Foi acrescentada a opção de editar massivamente os atendimentos, onde o usuário terá a possibilidade de selecionar quais campos deseja editar, proporcionando uma maior flexibilidade. Isso significa que ele pode optar por editar apenas um campo, como o Tipo de Atendimento, por exemplo, sem a necessidade de alterar outros campos.
Obs.: Os atendimentos que já foram finalizados, não serão considerados na alteração mesmo que sejam selecionados.
E também foram realizadas melhorias nos históricos dos atendimentos. Agora, quando os campos são alterados, os históricos são gerados de forma individual, visando facilitar a compreensão das modificações realizadas.
A partir desta versão, estará disponível uma nova função complementar ao DICI. Essa funcionalidade permitirá a geração de arquivos de dados econômicos de provedores de pequeno porte para a Anatel.
Será adicionada a possibilidade de configurar o Tipo de Compensação (Dias Úteis e Dias Corridos) e os Dias de Compensação nas Integrações de Cartão. Assim o provedor poderá configurar a data em que o valor recebido por cartão deverá entrar no caixa. Para entender melhor, abaixo estão alguns exemplos:
Dias Corridos: Ao optar por esse tipo de compensação, é necessário preencher o campo Dias de Compensação. O sistema utilizará essa informação para calcular a data em que as transações com cartões de crédito serão creditadas. Por exemplo, se uma transação com cartão de crédito for realizada em 13/10/2023 (Sexta-feira) e o campo «Dias de Compensação» estiver preenchido com o valor «1» (um), o Movimento Financeiro e a Data do Crédito serão registrados como 14/10/2023 (Sábado), pois será adicionado 1 dia corrido de compensação.
Dias Úteis: Ao selecionar essa opção, é necessário preencher o campo Dias de Compensação. O sistema irá calcular a data de crédito das transações com cartões de crédito com base na regra especificada. Por exemplo, se uma transação com cartão de crédito for realizada em 13/10/2023 (sexta-feira) e o campo «Dias de Compensação» estiver preenchido com o valor «1» (um), o Movimento Financeiro e a Data do Crédito serão lançados em 16/10/2023(Segunda-Feira), pois será adicionado 1 dia útil de compensação.
Foi alterada a quantidade de caracteres que podem ser adicionados ao nome do produto. Agora, o campo poderá receber até 300 caracteres.
No Modelo de Contrato, foi acrescentado a configuração Permite Renovar Vigência do Serviço, quando essa opção estiver habilitada, ao realizar o aceite ou a assinatura de um contrato, será efetuada a renovação contratual do serviço.
Obs.: Caso o serviço esteja configurado para não permitir a renovação (Permite Renovação Vigência Contratual), a renovação do serviço não será realizada durante o aceite ou assinatura do contrato.
Nesta versão do sistema, serão disponibilizadas novas variáveis para o Layout de E-mail do tipo Solicitação de Compra, sendo elas:
Obs.: Por se tratar de variáveis relacionadas ao pedido de compra, elas somente serão preenchidas, quando a cotação possuir um pedido de compra vinculado.
Também estará disponível nesta versão do sistema, a possibilidade de abrir atendimentos massivamente através do Relatório de Serviços do Cliente. Para isso, o usuário precisará ter permissão Abrir Atendimento Massivo (Relatórios > Serviços do Cliente).
Em seguida ele precisará ir em Relatórios > Serviços do Cliente > Filtrar os clientes. E após carregar, selecionar os clientes e clicar em Ações > Abrir Atendimentos.
Foram realizadas algumas modificações nas Dashboards, agora estão localizadas no canto superior direito e podem ser acessadas clicando para navegar entre as diferentes visualizações.
O filtro também foi aprimorado para que seja aplicado de global. Isso significa que, ao realizar uma alteração no filtro de data, todos os relatórios personalizáveis em relação à data serão automaticamente atualizados.
Obs.: Caso o relatório seja personalizável, ele irá possuir o ícone, sendo possível também clicar no mesmo para que exiba a aba de Filtros.
Agora, os relatórios serão separados e associados às respectivas Dashboards a que pertencem. Anteriormente, alguns relatórios relacionados a ordens de serviço (O.S.) e às vendas de serviço estavam incluídos na Dashboard Geral, mas realizamos a alteração para atribuí-los às suas respectivas Dashboards específicas.
