Foi acrescentado no momento da Consulta de Clientes a possibilidade de visualizar as Observações que foram registradas no mesmo.
Foi adicionada a Data de Cadastro do cliente no cadastro do mesmo. Com esse campo os usuários poderão visualizar com facilidade a data em que o cliente foi cadastrado no sistema, não permitindo que ele seja alterado.
Foi implementado um ícone de alerta para os contatos que se repetem em outros clientes. Dessa forma, quando um telefone ou e-mail estiver vinculado a outro cliente, conseguiremos visualizar todos os clientes que possuem essa informação.
A partir desta versão, teremos um novo status de conexão para os serviços do cliente, sendo o Sessão Estagnada.
Uma conexão estagnada, acontece quando no Radius a conexão não recebe um accounting de interim update em um devido tempo. Atualmente o sistema considerará como estagnada, as sessões que não receberam esse accounting em 15 minutos.
Foi realizada uma melhoria na mensagem de erro ao aplicar uma promoção de aumento de velocidade em serviços que estejam com Navegação Customizada. Agora, o erro irá retornar o motivo da promoção não ser aplicada.
Para a versão 1.109 do sistema, será implementado uma nova funcionalidade referente a endereçamento IP dos assinantes. Agora, será possível compartilhar subredes de um assinante com o outro.
Com essa funcionalidade, é possível que provedores ofereçam planos com alta disponibilidade para empresas. Nesse modelo, o assinante (empresa), teria dois planos ativos, cada um com o seu login de autenticação. O plano principal teria as subredes cadastradas (IPv4 e/ou IPv6), e essas seriam compartilhadas com o plano secundário.
O assinante nesse caso, pode ter 2 roteadores, cada um autenticando em um dos dois planos, e ambos com a rota para a subrede utilizada pela empresa internamente. Automaticamente o roteador (NAS) do provedor irá rotear o tráfego para um dos acessos preferencialmente, em caso de queda, o roteamento passa a ser pelo outro acesso.
Obs.: Nas imagens abaixo, uma subrede IPv4 foi compartilhada de um assinante para outro (cadastros diferentes).
Também será possível visualizar as subredes compartilhadas no serviço que esta recebendo, além de ser permitido removê-las.
Como cada serviço só pode ter uma subrede IPv4, caso o serviço de destino já possua uma subrede desse tipo, não é possível compartilhar uma nova com ele.
Para subredes IPv6, somente é permitido compartilhar prefixos do tipo LAN (Prefixo Delegado), pois essas são as subredes que o assinante utiliza internamente, a subrede WAN não é utilizada diretamente pelo assinante.
Ao tentar remover uma subrede que esteja sendo compartilhada, primeiro é necessário remover o compartilhamento.
Ao cancelar algum dos planos, o compartilhamento é desfeito automaticamente.
Outra melhoria realizada seria em relação ao Status do Serviço ao adicionar uma nova Fatura Avulsa para o cliente.
Também foi acrescentado um novo campo ao Formulário de Renegociações, sendo a Data Base. Dessa forma, ao realizar uma renegociação caso o campo esteja como obrigatório, o usuário precisará preencher a mesma para que consiga finalizar a renegociação.
Também foi otimizado nesta versão, quando uma fatura é recebida de forma parcial e ocorre a renegociação desta mesma fatura, o valor já recebido será levado em consideração no momento do processo de renegociação da mesma.
Foi adicionado um novo parâmetro na Consulta de Todos os Clientes (Clientes > Todos). Agora através da API, será possível consultar os clientes de acordo com os Grupos de Serviços do Cliente em que estão vinculados.
Para realizar a consulta, basta informar incluir o atributo grupo_cliente_servico com o id do grupo desejado.
Foi adicionado ao módulo de prospectos, a opção de converter um prospecto em um serviço, quando o cliente já esstiver cadastrado no sistema.
Caso o prospecto possua o mesmo CPF de um cliente existente, teremos a opção de Converter para Serviço do Cliente, o que irá transformar o prospecto em um serviço e será vinculado ao cliente correspondente.
Além disso, foi acrescentado um filtro para identificar os prospectos que foram convertidos em serviços do cliente aos módulos de Prospectos, CRM e Mapeamento de Prospectos.
Foram implementados novos filtros ao menu de CRM. Agora, será possível filtrar os cartões através da Data de Cadastro do Cartão, Data de Cadastro do Prospecto e também pelo Vendedor vinculado ao Prospecto.
