onde a empresa/provedor deseja operar com débito automático.
Por exemplo, se o provedor possui uma conta no Sicoob, ele só poderá realizar débitos em contas do Sicoob. Um banco não pode debitar valores de contas de outros bancos.
Os arquivos de remessa e retorno do Débito Automático são padronizados em 150 caracteres por linha e atualmente existem 3 versões (cada banco utiliza uma). O Sicoob utiliza:
A principal diferença entre as versões é a quantidade de dados informados. Por exemplo, na versão 4, não é necessário informar o CPF/CNPJ do cliente; apenas a Agência e a Conta são obrigatórias.
Para configurar a forma de cobrança, será necessário ter os seguintes dados em mãos (solicite esses dados ao seu gerente bancário):
Outros dados que é recomendável ter anotados para facilitar sua configuração:
Na tela que abrir, clique no canto superior direito Adicionar para criar uma nova Forma de Cobrança.
Na aba Dados, você preencherá as informações do Banco de Emissão, Caixa Financeiro, Layouts de Impressão, Empresa e Perfil de Suspensão, conforme a imagem abaixo. Além disso, defina um nome claro para a sua forma de cobrança, pois isso facilitará e simplificará o trabalho da sua equipe no momento de realizar uma nova venda.
Preencha o Banco = 756 - BANCOOB - BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S.A.
Na aba Configuração, você preencherá os dados fornecidos pelo gerente bancário, além de informações adicionais como juros, multa, instruções do boleto, espécie do documento, entre outros.
Preenchido todos os dados clique em salvar e sua forma de cobrança estará configurada.
Importante: Neste tutorial, foram descritos os campos essenciais e básicos da forma de cobrança. No entanto, o HubSoft oferece diversas outras configurações. Para obter mais informações sobre elas, basta clicar no ícone de interrogação (?) localizado à frente de cada campo nas configurações da forma de cobrança.
Uma homologação garante que seu provedor possa se comunicar com o banco por meio dos arquivos CNAB de Retorno/Remessa. Recomendamos a realização dos seguintes procedimentos:
Gerar 3 Boletos Bancários: (Sugestão: os boletos podem ter valores de R$ 10,00).
Gere uma Remessa: (Após gerar os boletos, adicione-os à remessa e encaminhe ao banco).
Efetue o Pagamento do Boleto: Para garantir que os boletos foram gerados corretamente, efetue o pagamento dos mesmos
Processe o Retorno: (Após o pagamento, no próximo dia útil, o banco disponibilizará um arquivo com todos os pagamentos do dia).
Obs: Lembrando que as remessas de débito automático devem ser enviadas sempre pelo menos 5 dias antes do vencimento do débito.
Após o processamento do Retorno, aguarde o reconhecimento do pagamento de pelo menos um boleto de teste. Assim, sua forma de cobrança estará homologada com sucesso.
O HubSoft possui em suas rotinas o envio automático de cobranças aos clientes através dos seguintes canais:
Para obter instruções sobre como configurar cada um desses canais, clique nos links abaixo:
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados a Débito Automático Sicredi. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Não, a comunicação entre sistema e banco no débito automático é feita exclusivamente por remessa e retorno.
Isso mesmo, isso ocorre pois um banco nunca irá debitar nas contas de outros bancos.