Essa mudança proporcionará uma organização mais clara e intuitiva, facilitando a localização e acesso aos relatórios relacionados a cada área.
Na Dashboard de Redes, foi adicionado a quantidade de Assinantes Onlines e Offlines. Lembrando que esses números representam os assinantes dos planos que não foram cancelados.
Também foi acrescentada uma Dashboard Comercial. Embora ainda esteja em construção, já disponibilizamos alguns relatórios iniciais.
Obs.: É importante ressaltar que estamos em processo de expansão e continuaremos adicionando mais recursos e funcionalidades à Dashboard Comercial e em todas as outras Dashboards.
A partir desta versão, o sistema começará a validar os pacotes com integração que precisam que os produtos da integração estejam selecionados.
Essa atualização é necessária, pois alguns clientes sincronizam os produtos das integrações de tempos em tempos e os pacotes que já estavam configurados perdem a referência desses produtos.
Dessa forma, ao tentar transmitir novos pacotes exibia erro durante o processamento. Sendo assim, após a atualização o usuário conseguirá identificar de antemão se o pacote do cliente está com algum problema, através de um aviso que o sistema irá exibir na tela de pacotes, podendo tomar medidas para reconfigurar o mesmo.
Durando a transmissão dos pacotes, a tarefa irá validar essa configuração. Sendo que, serão processados somente:
os pacotes que não necessitam de produtos obrigatórios;
os pacotes que necessitam de produtos obrigatórios e que possuem produtos selecionados no cadastro do pacote.
Foi adicionada uma nova variável para mostrar o nome do Condomínio do endereço de Instalação que está na OS.
Foram realizadas algumas melhorias no carregamento das cobranças e faturas no Financeiro do Cliente (Cliente > Financeiro). Essas melhorias visam lidar com casos em que um cliente pode ter vários serviços, resultando em um grande número de cobranças e faturas, o que causava lentidão no carregamento em alguns casos principalmente com períodos de data muito longos.
Com essas alterações irão resultar em um carregamento mais rápido e eficiente das cobranças e faturas, mesmo quando for selecionado intervalos de datas mais longos, proporcionando uma melhor experiência aos usuários.
Incluímos o campo de sinal RSSI, na consulta detalhada das ONUs nas OLTs Datacom.
Será acrescentado ao relatório gerado pelo grupo de notificação Clientes desconectados por muito tempo, o campo de cidade e também de grupo de serviços do cliente.
Agora ao cadastrar um novo cliente no sistema, ficará registrado no histórico do mesmo se no momento do cadastro do serviço o usuário realizou a abertura da Ordem de Serviço (O.S.). E caso ele tenha aberto, será informado o número da O.S.
Foi realizada uma melhoria nos históricos de autorização, desautorização e desvinculação de CPEs nos serviços do cliente. Anteriormente os históricos eram salvos juntamente com o histórico cadastral do cliente. Após o ajuste, foi criado a aba REDE/CPE para esses históricos.
Além disso, no histórico gerado também será registrado qual foi o Perfil de CPE e a VLAN utilizadas. E caso seja uma Desautorização feita pela Ordem de Serviço por exemplo, o sistema irá considerar o usuário que está executando aquela O.S.
Devido a essa alteração foi criada uma nova permissão, necessária para visualizar a nova aba REDE/CPES, sendo ela: Cliente -> Editar -> Histórico -> Cpes -> Listar
Obs.: Durante a atualização, todos usuários que possuírem a permissão Cliente -> Editar -> Histórico -> Cadastral -> Listar, receberão a nova permissão.
Foi adicionado um novo campo ao Perfil de Suspensão, o Mínimo de Dias. O provedor poderá definir a quantidade mínima de dias que o assinante poderá ser desbloqueado em confiança.
Ex: Ao realizar um desbloqueio em confiança, caso o usuário selecione uma data inferior a quantidade mínima de dias, o sistema irá retornar um alerta.
A partir desta versão do sistema, será implementado no Mapeamento de Projetos, a possibilidade de incluir Avisos ou Observações, que serão exibidas quando o projeto for selecionado.
Agora, ao cadastrar um novo serviço, quando o usuário selecionar o condomínio durante a adição do endereço, o sistema irá buscar as informações e preencherá o endereço de forma automática.
Dessa forma, quando o usuário selecionar o condomínio, o sistema irá aguardar o preenchimento do complemento para validar se aquele endereço já se encontra em uso ou possuí Débitos Pendentes.