Foi acrescentado um novo campo de Disponibilidade ao adicionar ou editar os atendimentos dos clientes. Através dele, o usuário poderá preencher a disponibilidade do cliente, auxiliando os atendentes a entrarem em contato nos momentos mais adequados.
Além disso, junto ao novo campo, também foi adicionada a possibilidade de deixa-lo como obrigatório, para que ao adicionar ou editar um atendimento, os usuários preencham a disponibilidade do cliente.
Agora, ao finalizar uma Ordem de Serviço pela interface WEB, será permitido preencher a Checklist configurada no Tipo de OS. Isso permitirá que os usuários preencham a checklist durante a finalização da Ordem de Serviço.
E tambem foi implementada uma melhoria relacionada à obrigatoriedade das checklists configuradas nos tipos de ordem de serviço. Agora, é possível definir a obrigatoriedade de forma separada tanto no aplicativo quanto no sistema web.
Junto à isso, também foi acrescentado aos Tipos de OS na aba de Checklist, a possibilidade de configurar a obrigatoriedade dos campos de acordo com o local onde a OS está sendo finalizada, seja pelo APP ou pelo sistema WEB.
Foram realizadas algumas melhorias no módulo de Fluxo de Atendimento, com isso, foi acrescentado o filtro pelo status da O.S. O filtro ficará disponível apenas quando a opção de ‘‘Ordens de Serviço em Aberto’’, estiver marcada como Sim.
Foi acrescentada a possibilidade de alterar a ordenação dos Itens no Fluxo de Atendimento. Agora, o usuário poderá definir a ordenação desejada através do filtro.
Obs.: O filtro de ordenação altera apenas a ordem em que os itens são listados. Assim, se algum item foi arrastado manualmente e você estiver verificando pela data de cadastro, a ordem pode não corresponder corretamente.
Foi implementado um novo filtro ao Fluxo de Atendimento, sendo ele o Status do Atendimento.
Foi disponibilizada a possibilidade de cadastrar um Balanço de Estoque de forma retroativa no sistema.
Em Estoque > Balanço de Estoque, ao adicionar terá a opção de adicionar Retroativo
Ao selecionar que será realizado o balanço com data retroativa, será necessário selecionar qual a data e qual o local de estoque que será feito o balanço.
Após finalizado, no tipo de balanço indicará se ele foi feito de forma retroativa.
Foi adicionado na visualização dos produtos da Compra o menu de Ações, através dele conseguiremos visualizar os patrimônios gerados através da compra. Além de consultar as movimentações realizadas com o mesmo, será possível alterar as informações do mesmo (MAC, Número de Série) e etc.
Foi acrescentado o Comprovante de Movimento para as Entradas Manuais e para as Compras. Nesse comprovante serão listados os produtos adquiridos, a data do movimento, as observações, o código do movimento e também teremos um campo para assinaturas.
Obs.: Nos comprovantes de Compra, teremos os dados da mesma, como Fornecedor, Data da Compra, Usuário Responsável e etc.
Obs.: Nos comprovantes de Compra, teremos os dados da mesma, como Fornecedor, Data da Compra, Usuário Responsável e etc.
Foi adicionado um Campo de Busca pelo Caixa Financeiro ao adicionar uma transferência nos lançamentos da Conciliação OFX. Dessa forma, o usuário conseguirá identificar o caixa com mais facilidade.
Foi acrescentado um novo filtro no Contas a Pagar, sendo o Ordenação, através dele conseguiremos definir a ordem em que as informações que serão exibidas. Será possível ordenar pelas seguintes informações:
Foi implementado um novo campo ao Formulário de Contas a Pagar, sendo o Centro de Custo.
Dessa forma, ao adicionar ou editar uma Conta a Pagar caso o campo esteja como obrigatório, o usuário precisará preencher o Centro de Custo.
Foi adicionado um novo filtro em Financeiro > Contas a Receber. Agora, será possível filtrar os Clientes Negativados para facilitar a identificação dos mesmos.
Além disso, os clientes que estiverem negativados serão destacados no relatório.
Obs.: Os clientes serão destacados com base nas cobranças vinculadas aos serviços que estão negativados.
Foi acrescentada uma opção na Adição Massiva de Negativações para buscar Apenas faturas em atraso. Ao ativar essa opção, o sistema irá trazer apenas as faturas em que estejam atrasadas de acordo com a quantidade de dias para negativar configurados no Perfil de Suspensão.
