Será possível analisar o números de assinantes onlines através dos Novos Gráficos que foram adicionados ao Painel de Assinantes Online/Offline que analisa os seguintes períodos abaixo:
Para acessar estes gráficos basta acessar o Atalho Clientes-> Assinantes Online/Offline e escolher a nova opção «Estatísticas»:
Exemplo dos Gráficos:
Por padrão será exibido o total de assinantes online no Radius selecionado, nos períodos descritos anteriormente.
Também será possível filtrar a quantidade de assinantes online selecionando um mais concentradores:
Na renderização do gráfico cada linha é representada por cada interface do concentrador (NASPORTID).
A coleta dos dados será feita em todos os Radius que estiverem ativos no sistema, a cada 5 minutos.
Os gráficos semanais e mensais possuem agregação de dados. O gráfico semanal mostra o período a cada uma hora, já o mensal agrega por dia.
Foi realizado uma melhoria ao armazenar os logs de Envio de SMS, apartir de agora quando for realizado uma tentativa de Envio, será possível acompanhar os Logs de Erro, como mostrado nas opções abaixo:
Em caso de falha, o sistema armazenava um texto padrão de: «Falha ao enviar o SMS». Porém para um melhor acompanhamento dos envios, será incluso também, a informação do erro retornado pela Integração utilizada neste envio conforme mostrado abaixo:
Foi realizado a Integração com um novo modelo de OLT da marca Ubiquiti
Novo modelo de OLT compatível: UFiber OLT / UFiber OLT 4 :
Agora será possível utilizar novos filtros através do Menu Redes -> Históricos de Conexões que facilitarão a busca de registros de autenticação.
Os novos campos são Data/Hora do evento, neles o usuário poderá preencher as informações exatas que a autenticação aconteceu. O sistema irá tentar encontrar registros cujo início e fim se encaixem nos filtros informados.
Obs: Os demais campos de data ainda são obrigatórios.
Ao adicionar um novo Evento de Faturamento ou uma Cobrança será possível filtrar pelos tipos de serviço disponíveis, desta forma será possível gerar agilidade no Cadastro/Edição de algum destes tipos de lançamento.
Foi realizado uma correção referente a alteração do plano, anteriormente ao alterar o plano após cadastrar os pacotes, ao fazer a alteração ocorria uma duplicidade referente aos pacotes, sendo assim foi adicionado uma correção evitando este tipo de duplicidade.
Para trazer mais efetividade e evitar que se perca alterações realizadas sem salvar, agora ao fechar as edições dos elementos abaixo:
Caso você feche edição ou tente voltar uma aba sem salvar, será exibida uma mensagem alertando que existem alterações que não foram salvas evitando que o «Usuário» perca as informações.
Para agregar a o Atalho Clientes-> Assinantes Online/Offline , será possível verificar o Endereço de Instalação completo do Assinante.
Será possível também configurar as colunas da tabela que serão exibidas, para evitar que as linhas fiquem muito extensas e dificultando a analise das informações.
O PIX do Gerencianet passou a possuir a opção de COBV. Nesta modalidade, todos os PIX gerados já possuem as configurações de juros e multa, além de desconto até o vencimento, caso a fatura possua desconto.
Torna mais eficiente, pois após vencer a cobrança não é necessário gerar um novo PIX todos os dias.
Foi adicionado uma nova Integração com o ITAU, o recebimento por PIX com o banco Itaú através da modalidade COBV.
No PIX do Itaú, existe a particularidade de geração de certificado digital, assim como é feito nos Boletos por API do Itaú, para facilitar realizamos uma documentação completa.
Para saber mais, clique aqui.
Visando tornar o HubSoft um ambiente ainda mais seguro para os nossos clientes, foi adicionado a possibilidade que cada usuário habilite «Autenticação de 2 Fatores» que é uma camada de segurança opcional, mas que garante maior segurança dos dados dos seu provedor.