Foram acrescentados novos campos na consulta detalhada das ONUs nas OLTs Parks 30028 e 40016, sendo eles:
Serão adicionadas novas funções básicas às câmeras do APP, sendo elas:
Além disso, também foi adicionada uma nova tela de preview da foto, para que o usuário possa confirmar se a foto tirada pelo aparelho está realmente de acordo com o que ele deseja. Nessa tela a foto ficará exibida e no canto inferior teremos as opções de cancelar ou confirmar a utilização da mesma.
Nesta versão será possível, exportar alguns dados em Excel ou PDF, sendo eles:
Foi implementado um novo campo que permite definir a quantidade máxima de dias retroativos que um usuário poderá receber uma cobrança manualmente no sistema. Dessa forma, ao tentar receber a cobrança que excede a quantidade máxima de dias definidos, o sistema irá retornar um alerta informando que o usuário não possui permissão.
Para que seja possível definir a quantidade máxima de dias, é necessário que o caixa do usuário permita o recebimento retroativo.
Juntamente com as melhorias da câmera, também foi acrescentado um novo tipo de configuração para que cada provedor possa definir se irá permitir ou não que os técnicos tenham acesso à galeria dos aparelhos durante a Execução da OS.
Dessa forma, ao desabilitar a opção no cadastro do usuário, ao clicar no botão de fotos, o técnico será levado direto a tela da câmera, não permitindo que o mesmo acesse a galeria.
Ao finalizar uma Ordem de Serviço, foi adicionada a possibilidade de notificar os usuários. Sendo assim, basta realizar a configuração de forma individual nos Tipos de O.S. ou de forma geral pelo painel de Execução de O.S.
Obs.: Essa notificação é realizada por ordem de serviço finalizada, portanto sempre que alguma O.S. for finalizada, o usuário receberá uma notificação equivalente.
Será implementado um novo parâmetro na Tarefa de Automação de Cancelamento Automático de Serviços Suspensos, o Desautorizar CPE. Ao preencher esse parâmetro como Sim, o sistema irá agendar o Job de desautorização da CPE, caso o serviço possua uma CPE vinculada.
Obs.: Por padrão esse parâmetro será definido como Não para as tarefas que já estão cadastradas, mantendo assim o comportamento atual do sistema.
Foi acrescentado a possibilidade de exibir o campo NAME do arquivo OFX na descrição do mesmo. Ele será exibido, junto a descrição da transação que foi feita.
Obs.: Lembrando que nem todos os arquivos OFX, possuem esse campo, dessa forma pode ocorrer de não ser exibido.
Foram realizados alguns ajustes na apresentação das Última OS’s Finalizadas, agora serão listados no máximo de 10 itens com a possibilidade de exibir os detalhes ao clicar para visualizar o item.
Foi adicionado o Status (Online/Offline) dos dispositivos da LAN da CPE. E também a paginação dos itens, visto que as vezes pode retornar muitos dispositivos.
A API da Anlix não retorna de fato uma informação sobre o Status, a Anlix considera como Online quando o dispositivo foi visto às nos últimos 10 minutos, sendo assim o sistema irá utilizar a mesma lógica para informar se está Online ou Offline.
Obs.: Atualmente o Status está funcional com o Gerenciador Anlix.
Para o Gerenciador GenieACS ainda não foi implementado, sendo assim irá exibir ‘‘N/A’’.
Foi implementado ao Hubsoft a possibilidade de ativar o ambiente de contingência ao emitir as NFe (Notas Fiscal Eletrônica).
Dessa forma, o provedor poderá validar se o seu estado está em contingência e configurar a empresa para a emissão das Notas.
Também foi acrescentada a possibilidade do provedor configurar as cores que serão exibidas na Agenda do Técnico, de acordo com Tipos de Ordem de Serviços.
Essas cores serão utilizadas somente na Agenda de Técnicos. Portanto, é necessário que seja configurado 3 status de cores:
Obs.: Por padrão o sistema trará as cores que já utilizamos preenchidas nos tipos de O.S., com possibilidade de customização.
Foi implementado uma nova coluna, ao exportar a listagem das CPEs. Agora o sistema trará a informação referente ao Cliente que possui vínculo com a CPE, na exportação dos dados em Rede > CPEs.
Caso a CPE esteja vinculada em mais de um cliente, a exportação irá trazer todos os clientes separados por | como consta no exemplo do print.