Foi adicionada uma nova opção na Adição Massiva de Negativações para listar Apenas planos sem negativação vinculada. Ao ativar essa opção, o sistema irá trazer apenas as faturas dos serviços que não possuem uma negativação vinculada, conforme imagem abaixo:
Além disso, foi implementado o filtro poe Data de Vencimento (Menor que) ao consultar as faturas a serem negativadas, conforme ilustrado abaixo:
Por fim, para o painel de negativações também será adicionada a opção de salvar filtros, conforme imagem abaixo:
Foi disponibilizada nos parâmetros de consulta de Faturas pela API Oficial, a possibilidade de buscar pelo nosso_numero da fatura.
Anteriormente só permitíamos adicionar Splitters com uma entrada. A partir desta versão, passaremos a permitir a inclusão de Splitters com mais de uma entrada no projeto de mapeamento.
Por padrão todos os Splitters já existentes nas bases ficarão configurados com 1 porta, mas haverá a possibilidade do provedor configurar novos tipos de splitters, em Configurações > Mapeamento > Tipos de Splitter, com múltiplas entradas.
Na visualização das caixas/armários eles funcionarão basicamente da mesma forma, podendo ter Splitters com múltiplas entradas tanto para atendimento quanto para distribuição.
Obs.: Essa nova configuração de Splitters também foi adaptada para todas as integrações de mapeamento. Ou seja, todos os splitters com múltiplas entradas que existirem nas plataformas serão tragos para o Hubsoft também. Pois antes ignorávamos esses tipos de equipamentos durante a sincronização, o que não acontecerá mais.
Foi implementado um novo filtro no Mapeamento de Clientes, sendo o Possui dados de autenticação.
Através do filtro conseguiremos buscar por Todos (todos os serviços que possuem ou não dados de autenticação), Sim (somente serviços com dados de autenticação) e Não (somente serviços que não possuem dados de autenticação). Por padrão, caso nenhuma das opções acima seja selecionada, o sistema buscará por todos os serviços, independentemente de ter ou não dados de autenticação preenchido.
Foi adicionado um novo campo a visualização dos Clientes da Caixa Óptica, sendo o campo: «Último sinal RX|TX». O campo irá retornar os últimos parâmetros de sinal coletados na CPE vinculada ao serviço do cliente, conforme imagem abaixo:
Foi realizada uma Otimização na Emissão das Notas Fiscais. Agora, ao realizar a emissão das Notas, será possível definir o Tipo de Resultado, sendo:
Foi acrescentada uma nova configuração para a Emissão das Notas Fiscais Eletônicas (NFe - 55): Calcular IBPT. Agora, o provedor poderá definir se será calculado o IBPT automaticamente para ser preenchido na NFe, conforme imagem abaixo:
Quando for preenchido como Não, o sistema não fará o cálculo automático do IBPT, deixando o campo em branco. Já ao preencher como Sim, manterá o comportamento padrão do sistema, realizando o cálculo do IBPT.
Foi realizada a integração com um novo modelo de OLT da marca HIOSO.
Foi adicionada a integração com um novo modelo de OLT da marca HSGQ.
Foi implementada a integração com um novo modelo de OLT EPON da marca THINK.
Foi acrescentada a integração com um novo modelo de OLT da marca TP-LINK.
Está disponível no sistema, a integração com um novo modelo de OLT da marca BDCOM.
Obs.: Neste modelo será possível provisionar e desprovisionar o equipamento.
Foi feita uma otimização na consulta de ONU na integração com a OLT Datacom, anteriormente levava em torno de 70 segundos, na nova versão o tempo fica em torno de 20 segundos.
Agora, no relatório de Atendimentos será possível filtrar os resultados pelo Setor Responsável vinculado ao Tipo de Atendimento. Além de poder exportar essa informação através dos relatórios.
Para o relatório de Cancelamento de Serviços, foi adicionado o filtro de Origem do Cliente. Agora, será possível filtrar a origem dos clientes que cancelaram.
Foram adicionados novos filtros no relatório de Conf. dos Serviços de Clientes. Agora, será possível consultar os serviços de acordo com as configurações fiscais ou gerais dos serviços.
Além de permitir alterar massivamente as Configurações Fiscais do Serviço do Cliente, através dos relatórios de Conf. dos Serviços de Clientes e Serviços do Cliente.