Será necessário que o Usuário digite sua senha:
Caso algum invasor tenha conseguido o usuário e senha de algum dos colaboradores, o invasor não conseguirá acesso ao sistema, pois ele não terá acesso ao aparelho celular que está gerando uma nova senha a cada 30 segundos (utilizando o Google Authenticator).
As tentativas de login serão notificadas no email do usuário, sejam elas bem-sucedidas ou mal-sucedidas sendo assim, caso alguém tente invadir o sistema com o seu acesso, através do seu email será facil analisar.
Para evitar que polua o email do usuário com tentativas mal-sucedidas, serão repetidas somente após um certo intervalo de tempo.
Nesta versão do sistema foi adicionada uma função para permitir a verificação do email do usuário. Somente os emails que forem verificados irão receber as notificações de segurança sobre tentativas de logins, e afins.
Os usuários que não verificarem seu email terão seus avatares do usuário (na barra superior) piscando juntamente com o botão Verificar Email. Assim que o email for verificado, o botão irá voltar ao normal.
Caso o usuário esteja conectado em várias abas ou navegadores, será necessário se desconectar da conta e conectar novamente para que a animação desapareça.
Será possível utilizar dois novos parâmetros usuário e senha para serem utilizados dentro dos pacotes da Technobox/CDNTV. Onde será possível definir as credenciais de acessso para seus assinantes. Esses novos parâmetros são livres, e podem ser inseridos qualquer valor a eles.
Esta nova funcionalidade será possível associar/remover pacotes massivamente aos assinantes do provedor através do Relatório de Cliente Serviço.
Lembrando que para essa ação, é necessário possuir a permissão ao seu usuário.
Os pacotes com Integração Associada, serão apenas marcados com o status aguardando_exclusao para serem processados posteriormente (quando for executado remoção massiva).
Foi adicionado uma nova funcionalidade que é a Notificação no Tipo de Ordem de Serviço, semelhante aos que existem nos Tipos de Atendimentos já disponível.
Como o sistema já envia notificação para o cliente sobre a O.S., as mensagens destes locais serão migradas para os modelos de layouts (Email, SMS, Push Notification).
O funcionamento desta função não será afetado após a atualização do sistema para a 1.93
Sendo assim, para configurar os eventos nos Tipos de OS deve ter como destino o cliente, e a mesma deve permitir notificar o Cliente. Posteriormente deve parametrizar os modelos de layouts aos seus respectivos Eventos da ordem de serviço que no momento são:
Como nos Eventos de Notificação do Atendimento, as Notificações da Ordem de Serviço serão responsáveis apenas por adicionar as notificações nas Filas de Envio (E-mail, SMS, Push), onde será de responsabilidade da Fila a entrega das notificações ao cliente.
Com esta atualização, agora será possível adicionar um evento de faturamento de forma massiva através do relatório (Relatórios > Serviços do Cliente > Ações > Adicionar Evento de Faturamento) em um mês/ano específico para ele ser faturado.
A partir desta versão do sistema, em Cliente > Serviços > Migrar Serviço para Outro Cliente, será verificado se aquele serviço possui contratos obrigatórios cadastrada, e caso tenha, eles serão adicionados ao serviço no Cliente de destino.
Através do local em Cliente > Histórico do Cliente, foi acrescentado novos históricos de envio de push notification para o cliente em questão, sendo ainda possível visualizar o conteúdo que foi disparado.
Foi acrescentado na NFe a possibilidade de informar devolução de IPI.
Esse campo após preenchido não é exibido na DANFE (PDF), porém ele será enviado no XML e o valor de devolução do IPI será somado ao valor total da NFe.
Foi adicionado uma nova integração de gateway de SMS, com a plataforma Chatmix.
Essa integração possibilita o envio de mensagens de texto livre e uso de templates de HSM.
