Foi disponibilizada uma nova integração com uma plataforma de conteúdo, a Graviola Digital.
Essa plataforma disponibiliza planos de assinaturas de livros digitais (eBooks).
A partir desta versão, teremos a Auditoria de CPEs. Serão exibidas informações relacionadas ao provisionamento / desprovisionamento e execução de comandos customizados realizados nas CPEs.
Para ter acesso a Auditoria é necessário ter a seguinte permissão:
Auditoria > Rede (CPE) > Visualizar
Após adicionar a permissão, basta ir em Auditoria > Redes (CPE).
Será implementado um novo formulário para que o provedor consiga definir regras durante as Renegociações. Inicialmente teremos duas configurações, a obrigatoriedade do preenchimento das observações e a utilização da opção Nenhum (Padrão do Serviço) para o Tipo de Serviço.
Para configurar basta ir em Configuração > Geral > Formulários e clicar em Cadastro e Edição de Renegociações.
Caso seja definido para não permitir utilizar Nenhum (Padrão do Serviço) e a obrigatoriedade das OBS, ao realizar a renegociação irá retornar os seguintes erros:
Foi acrescentado ao Relatório de Serviços sem Cobrança, os filtros por Grupo de Cliente e Grupo de Serviços do Cliente.
Também foram acrescentadas as colunas referentes aos filtros.
Foi disponibilizado nas respostas da API na consulta de cliente, o id_motivo_cancelamento. Anteriormente ao consultar o cliente, retornava apenas o motivo_cancelamento e motivo_cancelamento_prefixo.
Nas integrações de Gerenciador de CPE foi adicionado nos parâmetros customizados o Tipo de Uso, atualmente possui dois tipos:
Gerenciamento: define que o parâmetro será utilizado na tela de gerenciamento (alteração de dados de WIFI disponível no sistema/central/app).
Dispositivos Lan: define que o parâmetro será utilizado para coletar informações dos dispositivos Lan da CPE (disponível no sistema e app)
Obs.: atualmente os parâmetros customizados tem efeito somente na integração com GenieACS.
Foi cadastrado no sistema os parâmetros:
Sendo assim na tela de dispositivos Lan foi incluso as informações caso existam no retorno da API.
Obs.: O campo Descrição cadastrado no parâmetro será utilizado como nome da coluna na tabela de dispositivos.
Agora, ao utilizar a função Estornar Pagamento nos Processamentos de Cartão, o sistema irá gravar os dados da requisição de estorno na API de Integração.
Foi adicionado um novo Filtro ao emitir as Notas Fiscais, sendo o filtro por Tipo de Serviço que está configurado na composição da cobrança do cliente.
Será implementada uma nova variável no sistema, a PERMITE_DESAUTORIZAR_CPE_NA_OLT_ANTIGA. Com ela o provedor conseguirá realizar a desautorização automática da ONU, caso a mesma já esteja autorizada em outra OLT.
Dessa forma, durante o provisionamento de uma ONU , o sistema irá verificar se aquela ONU continua autorizada em outra OLT, e fará a desautorização da mesma de forma automática.
Obs.: Essa função estará disponível em todos os modelos de OLT que fazem a autorização das ONUS.
Para utilizar essa função, basta configurar em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável PERMITE_DESAUTORIZAR_CPE_NA_OLT_ANTIGA e informar o valor desejado.
Foi acrescentado durante o cadastro ou edição de um Prospecto e também no processo de Migração de Titularidade ao cadastrar um novo cliente, a possibilidade de realizar uma Consulta de Crédito.
Para realizar a consulta de crédito, o sistema irá validar as seguintes permissões:
Prospecto: Cliente > Prospecto > Consulta de Crédito
Migração de Titularidade para Novo Cliente: Cliente > Consulta de Crédito
Caso o usuário tenha a permissão, ele conseguirá fazer a Consulta de Crédito.
Será disponibilizado em Rede > CPEs a opção de Visualizar Clientes que estão vinculados à CPE.
Caso tenha algum cliente vinculado à CPE, serão exibidas algumas informações básicas e um atalho para acessar o mesmo.
Foi adicionado nas previsões financeiras o filtro de Empresa, para que seja possível realizar a previsão financeiras de acordo com as empresas desejada.
Foi implementada a consulta da tabela de MACs da CPE, nas integrações com a OLT Intelbras G16, OLTS ZTE C600 e Fiberhome 5516X.
Agora, conseguiremos definir se uma Agenda de OS, deve respeitar os Feriados cadastrados no sistema. Dessa forma, ao realizar o agendamento de uma OS preenchendo a Agenda, o sistema irá validar se deve ou não respeitar os feriados e caso esteja configurada para Respeitar, o usuário não conseguirá agendar a OS naquela data (será validada a data início programado ou data fim programado).
Foi adicionado nas notificações de atendimentos, a possibilidade de abrir o protocolo do atendimento diretamente das notificações.
Dessa forma, basta que o usuário clique em Abrir Atendimento e ele conseguirá visualizar o mesmo.