Obs.: Para conseguir alterar o Tipo de Cliente e o CFOP do serviço, é necessário ter as seguintes permissões:
Foi acrescentado a possibilidade de filtrar as Contas a Pagar, agrupando os resultados pelo Usuário de Cadastro. Dessa forma, será possível validar os usuários que estão cadastrando as contas e também os valores.
Foi implementado ao Relatório de Contas a Receber, a possibilidade de filtrar as cobranças de acordo com o Tipo de Cobrança do serviço vinculado à mesma, buscando por Antecipada (Pré-Pago), Postecipado (Pós-Pago) ou Todos.
Foi realizado um ajuste no filtro de Empresa do Relatório de Contas a Receber e também no Relatório de Faturas. Agora, serão exibidos o nome e o CNPJ da Empresa vinculada a Forma de Cobrança.
Foi adicionado ao Relatório de Faturas, a coluna de Status de Pagamento.
Para o Relatório de Faturas, foi implementada a coluna dos Tipos de Serviço vinculados às cobranças da fatura.
Anteriormente ao consultar os contratos vencidos de um determinado período, o sistema retornava todos os contratos que estavam vencidos naquele período ou a menos tempo do que o que foi selecionado no filtro.
Agora, teremos uma nova regra, onde o usuário poderá definir como devem ser consultados os resultados. Ou seja, apenas os contratos que estão vencidos há mais ou menos tempo do que o período filtrado.
Também no relatório Relatório de Contratos Vencidos / À Vencer, foi acrescentado o filtro por Grupo de Clientes.
No Relatório de NFSe, foi adicionada a possibilidade de filtrar as Notas pela Data de Emissão, além de listar a mesma nos resultados do relatório.
Também foi acrescentado para o Relatório de NFe, o filtro por Grupos de Cliente.
Foram adicionadas duas novas colunas nos Relatórios de NF 21 e 22 e NFSe (ISS), sendo o Endereço e o Bairro.
Obs.: O sistema irá buscar pelo endereço vinculado à Nota Fiscal.
Obs.: O sistema irá buscar pelo endereço fiscal do serviço do cliente.
Foi implementado ao Relatório de Serviços Sem Cobrança um novo filtro. Através dele, será possível consultar os serviços que não possuem cobranças de acordo com o Tipo de Cobrança (Mensalidade/Carnê) do Serviço do Cliente.
Foi disponibilizada a integração com a plataforma de Cartão de Crédito Efí, anteriormente conhecida como Gerencianet.
A integração necessita dos seguintes parâmetros obrigatórios:
Foi implementada a integração com a plataforma de Cartão de Crédito Lytex Pagamentos.
A integração necessita dos seguintes parâmetros:
Com o objetivo de aumentar a segurança no processamento de pagamentos por Cartão de Crédito no Hubsoft (Aplicativo e Central do Assinante WEB).
A partir de agora os seguintes parâmetros se tornam obrigatórios:
Obs.: Caso esses parâmetros não existam nas integrações já cadastradas, eles serão acrescentados automaticamente com o limite de 4 tentativas por fatura e 8 por cliente.
Importante: Essa alteração foi necessária pois estamos percebendo um aumento significativo na tentativa de fraudes por parte do assinante final, que cada vez mais tenta utilizar cartão clonado para quitar as faturas.
Também será disponibilizado para a integração OZMap a possibilidade de enviar os status de conexão dos clientes no Hubsoft para a plataforma.
Para isso, deve-se configurar o parâmetro enviar_status_conexao com o valor true na integração.
Quando ele estiver configurado dessa forma o sistema sempre irá enviar os status dos clientes vinculados durante a sincronização da integração.
É importante saber que o sistema não irá enviar informações detalhadas sobre as conexões, será enviado apenas uma sinalização massiva dos clientes que estão online e offline.
Obs.: Para que essa função funcione corretamente é necessário que a variável ATUALIZACAO_HISTORICO_TRAFEGO_VIA_RADIUS esteja ativada nas configurações do provedor!
Será acrescentado um novo tipo de elemento para integração da OZMap, que é o Condomínio. Esse elemento será representado no Hubsoft como caixa óptica.
E como ele não existia, foi necessário criar um novo Tipo de Ponto de Junção e um novo Tipo de Elemento Mapa, que serão adicionados automaticamente para os provedores durante a atualização. Portanto, esse elemento estará disponível para adição avulsa em qualquer projeto de mapeamento também.
