A contingência é utilizada quando ocorre alguma instabilidade nas emissões de NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e o servidor do Sefaz fica indisponível ou inoperante, seja por motivos de manutenção ou algum tipo de sobrecarga. Assim a Secretaria da Fazenda é responsável por ativar um servidor secundário em ambiente de contingência, que possibilita a emissão de Notas Fiscais.
Obs.: A contingência só deve ser ativada no Hubsoft, após ser divulgada pela SEFAZ.
Configuração > Geral > Empresa > Empresa > Ações > Editar
Após clicar em Editar, acesse a aba CONF. NFE, marque a opção Contingência Ativada = Sim e preencha o motivo da contingência de forma detalhada. Lembre-se de que o motivo é fundamental, pois será anexado à Nota Fiscal.
Após a configuração, será possível visualizar as informações preenchidas, incluindo a data de ativação e o tipo de contingência.
Por fim, basta emitir a Nota Fiscal normalmente. Ao emitir uma NFe em ambiente de contingência, o sistema exibirá um alerta na interface de emissão, para que o usuário esteja ciente antes de transmiti-la. Esse procedimento é necessário, pois, assim que a UF desativar a contingência, as notas deverão obrigatoriamente ser emitidas no ambiente de produção.
Notas Fiscais > NFe 55 (Produto) > Emitir NFe e preencher os campos conforme os dados da nota a ser emitida.
Após a transmissão da nota fiscal, será possível visualizar a NF com a contingência registrada.
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados a O.S. (Linha do Tempo). Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Durante o período de contingência, as Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) não são enviadas imediatamente ao SEFAZ. Elas são geradas e armazenadas localmente até que o ambiente de produção do SEFAZ seja restabelecido. Assim que a contingência for desativada e o sistema retomar o funcionamento normal, as notas devem ser enviadas ao SEFAZ para regularização.