Os parâmetros obrigatórios para integração são:
A Key e o Token podem ser obtidos no menu Integrações > Chaves para acesso
O acesso aos templates de HSM fica no menu:
Integrações > Gerenciar > Mensagens
Ao selecionar um template as variáveis ficam logo abaixo do «Conteúdo da Mensagem»
Ao cadastrar no sistema deve ser usado o parâmetro do tipo chave.valor no caso: variables.<número da variável>
E o código do template no Hubsoft, deve ser idêntico ao código mostrado na URL de edição do template
Ao gerenciar uma CPE haverá uma nova aba: Dispositivos LAN. Nessa aba será possível visualizar os dispositivos que estão utilizando a CPE para acesso à Internet, dentro da rede do assinante.
No caso da integração Anlix, os seguintes parâmetros estarão disponíveis:
Esta possibilidade atualmente somente estará disponível para a integração com Anlix. Em breve será realizado analise para que outras Integrações tenham esta possibilidade também.
Além da possibilidade de Migrar um Projeto para outro, agora também haverá a possibilidade de migrar as pastas para um outro projeto, facilitando a organização ou separação de projetos.
Esta é uma das funcionalidades mais solicitadas por vocês nossos clientes e apartir de agora será possível que o Sistema calcule automaticamente os dias que o cliente ficou Suspenso por Débito ou Suspenso a Pedido do Cliente para lançar esses descontos durante o faturamento.
Importante: Essa funcionalidade terá seu funcionamento apenas para o faturamento de mensalidades. Provedores que trabalham com carnê bancário, não conseguirão utilizar essa função, uma vez que os boletos normalmente, já estão gerados até uma data futura.
Para utilizar esta possibilidade será necessário acessar o módulo Configuração > Geral > Status de Serviço e configurar nos Status que se deseja que este desconto seja aplicado:
Para ativar altera a Regra para «Sim»
Leia com atenção as regras e como vai ser realizado este tipo de desconto ao boleto do seu cliente.
É necessário configurar esta funcionalidade com muita cautela, pois pode gerar descontos indevidos caso seja configurada incorretamente, acarretando em prejuízos financeiros e transtornos com os clientes.
Agora ao realizar um Faturamento de Carnês será utilizado o Dia de Fechamento configurado de cada Vencimento, para calcular o proporcional e também para exibir nas descrições do Boletos/Notas Fiscais ao utilizar a variável «Referencia Fim».
Caso utilize este Tipo de Faturamento e deseje criar novos Vencimentos, é importante escolher o Dia de Fechamento.
Esta disponível a possibilidade de usar templates de HSM (WhatsApp Enterprise) no envio de SMS Marketing (função Disparar SMS Personalizado dos relatórios)
Ao selecionar uma integração que possui a chave Usa HSM ligada, será liberado o campo para selecionar os templates cadastrados.
Também estará disponível o uso de HSM no envio de SMS avulso na função de Ações do cliente.
Foram adicionadas algumas novas variáveis aos templates de HSM, visto que as mesmas já estavam disponíveis no envio de SMS Marketing com mensagem de texto.
Ao fazer um envio de SMS Marketing, caso o template de HSM tenha as variáveis referentes a fatura ([[linha_digitavel]]/[[nosso_numero]]…) as mesmas não serão substituídas, visto que o SMS Marketing só tem relacionamento com o cliente.
Como esta nova melhoria o sistema irá monitorar rotinas que deveriam ter sido executadas no dia corrente, caso seja detectado que alguma rotina não tenha sido executada com sucesso, será feita uma nova tentativa.
A rotina que realiza o monitoramento será executada automaticamente a cada uma hora.
Também foram feitas algumas melhorias na execução manual de rotinas do sistema. Agora a rotina será iniciada em background e será possível acompanhar a execução através da função Ver Logs de Execução
Através desta nova configuração, será configurar novos marcadores para quando o cliente tiver alarmes de conexão, mostrando-os com ícone de alerta ao lado, facilitando a visualização através do Mapa.
Para melhorar as utilização do Mapeamento de Cliente e conseguir filtrar alguns dados de forma rápida, foram adicionados os seguintes itens abaixo:
A partir desta versão do sistema, o mesmo contará com novos filtros para a função Assinantes Online/Offline, sendo eles:
Essa função traz também pequenas alterações para incorporarem os novos filtros. Agora haverá um botão de Filtro para exibir uma janela lateral com os filtros avançados, mostrando apenas os filtros Status, Datas e Horas na página principal.
