Com a integração do PIX Banco do Brasil, será possível realizar a emissão e o recebimento de cobranças através do HubSoft. Para comodidade do cliente, o HubSoft fornecerá tanto o QR Code quanto o código para a realização do PIX via copia e cola. Esses códigos estarão disponíveis em:
Após cadastrar a integração do PIX no HubSoft, todos os processos e comunicações são automáticos, que são elas:
O sistema verifica por novos pagamentos de PIX a cada 8 minutos, então por mais que o PIX seja instantâneo, ele pode levar até 8 minutos para ser processado no HubSoft.
Para integrar o PIX V2 no HubSoft, é importante seguir o passo a passo a seguir.
Para conseguir as credenciais do Banco do Brasil, as etapas abaixo devem ser seguidas:
Cada uma dessas etapas serão explicadas abaixo:
Para configurar a API, o primeiro passo, é criar uma conta (caso ainda não possua) no portal de Developers do Banco do Brasil, conforme o link abaixo:
https://developers.bb.com.br/home
Lembre-se, a equipe da HubSoft pode lhe auxiliar nesse procedimento a qualquer momento. Por se tratar de uma operação financeira, sempre execute com o máximo possível de cautela.
Acesse a plataforma do Banco do Brasil e crie uma nova aplicação caso ainda não exista.
Defina um nome intuitivo, como por exemplo: Pix Provedor X, dessa forma irá facilitar para a equipe HubSoft, caso seje necessário algum auxílio.
Nova Aplicação
:Nome da Aplicação
e Descrição
desejada:Criar
:É altamente vantajoso vincular a HubSoft ao Time da sua aplicação, dessa forma irá facilitar para a equipe HubSoft, caso necessário algum auxílio.
Time
:Incluir Membro
:Incluir
:CPF
: 091.418.066-54 (HUBSOFT)
Papel no time
: Lider Técnico
Para utilizar a versão 2 do PIX do Banco do Brasil, é necessário enviar o certificado do provedor e aguardar a aprovação.
Para enviar o certificado no painel do BB, primeiramente é necessário baixar as chaves no sistema HubSoft.
Vá em Menu Lateral > Configuração > Geral > Certificado Digital
Caso já tenha adicionado seu Certificado A1 no Hub, identifique o mesmo, e clique em Ações > Baixar Cadeia de Certificados
, caso não tenha adicionado, será necessário adicionar o certificado A1 no sistema.
Obs.: Para baixar a cadeia de certificados, é necessário permissão, adicione primeiramente.
Quando baixar a cadeia de certificados, você irá possuir um .zip, extraia ele em seu computador e irá visualizar 5 arquivos, nessa etapa vamos precisar de 4 deles para importar no painel do BB, os que vamos precisar são:
Abra os 4 arquivos citados acima em um bloco de notas, pois será necessário copia-los e colar no painel do Banco do Brasil.
No Painel do Banco do Brasil, clique em Certificados
:
Clique em ENVIAR CERTIFICADO
:
Preencha com o CNPJ
da sua empresa:
Preencha os Certificados:
Após preencher os dados, clique em SALVAR
:
-> Seu certificado ficará com o Status Em Atendimento
, quando alterar para Atendido
, poderá prosseguir.
Após Cadastrar o Certificado, abra o painel e vá em PRODUÇÃO, preencha os dados e avance, com isso vamos possuir acesso as chaves em produção.
Após o envio das suas chaves para produção, agora podemos coletá-las, uma vez que necessitamos que estejam devidamente preenchidas na Hubsoft.
Credenciais
:Com as credenciais já geradas, vamos finalizar a integração pelo HubSoft.
Para configurar a integração, acesse o Menu Lateral > Configuração > Integrações > PIX.
Cada PSP, poderá ter parâmetros diferentes. Basta preencher os parâmetros e salvar, os parâmetros obrigatórios no PIX Banco do Brasil seriam:
versao: (Obrigatório v1 e v2) Indica a versão da API que será utilizada. Valores aceitos: (v1,v2)
client_id: (Obrigatório v1 e v2) Client ID fornecido pelo Banco do Brasil
client_secret: (Obrigatório v1 e v2) Secret fornecida pelo Banco do Brasil.
gw_app_key: (Obrigatório v1 e v2) Código fornecido pelo Banco do Brasil
chave_pix: (Obrigatório v1 e v2) Chave PIX fornecida pela Instituição financeira (Recomendamos a utilização de chave aleatória para integração)
nome_recebedor: (Obrigatório v1 e v2) Nome do Recebedor do PIX. EX: MEU PROVEDOR LTDA
certificado: (Obrigatório v2) Dados da chave pública (.PEM) + chave privada (.KEY) do certificado digital A1 válido da empresa (OBS: Lembrar de alterar essa chave pública quando o certificado for renovado)
Configure os parâmetros obrigatórios para a integração e também o Caixa Financeiro que os pagamentos PIX irão ser vinculados, também é necessário selecionar Tipo de Movimento Financeiro do PIX, se será Todos os Dias ou Apenas dias úteis:
Após salvar, pode testar a integração em ações > testar.
Após configurar sua integração, deverá vincular a integração de PIX na forma de cobrança que irão trabalhar com esta integração. Para associar, basta acessar o menu Lateral > Configuração > Financeiro > Forma de Cobrança > Na forma de cobrança > Ações > Editar > Configuração.
Assim que esse procedimento for feito, o sistema irá automaticamente transmitir todos os boletos em aberto, para o PIX, então executem com cautela.
Quando um PIX for transmitido na fatura do cliente, conseguiremos ver as informações do mesmo. Para visualizar seria na fatura do Cliente > Ações > Visualizar.
Neste campo, tamém é possível visualizar a informação PIX COPIA E COLA. O texto gerado no campo Pix Copia e Cola, se for enviado para o cliente, serve como um Código de Barras/Linha Digitável do PIX, ou seja, o cliente pode copiar esse código e colocar no **APP do banco para fazer o pagamento.
Quando um PIX for transmitido na fatura do cliente, conseguiremos ver as informações do mesmo. Para visualizar seria na fatura do Cliente > Ações > Visualizar.
Na impressão do boleto, também terá o QR CODE para que o cliente faça pagamento usando a câmera, dentro do APP de seu banco.
No Layout Personalizado também estará disponível o QR CODE
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados ao PIX Banco do Brasil. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Uma fatura paga através do QRCode ou PIX Copia e Cola é liquidada no sistema dentro de 08 minutos.
Neste caso, será necessário verificar na fatura do cliente em: cliente > financeiro > fatura > ações > visualizar > transmissão PIX, e analisar se houve alguma falha, caso tenha ocorrido a falha e o provedor não saiba identiifcar como realizar a correção, pode entrar em contato conosco que auxiliamos vocês!