Nos Fluxos de Atendimento e no CRM, foram adicionadas ações nos demais ícones dos cartões para melhorar a usabilidade dos módulos. Ao clicar em um ícone específico, como o de mensagens, o sistema irá abrir na guia correspondente.
Foi acrescentado em Rede > CPEs a possibilidade de vincular manualmente uma CPE ao um serviço do cliente.
Ao selecionar para vincular, virá preenchido os dados da CPE. Sendo possível alterar a Descrição/ID Externo e sendo necessário selecionar qual será a Porta do Assinante e também qual será o cliente a vincular.
É importante atentar-se a opção: Alterar Serial do Serviço. Essa opção indica se será alterado o Serial nos dados de autenticação do serviço, por padrão vira marcado como sim. Marcar essa opção como não pode ser útil em casos específicos onde se deseja vincular no cliente, mas não pode ser alterado nos dados de autenticação (exemplo: quando o GenieACS não consegue enviar o MAC da Wan via API, e no serial do cliente fica cadastrado os dados de LAN da CPE)
Obs.: Caso a CPE já esteja vinculada em um ou mais clientes, será mostrado esse alerta informativo no box laranja.
Nesta versão do sistema, estará disponível um novo filtro no relatório de serviços do cliente, o Status de Conexão (Online ou Offline)
No resultado do relatório, existirão algumas colunas novas:
Para que esse filtro possa ser utilizado, é necessário que as variáveis de configuração abaixo estejam criadas e com valor Verdadeiro:
Além das configurações globais, é necessário que os equipamentos de conexão que atuem como NAS estejam com a coleta de histórico de tráfego pelo Radius ativada.
Agora, no histórico dos envios de e-mail do cliente, será registrado o Assunto do e-mail que foi enviado, o que facilitará na identificação e na busca dos e-mails.
Foram realizadas algumas alterações/melhorias na integração de Gerenciador de CPE da Anlix. A partir de agora o sistema vai tentar vincular a CPE com serial caso o mesmo exista na resposta da API (a informação usada é serial_tr069).
Caso não seja informado serial ou não seja encontrado um serviço com serial correspondente, o sistema tentará vincular com a informação padrão (_id), que geralmente é o mac_address da WAN da CPE (o mesmo mac que conecta no pppoe).
Essa alteração foi realizada, pois para provedores que utilizam as CPEs dos fabricantes Huawei / ZTE / Nokia, ao vincular a CPE ao serviço apenas com o mac_adress, poderia acabar vinculando duas CPEs no serviço do cliente, sendo um registro vinculado automaticamente pelo sistema e outro ao provisionar a CPE.
Obs.: Para CPEs ZTE, ainda poderá ocorrer de ter duas CPEs vinculadas ao serviço, pois esse fabricante em questão trabalha com 2 seriais por CPE, e a informação que a Anlix retorna não é a mesma que aparece na OLT do cliente, sendo assim o sistema não consegue vincular.
Para a próxima versão do sistema, estará disponível o campo de Observações ao adicionar ou editar as Cobranças e Faturas. O usuário poderá adicionar uma informação ou anotação na cobrança e na fatura do cliente, sendo apenas uma informação interna do provedor.
Com essa alteração, foi acrescentado o Histórico às faturas para que possamos visualizar as alterações feitas na mesma.
Foi implementada um nova rota na API para consulta de CPEs.
No resultado das consultas, será possível ver a relação de CPEs que possuem clientes associados, como também o histórico dos últimos parâmetros detectados (até 5 parâmetros por CPE).
Foi adicionado ao sistema uma nova variável que irá permitir ou não, gerar o link público ao enviar e-mail ou SMS de faturas, carnês ou na coleta de dados pela API.
Ao configurar essa variável com valor falso, o sistema não irá gerar mais os links para as faturas ou carnês.
Para utilizar esta nova funcionalidade, basta configurar em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável PERMITE_GERAR_LINK_PUBLICO.
Foi acrescentada a ordenação e o campo de busca nos Perfis de CPE no painel de Autorização de CPEs.
Foi realizada uma modificação nos Serviços da NFSe (Configuração > Fiscal).
A interface foi melhorada, separando em duas abas, onde a primeira irá constar os dados cadastrais dos serviços e na segunda os dados de impostos (ISS, PIS, COFINS e etc).