Obs.: Para permitir que a sincronização busque esse elemento, ele deverá estar selecionado em:
Configurações > Integrações > Mapeamento > Ações > Elementos da Integração
Foi disponibilizada uma nova integração com uma plataforma de MVNO, a Navi Telecom.
Para esta integração iremos precisar das seguintes credenciais:
Agora, na rotina que faz a transmissão da portabilidade dos números MVNO para as plataformas, será validado também as portabilidades saintes.
As portabilidades saintes são portabilidades em que os números estão saindo da plataforma atual para irem para uma nova, por exemplo, é como se um número saísse da TIP e fosse para a TGN.
Os números que forem identificados nas consultas de portabilidades como saintes serão inativados automaticamente no Hubsoft!
Foi adicionado um novo parâmetro para as Integrações de MVNO 5G com a TIP, sendo o email. Agora, ao cadastrar o número ao cliente, conseguiremos incluir o email para ativação do Sim Card. Caso esse parâmetro não seja preenchido o sistema irá buscar o email de cadastro do cliente.
Obs.: Esse parâmetro só irá funcionar para a integração da TIP com 5G.
Foram realizadas algumas melhorias nas consultas de crédito da plataforma SCC Check. Os novos produtos foram implementadas, visto que a consulta Crednet Light será descontinuada, devido ao fato de estar sendo desativada na Serasa.
Sendo assim, serão disponibilizados os seguintes produtos, conforme listados abaixo:
Além disso, para os novos produtos estão disponíveis todos adicionais da consulta, que são considerados no sistema como os Insumos, sendo possível selecionar um ou mais.
Caso seja selecionado o produto Serasa Recomenda, serão exibidos dois novos novos campos obrigatórios para essa consulta, sendo eles:
Por dim, também foi feita uma alteração na forma como o sistema exibe as informações das consultas da SCC Check, visto que cada consulta com os possíveis adicionais retorna os dados de forma distinta. Essa alteração também será notada na exportação para PDF.
Foi implementada uma nova integração com Gateway de Mensageiro (WhatsApp) com a plataforma UPChat.
Obs.: Atualmente não está disponível via API o envio de mensagem com Templates de HSM.
Foi acrescentada uma nova plataforma de envio para integração de Mensageiro da NeWave, sendo essa o tipo: waweb.
Para utilizar essa nova integração será necessário ter em mãos os seguintes parâmetros:
Também teremos alguns parâmetros opcionais, sendo eles:
Importante: o template de HSM para esse tipo de envio é bem especifico, ele deve conter o código: 0000000000000 e um único parâmetro text (contendo todo texto da mensagem)
Foi implementado um novo gateway de SMS, sendo o Outros (POST Json). Esse novo gateway é genérico, ele funciona de forma similar ao Outros, porém faz a requisição com POST ao invés de GET.
O intuito desse gateway é possibilitar a integração de plataformas que funcionam com POST sem a necessidade de ter uma integração para cada plataforma existentes no mercado.
Observação: A mensagem informada para esse gateway deve estar no formato JSON, sendo assim caso a mensagem preenchida não esteja no formato correto, o sistema irá retornar um alerta.
Com isso, alguns painéis do sistema foram modificados para alertar sobre o formato correto, sendo eles:
Ao cadastrar um novo Layout de SMS, ao selecionar uma integração vinculada ao novo gateway, o sistema vai exibir um alerta de que a mensagem precisa estar no formato JSON e também teremos a opção de Validar JSON.
Ao utilizar a opção de Validar JSON, caso o texto informado não seja um JSON válido será exibido um alerta, e caso seja um JSON válido o texto será formatado para melhorar a exibição/edição.
Ao salvar o layout o sistema também irá realizar a validação da mensagem preenchida.
Ao adicionar as regras da forma de cobrança e selecionar a integração vinculada a esse novo gateway, teremos um alerta sobre o formato do texto e também teremos a opção de Validar JSON.
Ao utilizar a opção de Validar JSON, caso o texto informado não seja um JSON válido será exibido um alerta, e caso seja um JSON válido o texto será formatado para melhorar a exibição/edição.
Por fim, para os disparos personalizados no menu do cliente ou pelo relatório de serviços do cliente, quando a integração vinculada a esse novo gateway for selecionada, teremos um alerta sobre o formato do texto e também teremos a opção de Validar JSON.
