Arquivo Retorno ou Arquivo de Retorno Bancário, é um relatório gerado pelo seu banco normalmente com é um arquivo único que pode ter uma das seguintes extensões (arquivo.RET
, arquivo.CRT
, arquivo.TXT
, arquivo.CED
, etc). Cada banco enviará o arquivo em seu próprio formato e o Hubsoft estará preparado para processar no formato que foi enviado. O objetivo desse arquivo/relatório é permitir que os sistemas/softwares possam sincronizar os dados de boletos bancários e débito automático.
Nesse arquivo, vários registros serão enviados, como por exemplo:
Para processar um arquivo de retorno do Hubsoft, precisamos ir em: Menu Lateral > Financeiro > Arquivo de Retorno:, conforme imagem abaixo:
Ao acessar essa tela, serão listados os últimos registros processados e você poderá verificar alguns dados nessa listagem, como por exemplo:
Para processar o arquivo de retorno, vamos clicar no botão com ícone de «+» (sinal de mais), que fica no canto superior direito da tela, conforme imagem abaixo:
OBS: Esse botão fica na mesma tela onde estão listados os arquivos já processados (Menu Lateral > Financiero > Arquivo de Retorno)
Após clicar no botão de processamento, o sistema abrirá uma janela para que você selecione a Forma de Cobrança que deseja ser processada e faça o upload do arquivo, conforme imagem abaixo:
Após o preenchimento dos dados, clique no botão carregar. O sistema iniciará o carregamento do arquivos e então exibirá o resultado em tela, para que você possa primeiramente confirmar os dados, antes de efetivar o processamento.
Nesse momento, você poderá validar quais são os boletos/títulos. Os dados serão separados em várias abas, conforme o detalhamento abaixo:
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados com arquivo de retorno bancário. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Os títulos serão exibidos na aba de liquidados anterior, caso no momento do processamento do arquivo de retorno, o título já esteja liquidado (marcado como pago) no Hubsoft.
Isso normalmente acontece por alguns motivos, como por exemplo:
Para evitar que isso aconteça é importante habilitar nas configurações da Forma de Cobrança configurar para que a baixa de títulos seja efetuada, ou seja, isso garante que caso um boleto seja recebido manualmente no Hubsoft, que o mesmo seja enviado para ser cancelado/baixado.
Se você trabalha enviando arquivo de remessa, é importante todos os dias gerar e enviar os arquivos com todas os registros, modificações e baixas, para garantir que as modificações realizadas no Hubsoft, relitam no ambiente bancário.
Outra opção de resolução mais automatizada para esse problema é habilitar a API Bancária, dessa forma, o Hubsoft comunicará com o banco de maneira totalmente automatizada, fazendo o registro de boletos e também o registro de baixas. Para saber se o seu banco possui integração, verifique a Wiki de Formas de Cobrança , lá terá uma tabela que mostrará todos os bancos e Gateways de Pagamento integrados ao Hubsoft e suas respectivas funcionalidades.
Quando títulos são exibidos na Aba Inexistente, significa que não foram encontrados no Hubsoft, durante o processamento do arquivo de retorno.
Isso normalmente acontece por alguns motivos, que são listados abaixo:
Para esses casos de títulos inexistente, você pode solicitar ajuda do time de suporte da Hubsoft para lhe auxiliar, caso não consiga identificar o problema.
O título liquidado é aquele foi pago pelo cliente, ou seja, o banco deverá repassar um valor para sua conta bancária, referente a esse título.
O título baixado é aquele foi cancelado. Um título pode ser cancelado automaticamente pelo banco após alguns dias de vencido, como por exemplo: 30 dias, 60 dias, 90 dias, etc. Cada banco terá uma regra padrão para esse comportamento e em caso de dúvidas, você pode consultar seu gerente bancário para saber qual é a configuração de sua carteira.
Um título pode ser baixado também diretamente pelo Hubsoft. Você pode configurar na Forma de Cobrança uma quantidade limite de dias para que seja baixado automaticamente e também configurar na Forma de Cobrança para que seja baixado toda vez que for cancelado, recebido manualmente ou quando for dado um desconto total no título. Também é possível configurar para caso o boleto seja quitado por outra forma, como por exemplo por PIX ou Cartão de Crédito, dessa forma o Hubsoft envia a baixa do boleto, pois ele já foi recebido no sistema.
No vído abaixo é possível verificar um exemplo do usuário acessando a interface do arquivo de retorno, iniciando o processamento de um arquivo e listando os arquivos já processados.