Estarão disponíveis 4 novos campos na composição fiscal em qualquer local do sistema (Planos, Pacotes, Tipos de Serviço e etc.)
São os campos:
Apesar desses campos não estarem especificados no convênio ICMS 115/03 (que rege as normas da NF21/22), eles serão utilizados na NFCOM. Existem casos que existe a necessidade de exibir esses impostos destacados na NF21/22.
Foi também implementado um novo modelo de tabela, possibilitando exibir os itens da NF21/22 que pode ser customizado nos layouts de nota.
Esse novo modelo de tabela é dinâmico, portanto poderá ser configurado quais são as colunas que deseja exibir.
Ele é usado conforme abaixo:
[[tabela_dinamica:coluna1,coluna2,coluna3]]Dessa forma a tabela será renderizada apenas com os planos desejados.
Caso queira exibir os descontos no Detalhamento do Boleto do seu assinante, será necessário «Ativar» esta nova chave na Forma de Cobrança para configurar se será exibido no boleto os descontos aplicados nas cobranças associadas as faturas.
Com essa opção ativada, todos os descontos lançados manualmente ou por evento de faturamento constarão no demonstrativo da fatura, nesse caso será informado na descrição que foi cadastrado pelo usuário.
Agora o próprio assinante do provedor vai conseguir realizar um upgrade de plano por conta própria, através do APP do Cliente.
Esta funcionalidade facilita e moderniza o processo de upgrades de planos, ser que seja necessário o cliente contatar o provedor, sair de casa e etc. Ele poderá realizar o processo por conta própria e sem precisar sair de casa!
Nesta versão do sistema foi realizada uma nova homologação para CNAB240 e CNAB400, sendo ela com o Banco Banestes.
A partir da versão 1.93 do Hubsoft, será possível filtrar a data início e data fim, quando escolher o Tipo de Data de Vencimento da Fatura na Impressão Massiva de Boletos
A partir desta versão do sistema está disponível o uso de templates de HSM nos Layouts de SMS
Foram adicionadas novas variáveis para utilização nos templates de HSM para atender os layouts de SMS do tipo Atendimento e Ordem de Serviço, sendo estas:
Apartir de agora ao inativar um cliente ele terá suas sessões expiradas no APP do Cliente, fazendo com que o mesmo perca o acesso ao APP. Para voltar o acesso, será necessário que no cadastro do cliente, exista um serviço em qualquer status diferente de Cancelado.
O cliente será redirecionado para tela de login após perder o acesso do APP
Foi realizada uma otimização na visualização das caixas e armários no mapeamento reduzindo em cerca de 70% no tempo de carregamento dos itens a serem visualizados nas caixas e armários.
A renderização dos elementos se encontra mais fluida, tornando-as mais simples e rápidas, além de melhorar a organização dos projetos de fusão. Destacamos a otimização do lançamento de fibras.
Para definir esse novo padrão das fibras foi adicionado um novo parâmetro na configuração, sendo ele conexao_fibra.
Caso o valor esteja definido como «estilizado», as fibras serão processadas de forma semelhante a como eram tratadas anteriormente à esta atualização.
Também será possível interligar Distribuidores Ópticos entre eles.
Nesta versão o sistema recebe uma nova integração de SMS/Mensageiros, a integração é com a plataforma ASC Brazil.
A plataforma permite o envio de mensagens de texto livre e também o uso de templates de HSM.
A integração necessita dos seguintes parâmetros:
O cadastro do template de HSM (WhatsApp) no sistema deve ter o seguinte padrão:
Caso o template de HSM possua envio de mídia e/ou botões, deve ser cadastrado como nesse exemplo.
Para o envio de mídia deve conter as seguintes variáveis:
Para o uso de botões deve ser cadastrado similar as variáveis (parâmetro composto) seguindo a estrutura botoes.[numero/codigo]
A ação ao clicar nos botões é definida na plataforma, a API de integração consegue alterar somente o texto/descrição de exibição do botão.