Ao utilizar a opção de Validar JSON, caso o texto informado não seja um JSON válido será exibido um alerta, e caso seja um JSON válido o texto será formatado para melhorar a exibição/edição.
Assim, caso a integração esteja configurada corretamente e a mensagem em formato JSON, será disparado ao cliente.
Foi acrescentado um novo parâmetro para a integração Omini da Matrix do Brasil: bol_incluir_atual. Esse parâmetro está relacionado ao envio de mensagens com o atendimento em andamento (deve ser preenchido com 0 ou 1).
Foi disponibilizada uma nova integração com uma plataforma de STFC: BCore. Essa integração é um é produto da plataforma SipPulse, sendo um sistema BSS (Business Support System) criado para auxiliar as empresas no faturamento para operadoras. Portanto, essa integração foi implementada apenas para buscar dados de faturamento dos clientes. Não sendo necessário cadastro de números e planos para seu funcionamento.
Para esta integração iremos precisar das seguintes credenciais:
Foi disponibilizado a possibilidade de configurar recargas automáticas para os números de STFC da integração SipPulse. Para isso, basta configurar o parâmetro recarga_automatica com valor true na integração, conforme ilustrado abaixo:
Foi adicionada uma nova variável aos Layouts de Comprovante de Produtos com Usuário, sendo ela a [[observacoes]]. Ao utilizar a mesma nos layouts, será possível visualizar o que foi descrito ao realizar o movimento de produtos para os usuários.
Obs.: Lembrando que essa variável será preenchida apenas quando o comprovante for gerado pelo Movimento de Estoque.
Foi implementada na Forma de Cobrança, a possibilidade de copiar as regras de envio de outra forma de cobrança já existente. Essa funcionalidade irá abranger os seguintes tipos de envio E-mail, SMS, Ligação e PUSH.
Para utilizar essa função, basta ir em Configurações > Financeiro > Forma de Cobrança > Ações > Editar, vá até a aba que deseja configurar (E-mail / SMS / Ligação / Push) e clique em Copiar.
Selecione a Forma de Cobrança que deseja copiar as Regras e após clicar em copiar as regras serão adicionadas.
Foi adicionada a variável [[pix_copia_cola]] aos envios por PUSH de Notification da Forma de Cobrança.
Foram acrescentadas novas cores na Central do Assinante, sendo elas:
Foi adicionada uma nova configuração referente à base de cálculo da velocidade dos planos do Prospecto. Dessa forma, o provedor poderá configurar como deve ser feita a conversão de Download/Upload ao ser exibido na Central do Assinante.
Obs.: Por padrão o sistema trará como 1000, mas caso necessário poderá ser alterado para 1024.
Foi implementado um novo tipo de Layout de SMS, o Recuperação Senha App/Central.
Esse novo tipo de layout poderá ser utilizado nas configurações da Central do Assinante e do APP do Cliente, para definir a mensagem ou template de HSM que será enviada no momento da recuperação de senha.
Para adicionar o novo layout vá em Configuração > Geral > Layout de SMS e clique em Adicionar. Preencha a Descrição, selecione a Integração, o Tipo e por fim a Mensagem.
Obs.: Esse layout possui uma variável especifica: [[senha_recuperacao]].
Após configurar o Layout, basta ir nas configurações da Central do Assinante (Configuração > Geral > Central do Assinante) ou APP do Cliente (Configuração > Geral > App do Cliente) e definir o layout que será enviado.
Obs.: Caso nenhum layout seja definido, o sistema irá manter o comportamento padrão, utilizando a integração para enviar a mensagem padrão.
Obs.: Serão listados somente os layouts da integração selecionada.
Obs.: Ao selecionar uma integração que utiliza templates de HSM, será obrigatório selecionar um Layout de SMS para envio.
Será acrescentado um novo formulário para o Cadastro dos Movimentos de Estoque. Agora, o provedor poderá definir quais são as informações de preenchimento obrigatório em cada movimento realizado.
Obs.: A princípio teremos apenas os campos de repartição e observações.
Para configurar basta ir em Configuração > Geral > Formulários e clicar em Cadastro de Movimento Estoque.
Ao realizar os movimentos, os campos serão validados de acordo com o que foi definido no formulário.
Foi adicionado um novo formulário para o Cadastro e Edição de Cobranças. Agora, o provedor poderá definir quais serão os campos obrigatórios de preenchimento durante o cadastro ou edição de uma cobrança.
Para utilizar essa função, vá em Configuração > Geral > Formulários e clicar em Cadastro e Edição de Cobranças.