Será acrescentado históricos ao executar comandos customizados na CPE. Dessa forma, conseguiremos identificar através do histórico sempre que algum comando for executado.
Foi implementada uma nova variável no sistema, a PERMITE_RENEGOCIAR_SOMENTE_FATURAS_COM_NOTAS_VINCULADAS_EM_TODAS_COBRANCAS. Com ela o provedor poderá limitar a Renegociação de Fatura que não tenha as Notas Fiscais vinculadas em todas as cobranças.
Obs.: Caso a variável não seja configurada, por padrão o sistema irá permitir a Renegociação de faturas que tenham apenas algumas cobranças com a Nota Fiscal vinculada.
Para utilizar essa função, basta configurar em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável PERMITE_RENEGOCIAR_SOMENTE_FATURAS_COM_NOTAS_VINCULADAS_EM_TODAS_COBRANCAS e informar o valor desejado.
Foram adicionados novos parâmetros dinâmicos para serem utilizados nos serviços, sendo eles:
Obs.: Esses parâmetros permitem a configuração dos valores de burst enviados para concentradores Accel-PPP e Cisco com IOS Série 3800. Na ausência desses parâmetros os valores padrão de 8000bps continuarão sendo enviados.
Será disponibilizada uma nova integração com o modelo Cisco 3800 Series (em específico 3845) que conta com busca e leitura de clientes.
Foram adicionadas novas variáveis para os Layouts de E-mail de tipo Fatura e Carnê, senda elas:
Agora, ao abrir um atendimento será informado a quantidade de Atendimentos em Abertos naquele serviço do cliente.
Serão implementados dois novos endpoints na API Pública referente a CPE do cliente. Com eles, conseguiremos reiniciar a ONU e Restaurar aos padrões de fábrica.
Foi adicionado nos Status de Conexão dos Assinantes a possibilidade de filtrar pelo Grupo de Serviços do Clientes.
Foi realizada a correção do bug de selecionar a checkbox no Contas a Pagar. Anteriormente caso eu selecionasse alguns itens e em seguida marcasse todos, os que foram selecionados de forma individual eram desmarcados.
Serão acrescentadas novas Regras Dinâmicas, para limitar a visualização de algumas informações do cliente e também o valor do serviço do cliente. São elas:
Caso a regra MASCARA_INFORMACOES_CLIENTE seja vinculada ao usuário com o valor Verdadeiro, o sistema irá mascarar o CPF/CNPJ, o RG, e a Inscrição Estadual do cliente. Por exemplo, ao visualizar a aba de cadastro do cliente, ele conseguirá visualizar apenas o início do CPF do Cliente sem identificar ou poder alterar o mesmo.
Ao cadastrar a regra IMPEDIR_VISUALIZAR_VALOR_SERVICO como Verdadeira, o sistema irá remover as informações de valores do Serviço do Cliente para aquele usuário. Lembrando que o usuário precisará deslogar e logar novamente na conta para que a regra seja atualizada (tanto remoção, quanto adição da mesma).
Foi realizada uma melhoria no filtro por Caixa Óptica no Mapeamento de Clientes, com essa melhoria os usuários poderão buscar por mais de uma Caixa para agilizar e facilitar a busca dos clientes.
Agora teremos a possibilidade de Salvar as configurações de exibição do Itens por Página, nos Serviços do Cliente e Ordens de Serviço (Lista).
Caso o checkbox seja selecionado (exibida ao lado esquerdo da quantidade de itens) o sistema irá manter a seleção de itens por página que o usuário definiu, para que na próxima vez que ele acesse essas telas não tenha que alterar a quantidade que ele geralmente está acostumado a visualizar.
Foram adicionados dois novos parâmetros para as integrações de SMS / Mensageiro, sendo eles:
horarioInicio: Parâmetro no formato de Hora/Minuto (HH:MM), que indicará a partir de qual momento o sistema pode iniciar a disparar chamadas.
horarioFim: Parâmetro no formato de Hora/Minuto (HH:MM), que indicará a partir de qual momento o sistema deve encerrar (horário limite) o disparo de chamadas.
Obs.: Caso o horário não permita o envio, o sistema tentará enviar novamente após 1h. Serão realizadas três tentativas de envio, após essas tentativas o usuário deve voltar o envio para a fila, se ainda quiser enviar.
Foi disponibilizada uma nova integração de plataforma STFC, a InteRede.
Para configurar esta integração, são necessários os seguintes parâmetros:
endereco_servidor: URL para acesso aos recursos do servidor.
api_token: Token para acesso à API.
api_key: Chave para acesso à API.
id_origem_cliente: ID de origem padrão para utilizar em cadastro de assinantes. Pode ser obtido acessando a opção Origem de Clientes no portal da plataforma.
id_vinculo_cliente: ID de vínculo padrão para utilizar em cadastro de assinantes. Pode ser obtido acessando a opção Vínculo de Clientes no portal da plataforma.
id_vendedor: ID do vendedor padrão para utilizar em cadastro de assinantes. Pode ser obtido acessando a opção Gerenciamento de Vendedores no portal da plataforma.
id_moeda: ID da moeda padrão para utilizar em cadastro de assinantes. Pode ser obtido acessando a opção Gerenciar Moedas no portal da plataforma.
id_plano_prefixos: ID do Plano de Prefixos padrão para utilizar em cadastro de assinantes. Pode ser obtido acessando a opção Gerenciar Planos de Venda no portal da plataforma.