Nesta versão do sistema será disponibilizado também para o APP do Técnico uma nova opção para que os mapas possam ser visualizados por camadas do tipo satélite
Foi adicionado uma nova homologação bancária no sistema, agora é possível homologar com Débito Automático V5 do Santander.
Nesta versão do sistema foi acrescentado um novo status da NFe, o status «Em Transmissão». A NFe irá entrar neste status quando o SEFAZ levar algum tempo para recepcionar um lote de NFe (caso haja alguma instabilidade que cause alguma demora).
Enquanto a NFe estiver nesse status, o sistema não permitirá nenhum tipo de ação nessa NFe, isso significa que ela não poderá ser editada e nem transmitida novamente, a fim de evitar que haja duplicidades de notas fiscais
O sistema também passará a identificar quando uma NFe enviada ao SEFAZ não for recepcionada. Será exibido a descrição como na imagem abaixo para informar o ocorrido, sendo necessário transmitir novamente a nota fiscal.
O sistema passa a enumerar todas as notas fiscais a partir do momento que for gerado o rascunho. Caso a numeração não seja utilizada, é necessário inutilizar esta numeração.
Não será mais permitido a exclusão de NFe, uma vez que todas as NFe estarão numeradas automaticamente
A data de emissão da NFe passa a ser fixada na nota fiscal, a partir do momento que iniciar a emissão da NFe, a data de emissão será a mesma até que seja transmitida.
Foi realizada uma alteração no Fechamento de Exportações de NF 21/22, para que quando haja alguma solicitação que seja gerado o resumo de notas o sistema exporte a partir de vários arquivos, tendo eles no máximo 40 mil registros cada. Esta alteração traz uma otimização no sistema para esta exportação.
Os arquivos virão enumeradas de forma sequencial.
Agora ao realizar a Consulta de Itens de Produtos através do Menu Estoque para os casos em que o Nome do Produto for muito extenso, foi adicionado uma nova opção Ver Mais que quando clicar será exibido uma nova janela para que o nome daquele produto seja exibido de maneira mais clara e detalhada.
Para esta versão do sistema, foi adicionado um novo campo na Listagem de Atendimentos, sendo este para informar se aquele atendimento possui alguma Ordem de Serviço e a quantidade. Para este campo haverá três status, sendo eles:
Será possível adicionar mais de um usuário responsável para atendimentos abertos através da central do assinante ou do aplicativo do cliente a partir desta versão do sistema.
Para esta versão do sistema, foi adicionado na API um novo Endpoint para que possa ser utilizado a fim de consultar todas as faturas do sistema.
Com esse Endpoint, é possível que outros softwares, possam consumir estes dados do Hubsoft para elaborar, por exemplo, painéis financeiros, etc.
A partir desta versão do sistema, será possível que o cliente visualize quais são os seus dispositivos que estão conectados a seu roteador através do APP do Cliente.
Lembrando que essa funcionalidade está disponível somente para roteadores na Integração Anlix.
A emissão de NFS-e integrada ao sistema, traz agilidade e maior praticidade para emitir as Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas(Notas da Prefeitura).Sendo assim apartir de agora a HubSoft passa a disponibilizar uma nova empresa para a Integração «Orbit by SEIDOR»
Nesta versão do sistema foram adicionados dois novos campos para o cadastro/edição do sistema, sendo os campos:
Quando estes campos forem preenchidos no prospecto, ao ser convertido para cliente, este cliente já irá contar também com estes campos preenchidos.
Passa a ser possível marcar/desmarcar um prospecto como Perdido. Será possível também escolher se o cartão do CRM seja marcado como perdido (quando o mesmo estiver atrelado ao prospecto).
Tanto o Prospecto como o Cartão do CRM poderão ter esta opção Perdido desmarcada.
Também será possível utilizar os novos filtros no CRM/Prospecto, onde o sistema irá filtrar os prospectos/cartões perdidos e convertidos a cliente
Prospectos/Cartões do CRM marcados como Perdidos, terão sua cor vermelha e os convertidos a cliente, com a cor verde.