Agora teremos também uma nova configuração que são os valores mínimos para destacar alguns impostos.
Ao preencher o valor mínimo nesses campos, significa que esse determinado imposto, somente será incluso na nota fiscal, caso o valor total da nota fiscal, seja maior ou igual a esse valor preenchido. Essa configuração está disponível para os impostos federais (PIS, COFINS, CSLL e IRRF).
Também foram adicionados os parâmetros order_type e order_by nos métodos de consulta de Notas Ficas de Telecom e NFSe.
A partir desta versão, ao buscar os movimentos financeiros para conciliar com os lançamentos OFX de forma manual, foi acrescentado a opção de selecionar todos os movimentos.
Obs.: Lembrando que os movimentos só serão conciliados, se o valor total dos movimentos financeiros for igual ao valor do lançamento no arquivo.
Foi implementado ao sistema, a possibilidade de configurar a retenção dos impostos federais (PIS, COFINS, CSLL e IRRF) na emissão de Notas Fiscais modelo 21 e 22.
Foram adicionados dois novos campos para exibição na impressão da Nota Fiscal de Telecom (modelo 21/22).
Eles são referentes a Inscrição Municipal do emitente (empresa) e do destinatário (cliente).
Foi disponibilizada uma nova integração com o PIX nativo do Banco do Brasil. A antiga API PIX (v1) que integrávamos foi descontinuada, sendo assim foi necessário integrar a nova versão que já está funcional.
Foram realizadas algumas modificações na API Pública do HubSoft.
Agora, será possível consultar os clientes, filtrando pelo status que está o plano.
Essa modificação atende aos endpoints:
Consulta de clientes: /api/v1/integracao/cliente
Consulta massiva de todos os clientes: /api/v1/integracao/cliente/todos
Ao consultar o financeiro do cliente, irá retornar os dados da empresa emissora do título (seja ele boleto bancário, débito, etc).
Já na consulta massiva do financeiro, também foram acrescentados novos campos no retorno, sendo eles:
Para que seja enviado o atributo pix_copia_e_cola será necessário nos parâmetros da requisição (query params), preencher o atributo exibir_pix_copia_cola com o valor = sim.
Na API que consulta os dados de NFSe massiva agora possui um novo parâmetro para permitir filtrar por tipos de datas, sendo elas data_cadastro, data_cancelamento, data_emissao.
Também foi acrescentado na API que consulta os dados de Nota Fiscal de Telecom massiva, o filtro por tipos de datas, sendo elas data_cadastro, data_cancelamento e data_emissao.
Foi adicionado o histórico ao imprimir uma fatura. Assim sempre que o usuário selecionar a opção de imprimir a fatura, será gerado um histórico.
Obs.: Lembrando que para visualizar o histórico da fatura, o usuário precisa ter permissão (Cliente > Editar > Financeiro > Fatura > Histórico).
Foi implementado um novo atributo na configuração das cidades, que é o Nome para NFSe (campo opcional). Esse campo se refere ao nome da cidade que deve ser utilizada para emissão de NFSe.
Como a emissão de NFSe é municipal, podem existir divergências no nome da cidade no servidor da prefeitura, para a base do IBGE, como por exemplo acentuação, hífen, etc.
Anteriormente caso mudássemos o nome da cidade para atender a NFSe poderia ocorrer de retornar algum erro no Fechamento das Notas 21/22 e NFE, além dos registros de boleto.
Foram acrescentadas duas novas variáveis na composição, sendo elas:
Foi disponibilizada uma nova variável de configuração, que define se o sistema permite ou não vincular um equipamento em serviços que já estejam cancelados.
Assim, caso seja configurado para não permitir o vínculo, o serviço cancelado não será exibido.
Caso queira utilizar essa funcionalidade, basta configurar em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável PERMITE_VINCULAR_EQUIPAMENTO_SERVICO_CANCELADO.
E por fim, foi adicionado o Tipo do Limite na Agenda de O.S, agora é possível configurar se o limite de O.S. deve ser somente em cima das O.S Agendadas ou das O.S Abertas.
O Tipo do Limite indica como deverá ser contabilizado a quantidade limite de OS’s da agenda.
Existem duas opções possíveis: a contagem pode ser feita com base nas Ordens de Serviço Agendadas (Pendentes) ou nas Ordens de Serviço em Aberto (Aguardando Agendamento + Pendentes).