Foi realizada uma melhora na variável de itens dinâmicos das Notas Fiscais. Agora, será possível adicionar colunas ‘‘vazias’’, caso não exista a variável para a coluna desejada, será possível deixar a mesma em branco.
Para isso, basta incluir a variável [[itens_dinamicos:]] com as colunas desejadas e para as colunas em branco preencher como vazio, por exemplo, [[itens_dinamicos:valor_bruto_cobranca,valor_desconto_cobranca,vazio,vazio,valor]].
Foi acrescentado ao Layout do Termo de Renegociação uma nova variável, a [[cliente_endereco]]. Com essa nova variável, será possível informar o endereço de cobrança do serviço do cliente ao imprimir o Termo de Renegociação.
Agora, para os Modelos de Contrato será adicionada uma nova variável a [[itens_dinamicos]]. Com essa variável, o usuário poderá criar novas tabelas de forma personalizada, incluindo as variáveis existentes no modelo de contrato.
Obs.: Para essa variável não será possível utilizar as variáveis de listas ou tabelas, para evitar quebrar o layout.
Foi implementada uma nova variável para os Modelos de OS, sendo a [[caixa_optica]]. Ao imprimir a Ordem de Serviço, conseguiremos visualizar a porta e o equipamento em que o serviço está vinculado.
Será acrescentada uma nova variável para os Modelos de OS, sendo a [[equipamento_mac]]. Através dessa variável, será possível listar os equipamentos vinculados ao serviço do cliente e caso o item possua o MAC preenchido, ele também será retornado.
Foi realizada uma melhoria na configuração de produtos de integrações dentro dos pacotes, permitindo agora adicionar uma quantidade para cada produto.
Essa quantidade definirá quantas vezes o produto será vinculado ao cliente. Por exemplo, se um pacote tiver a quantidade 3 para o produto Ponto Adicional, esse produto será vinculado três vezes no cadastro do cliente na plataforma.
Obs.: A princípio apenas a integração da OléTV terá acesso a essa opção.
Foi realizada uma melhoria nas promoções do tipo Desconto na mensalidade. Agora, será possível configurar para que a Promoção seja aplicada por um período de 36 meses.
Foi feito um ajuste para que seja informado o CNPJ junto à Razão Social da Empresa. Dessa forma, ao adicionar ou editar um contrato nos Serviços/Planos ou nos Serviços do Cliente ao selecionar a empresa, também será possível consultar pelo CNPJ.
Foi implementada uma nova configuração para a aba de Navegação dos Serviços / Planos, sendo ela Autentica Radius. Com essa nova regra, será possível diferenciar os planos que não possuem autenticação, por exemplo, planos de Link Dedicado, serviços de telefonia e etc.
Ao configurar como Não, ao visualizar a aba de Assinantes Online/Offline, os serviços que não permitem autenticação no Radius não serão listados ou contabilizados, permitindo um acompanhamento preciso dos clientes conectados e desconectados.
Foi acrescentada a possibilidade de limitar o acesso dos usuários por bairro. Agora, caso seja determinado algum bairro nas cidades em que o usuário possui permissão, ele conseguirá visualizar somente os clientes daquele determinado bairro, não tendo acesso ao restante dos dados do sistema.
Essa limitação será aplicada em diversos pontos do sistema, como Consulta de Clientes, Dashboards, Atendimento e Ordens de Serviço e etc.
Obs.: Para utilizar essa limitação por bairros nos usuários, é necessário que a variável MODALIDADE_GERENCIAMENTO_BAIRRO esteja configurada com o valor campo_pre_cadastrado. Confira sobre a Variável.
Foi adicionado a possibilidade de restringir o acesso dos usuários com base no meio de acesso utilizado, como o sistema WEB, o Aplicativo do Técnico ou as APIs (API de Integração ou API GraphQL). Dessa forma, será possível definir com precisão o que cada usuário pode acessar conforme configurado.
Foi disponibilizada uma nova regra dinâmica, a MASCARA_CONTATO_CLIENTE. Com ela, o usuário não conseguirá visualizar os telefones e e-mails de contato do cliente através do sistema WEB ou pelo APP do Técnico.
Caso queira limitar os usuários que não poderão ter acesso aos contatos dos clientes, basta ir até o usuário (Configuração > Geral > Usuários, em Ações > Editar) e adicionar a Regra Dinâmica MASCARA_CONTATO_CLIENTE, com valor Verdadeiro.