Também foi adicionado o módulo Motivos da Perda CRM/Prospecto, onde o acesso é feito da seguinte forma:
Configuração > Geral > Motivos Perda CRM/Prospecto
Passa a ser necessário que o usuário tenha permissão destacada na imagem abaixo Prospectos->Ver Todos para conseguir ver todos os prospectos cadastrados no sistema, caso o Usuário não tenha esta permissão será exibido apenas os prospectos que tenha sido cadastrados por ele.
Foi adicionado uma nova opção para que ao apagar o cartão CRM, também ser apagado juntamente o Prospecto vinculado ao mesmo ao marcar esta opção como Sim.
Caso o cartão possua prospecto vinculado no cartão e a opção esteja marcada como NÃO apagar o prospecto, o vínculo do prospecto com o cartão será apagado.
Será possível converter um prospecto para cliente, todas observações do prospecto e comentários do cartão CRM serão convertidas em observações para o cliente.
Para comentários do cartão CRM, será gravado nos históricos com o usuário que fez o comentário, e a data será a mesma do comentário. Já para observações feitas no prospecto, o usuário será o Master e a data será a data do dia da conversão de prospecto para cliente.
Anteriormente o histórico do CRM exibia as datas das alterações no formato «Há 5 minutos», por exemplo.
Na versão 1.93 do sistema o histórico irá contar com data e hora em que foi feita a alteração, de forma fixa.
É possível configurar para que os cartões que estejam a X dias estagnados em alguma fila sejam destacados.
Para configurar quantos dias serão levados em conta para cada etapa, basta clicar nos 3 pontinhos da lista que será configurada, ativar a chave Utilizar Dias Estagnados e definir quantos dias os cartões deve passar naquela lista
Será obrigatório apartir desta versão que o usuário informe a data de entrega para novos itens que serão adicionados para tarefas.
Cartões em que a data de entrega já está ultrapassada, serão destacados em vermelho, e os que ainda estão dentro do prazo serão destacados em verde.
Foi adicionado um novo filtro por cidades para o faturamento de carnê. Para ser exibido, é necessário clicar no botão Filtros Avançados.
Foi adicionado uma configuração na forma de cobrança, chamada Dias de Float
O float é a quantidade de dias úteis que o crédito de um boleto bancário irá cair na conta do recebedor.
Por exemplo: Float D + 0
O valor será depositado na conta no Dia do Pagamento + 0 dias = Dia do Pagamento
É oferecido por alguns bancos outras opções de Float, para reduzir a tarifa bancária, por exemplo:
Não será necessariamente desta forma, nem com estes valores, é apenas um exemplo
No exemplo de D + 2, um cliente paga o boleto no dia 17/11 (quinta-feira), porém o dinheiro só entrará na conta do recebedor 2 dias úteis depois que será em 21/11 (segunda-feira).
Com essa regra então configurada, o HubSoft passará a observar os dias de float para fazer o lançamento no movimento financeiro, fazendo com que dessa forma, a movimentação no sistema fique idêntica ao extrato bancário.
O sistema passa a validar se está sendo cadastrado para o cliente um email secundário igual ao email principal. Caso seja feito isto, o sistema irá exibir um alerta informando que não pode ser feito desta forma.
Esta validação foi adicionada para os módulos:
Através do APP do Técnico, será disponibilizada uma nova possibilidade para realizar o pagamento de forma parcelada dos serviços cobrados da ordem de serviço.
É necessário que o parcelamento seja habilitado a chave Permite Parcelar Serviços Cobrados, localizada em Configuração > Geral > Execução de Ordem de Serviço
A partir desta versão do Hubsoft, a API passa a possuir a função de liquidar fatura.Através esta funcionalidade, é possível implementar pagamentos de forma externa ao Hubsoft e liquidar o boleto quando for necessário.
