Com essa funcionalidade é possÃvel configurar a retenção de impostos federais (PIS, COFINS, CSLL e IRRF) na emissão das Notas Fiscais modelo 21 e 22.
A configuração pode ser realizada de forma individualizada, ou seja, apenas para um cliente especÃfico ou pode ser realizada em um plano (nessa segunda modalidade de configuração, todos os clientes novos que adquirirem aquele plano, já virão com a configuração para reter os impostos).
Caso a retenção não seja para todos os clientes, conseguiremos configurá-la de forma individual pelas configurações dos serviços do cliente.
Para isso, o usuário precisamos ir em Serviços do Cliente > Configurações > aba Fiscal e preencher os campos, conforme as imagens abaixo:
Caso seja configurado para reter o Imposto Federal, todas as cobranças que forem geradas para o cliente que possuÃrem alguma porcentagem de PIS, CONFIS, CSLL ou IRRF, o valor será descontado na cobrança.
Toda cobrança que possuir retenção de impostos, exibirá a aba Retenção e o detalhamento dos valores que foram retidos (e também descontados do valor bruto da cobrança).
Nas configurações dos Serviços/Planos foi acrescentado à aba de Configuração o campo Configurações Fiscais, onde conseguiremos configurar como será adicionado aos novos clientes o Imposto Federal Retido.
Para isso, será necessário ir em Configuração > Geral > Serviços / Planos > Ações > Editar > aba Configuração, e selecionar os campos de acordo com o que será configurado nos novos clientes.
Obs.: Ao habilitar a opção de retenção dos impostos, será necessário configurar na composição do plano as alÃquotas de cada imposto federal que será retido (PIS, COFINS, CSLL, IRRF). Para configurar basta ir em Configuração > Geral > Serviços/Planos > Aba Composição.
Caso o cliente esteja configurado para permitir a retenção de imposto ao gerar o faturamento, será exibido um Ãcone para facilitar na identificação dos clientes que possuem a retenção.
Durante a emissão das Notas Ficais modelo 21 e 22 o sistema irá gerar a NF com o valor total (valor lÃquido das cobranças + valor dos impostos retidos). Assim, foram criadas duas novas variáveis para detalhar os impostos retidos na impressão (PDF) das notas. Sendo elas:
[[imposto_federal_retido]]: Valor total dos impostos federais retidos.
[[detalhamento_imposto_federal_retido]]: Detalha os impostos federais retidos caso existem na nota (PIS, COFINS, CSLL, IRRF).
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados à Imposto Federal. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
A retenção é configurada no serviço do cliente > confguração > fiscal > e acionar que irá reter imposto federal, também é necessário analisar a composição do serviço/plano se possuem porcentagem de PIS, CONFIS, CSLL ou IRRF, para ser retido.
A retenção pode ser feita apenas em um dos impostos, conforme necessário pelo provedor