Foi implementada uma nova variável, a PERMITE_INATIVAR_PRODUTO_COM_QUANTIDADE. Ao configurar a regra com valor Falso, caso algum usuário tente inativar um produto que tenha quantidade em estoque, o sistema irá retornar um alerta informando que não é possível inativar o produto.
Para utilizar essa função, basta configurar em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável PERMITE_INATIVAR_PRODUTO_COM_QUANTIDADE como Falso.
Foi acrescentada uma nova variável no sistema, a PERMITE_CADASTRAR_OS_COM_HORAS_RETROATIVAS. Ao configurá-la com valor Falso, o sistema não permitirá o cadastro de Ordens de Serviço com data ou horário retroativo ao atual retornando um alerta.
Para utilizar essa função, basta configurar em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável PERMITE_CADASTRAR_OS_COM_HORAS_RETROATIVAS como Falso.
Foi implementado uma melhoria no processo de ativação de serviços com rede neutra. Agora, em caso de erro, o sistema retornará os dados de transmissão, incluindo o request e o body. Isso facilitará o envio das informações para a plataforma quando necessário, agilizando a identificação e resolução de problemas.
Foi adicionada uma nova configuração ao painel do APP do Cliente que possibilita a adição e o gerenciamento de menus dentro do aplicativo. Agora, o provedor pode incluir e organizar links para sites e recursos online, facilitando o acesso rápido e eficiente a essas informações. Essa atualização visa aprimorar a navegação e a personalização, oferecendo uma experiência mais intuitiva e prática para os usuários.
Para utilizar essa nova função, vá em Configuração > Geral > APP do Cliente, clique em Configuração e acione a opção de Exibir Menus Próprios.
Em seguida, basta Gerenciar os Menus e incluir os links desejados para que sejam exibidos no aplicativo do cliente.
Agora, ao clicar no código de barras das faturas, ele será expandido para facilitar a leitura do mesmo.
Foi realizado uma melhoria na interface da Assinatura do Contrato. Para facilitar a navegação entre as etapas, os ícones de avançar e voltar foram ampliados e para as etapas concluídas, elas serão destacadas.
Foi adicionada a possibilidade de acessar mais de uma conta através do Aplicativo do Cliente. Agora, os usuários poderão gerenciar diferentes contas ou acessar o mesmo CPF/CNPJ em várias instâncias (caso o aplicativo tenha mais de uma).
Para adicionar as contas, basta realizar o login no aplicativo e quando necessário alterar a conta.
Foi acrescentada a possibilidade de definir a quantidade de insumos que será movimentada de cada local de estoque durante a Execução da OS. Dessa forma, quando o técnico for vincular os insumos ao cliente ou ao POP, ele poderá definir a quantidade por local de estoque.
Para isso, basta o usuário acionar a chave Ver por Local de Estoque e preencher as quantidades de cada local de estoque.
Após finalizar a OS, os movimentos serão gerados com base nas quantidades que foram definidas em cada estoque.
Também foi implementada uma configuração no menu de Execução de OS para indicar se será obrigatório definir as quantidades pelo local de estoque.
Caso a opção Baixa de Insumo Por Local de Estoque (Por Padrão: Sim) para todas as O.S’s que forem executadas, os locais de estoque serão listados e o técnico deverá informar os valores por local de estoque. Já quando estiver como Baixa de Insumo Por Local de Estoque (Por Padrão: Não), o técnico poderá alterar livremente o campo, optando por definir ou não as quantidades por local de estoque.
Agora, ao realizar o Retorno de Equipamentos ao Estoque ou na Retirada de Equipamentos, será possível definir uma quantidade parcial. Assim, o usuário poderá definir a quantidade que será retirada do cliente ou retornada ao estoque.
Buscando melhorar a segurança, foi realizada uma melhoria na alteração de senha. Com isso, agora ao alterar ou adicionar uma nova senha, haverá uma validação no nível de complexidade das senhas cadastradas.
As seguintes regras serão validadas:
Foi adicionado uma verificação da versão do sistema operacional do servidor instalado no Hubsoft.
Quando o servidor estiver desatualizado, uma mensagem será exibida a todo momento no menu lateral de todos os usuários do sistema.
Obs.: A partir de 31/12/2024, os servidores que não estiverem atualizados, passarão a não receber mais atualizações do Hubsoft.