Exemplo:
Totem de Auto Atendimento, onde o provedor pode contratar essa solução de um fornecedor externo e colocar em locais públicos com praças, shoppings, supermercados, etc. Onde o cliente conseguiria digitar o CPF, ver as faturas em aberto e realizar o pagamento via cartão. Quando o totem reconhecer o pagamento, ele envia para o HubSoft para fazer a liquidação e dar baixa.
Com esta atualização, os usuários passam a ter permissões também para a utilização da API do Hubsoft.
As permissões afetarão apenas inserções, edições e remoções através da API, as consultas não serão afetadas.
Usuários de API já cadastrados no sistema receberão todas as permissões durante a atualização, exceto a permissão de Liquidar Boletos.
Todos os itens da nota de entrada passam obrigatóriamente possuir um vínculo com o produto. Caso o usuário opte pelo lançamento apenas da nota de entrada, é necessário informar a qual produto o item pertence.
Visando a facilidade, também passa a ser possível realizar o cadastro de produtos no momento da importação do XML, caso o mesmo ainda não esteja cadastrado.
Será possível realizar o cadastro desta forma apenas para usuários que possuam a permissão de cadastro de produtos
Também foi realizado o aumento das casas decimais para os campos:
A partir desta versão, ao realizar a listagem de produtos o sistema passa a exibir o ID do produto na listagem.
Outra alteração realizada é de que nas Notas de Entrada, foi agrupado e separado em abas o ICMS, ICMS CT, IPI, PIS, CONFIGURAÇÃO e OUTROS. Também foi acrescentado o campo onde será informado o produto, pois o mesmo passa a ser obrigatório.
Com esta atualização será adicionado um novo endpoint na API do Hubsoft, para consulta de todos os clientes.
Os novos recursos e as alterações são:
Os parâmetros limit e offset foram removidos, agora serão utilizados parâmetros mais didáticos, que são os: pagina e itens_por_pagina.
Os relacionamentos serão retornados sob demanda, dessa forma evitando que se faça o consumo desnecessários de recursos do servidor.
Parâmetro que se chama possui_pacotes para retornar apenas os clientes que utilizam pacotes.
Removido a limitação de apenas 1 consulta simultânea, agora a nova API passa a suportar até 60 consultas simultâneas na API.
Tempo de resposta da API reduziu de 30 segundos para menos de 2 segundos em páginas de até 500 resultados.
O usuário conseguirá preencher cotações, para casos que ele opte por cotar em algum site ou comércio local, por exemplo.
Sendo assim, foi acrescentado nas configurações da cotação, a opção Destino das Cotações.
Também foram acrescentadas as opções: Quantidade Mínima de Cotações e a opção Somente Analista Preenche Cotação.
Já nas variáveis do Layout de Pedido de Compra, foi acrescentado à variável [[usuario_pedido_compra]], que informa qual usuário executou o pedido de compra.
Agora ao adicionar as cotações, se a configuração estiver com o campo Destino da Cotação configurada com o valor “Ambos”, o usuário deverá definir quem irá preencher a cotação, se será o Fornecedor ou os próprios Usuários.
Com essas novas possibilidades, algumas regras foram estabelecidas:
Agora, quando a solicitação estiver com o status Em Processo de Cotação, será possível adicionar novas cotações e cancelar alguma cotação já em andamento (Tanto para o Fornecedor quanto para o Usuário). Elas somente serão executadas quando estiverem dentro da data limite e respeitando a quantidade mínima definida na configuração.
Nessa nova atualização, os históricos referentes a Cotação, foram concentrados em uma tabela própria, desacoplando assim dos registros de histórico da Solicitação.
Ao visualizar uma cotação, sendo ela preenchida pelo Fornecedor ou pelo Usuário, será exibido um Resumo dos Valores da Cotação, de forma a facilitar a análise e preenchimento das informações.
E quando o destino da cotação for o Usuário, os controles de edição da cotação serão habilitados, podendo ele salvar em rascunho para preencher mais tarde, ou já finalizar o preenchimento (ao finalizar o preenchimento, o usuário não poderá editar mais aquela cotação em específico)
Quando todas as cotações participantes finalizarem o preenchimento, o Analista de Compra tem a possibilidade de já iniciar a Análise das cotações, ou acrescentar novas cotações respeitando a data limite do processo de cotação.
A interface de análise também foi atualizada, de forma a proporcionar um melhor entendimento das cotações. Nesse momento, o analista conseguiria selecionar a forma de pagamento desejada, com base nas informações de cada cotação.
Caso tenha sido a cotação que o usuário preencheu a “vencedora”, ao realizar o pedido de compra elas ficaram com o status Pendente e será disparado uma notificação para ele (usuário) informando que a cotação que ele preencheu foi selecionada, para que de fato possa ser efetuado a compra dos produtos.
Portanto, quando a compra for executada, o usuário deverá ir no pedido de compra e clicar em Confirmar Compra para o sistema entender que de fato ela foi realizada. Restando apenas aguardar a entrega dos produtos para confirmar o recebimento e finalizar o todo o Processo da Solicitação de Compra
Agora para finalizar a solicitação de compra, basta o usuário confirmar o recebimento dos produtos, que o botão de finalização já vai ser liberado. Porém será exibido um alerta informando que os produtos não deram entrada no sistema.
Por fim, agora a data limite da solicitação de compra vai ser utilizada apenas como métrica, não impedindo nenhuma ação quando alcançada. Portanto, todas as solicitações que tiverem a data limite extrapolada, serão destacadas em vermelho de forma que os analistas possam dar prioridade a elas
Além da possibilidade atual que o sistema possuia de lançar automaticamente os lançamentos de tarifas em processamentos de arquivos de retorno bancário (CNAB), agora o HubSoft possuirá a possibilidade de configurar os valores de forma manual através da Forma de Cobrança.
Foi adicionado uma nova Aba no Menu de Forma de Cobrança chamada Tarifas. Para configurar basta selecionar o Tipo de Movimentação de Tarifas -> Manual e configurar um valor fixo para cada tipo de Ocorrência de Retorno, conforme esta exibido abaixo:
Por exemplo, nessa imagem acima, estamos configurando os valores:
Sendo assim, se em um arquivo de retorno vier um total de 75 ocorrências desse tipo, será lançado um total de R$ 75,00 de tarifas na movimentação financeira.
Importante: Esta funcionalidade será essencial para provedor que deseja utilizar este lançamento automatico de tarifas, porém o seu Banco não disponibiliza esta informação através do retorno, configurando apenas 1 vez o provedor não terá que se preocupar novamente com estas tarifas a menos que seu contrato com o banco seja alterado.
Alerta: Caso algum tipo de ocorrência não seja configurado, não será gerado tarifas. Por exemplo, suponha que seja alterado para tarifa manual, mas esqueça de configurar a ocorrência 06 - Liquidação, com isso, todo registro de liquidação não irá gerar tarifa dentro do Hubsoft.
O Centro de Custo é mais uma possibilidade de classificação das contas a pagar que os provedores poderão utilizar.
Por exemplo, suponha que esteja sendo realizado a compra de 10 notebooks.
A conta a pagar será classificada no plano de contas: 01.10 - Equipamentos de Informática
Porém os 10 notebooks serão divididos entre os setores da empresa: 5 para o Administrativo e 5 para o comercial. Com os centro de custos o provedor poderá ter mais essa classificação no contas a pagar e então ver qual é o valor de fato que cada centro de custo gerou de despesa dentro de um determinado mês.
Para gerenciar os centros de custo, vá até Configuração > Financeiro > Centro de Custo
Na listagem de centros de custo, é possível fazer o gerenciamento completo, como Adicionar, Editar ou Remover itens já cadastrados.
Ao realizar o cadastro de uma conta a pagar, será possível fazer a classificação da conta em 1 ou mais centro de custos, fazendo assim o rateio de valores quando necessário, conforme imagem abaixo:
Nesse primeiro momento, os centros de custo são apenas cadastrais, isso significa que não existem ainda relatórios nativos do sistema para extrair essas informações.