Todas estas informações são passadas pela própria plataforma.
Foram realizadas algumas otimizações no carregamento dos elementos dos projetos de mapeamento.
Em um carregamento de uma pasta com 500 elementos, por exemplo, anteriormente o sistema gastava em torno de 24 segundos. Com essa otimização, agora os mesmos dados serão carregados em 1,63 segundos. Ou seja, em casos como esse poderemos ter um ganho de performance de até 90%.
Também foi feita a otimização na consulta de elementos. Onde antes a consulta demorava por volta de 23 segundos em projeto com 5000 elementos. Agora a mesma consulta, no mesmo projeto, demora em torno de 1,65 segundos, tendo ganhos também de mais de 90%.
Foi adicionado um novo parâmetro para os Layouts de Boletos, sendo ele o oculta-pix-qrcode. Através desse parâmetro será possível ocultar o QRCode do Pix dos layouts de boletos.
Foi implementada a possibilidade da remessa de Debito Automático, incluir as Baixas de Boleto para serem enviadas para o banco.
Caso seja necessário enviar as baixas de boletos cancelados/pagos, basta ativar a chave de Baixar Títulos na forma de cobrança.
Foram disponibilizadas duas novas variáveis em relação à serviços do tipo de cobrança Carnê, sendo elas:
Essa variável indica se será permitido realizar o gerenciamento de pacotes (adicionar/editar/apagar) em serviços do Tipo de Cobrança Carnê, caso tenha carnê ativo com faturas pendentes.
Caso a variável seja configurada como Falso ao adicionar, editar ou remover um pacote com valor (diferente de 0,00) de um serviço com carnê pendente, o sistema irá retornar um alerta informando que não é permitido realizar alterações.
Ao deixar a mesma como Verdadeiro, o sistema continuará com o comportamento padrão, permitindo adicionar, editar ou remover pacotes de serviços com carnê pendente.
Caso queira realizar essa limitação nas alterações dos pacotes, basta acrescentar a variável em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável PERMITE_GERENCIAR_PACOTES_EM_PLANOS_COM_CARNE_PENDENTE como valor Falso.
Essa variável indica se será permitido realizar a migração do serviço do cliente do Tipo de Cobrança Carnê, caso tenha carnê ativo com faturas pendentes.
Caso a variável seja configurada como Falso ao realizar a migração de um serviço com carnê pendente, o sistema irá retornar um alerta informando que não é permitido migrar aquele serviço sem que o carnê seja cancelado.
Ao deixar a mesma como Verdadeiro, o sistema continuará com o comportamento padrão, permitindo migrar serviços com carnê pendente.
Caso queira realizar essa restringir a migração de serviços com carnê pendente, basta acrescentar a variável em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável PERMITE_MIGRAR_PLANO_COM_CARNE_PENDENTE como valor Falso.
Obs.: Durante a migração o usuário também poderá optar por selecionar a opção «Cancelar Carnê Ativo e Gerar Novo Carnê» para que consiga prosseguir com a migração.
Serão implementados novos endpoints na API Pública referente à Saída Manual e Alteração de Status de Produtos. Com essas novas rotas, conseguiremos realizar uma Saída Manual dos produtos que estão em estoque e também Alterar o Status após a saída dos mesmos.
Saída Manual
Alteração de Status
Foi adicionado a integração com um novo modelo de OLT da marca V-SOLUTION.
Para essa integração está disponível a listagem de ONUS, reinicialização de CPE e execução de comandos customizados.
Foi acrescentada a possibilidade de incluir Anexos nos Pontos de Presença, agora o usuário conseguirá adicionar documentos ou arquivos nos POP’s de Conexão.
Foi realizada uma melhoria na integração de STFC com a TIP Brasil, anteriormente quando o cliente era suspenso parcialmente ou por débito, o sistema enviava apenas o bloqueio do cliente.
Agora, o sistema conseguirá enviar os códigos de bloqueio de acordo com o status que está no sistema.
Atualmente há dois tipos de códigos que podemos enviar via API:
Anteriormente nós estávamos validando apenas os planos com os status:
Portanto, só permitimos customizar a informação de bloqueio através do parâmetro techprefix e caso não configurado enviávamos o valor 1111 por padrão.
Para resolver esse problema do status, adicionamos o parâmetro suspender_por_status, que se configurado com o valor true irá enviar o código de bloqueio para a TIP de acordo com status vinculado ao plano. Dessa forma, passando a validar o status suspenso_parcialmente.
A partir desta versão, será permitido alterar as coordenadas de um poste no mapeamento de forma manual. Anteriormente as coordenadas eram alteradas ao movimentar o poste pelo mapa.
Agora, caso o usuário tenha as coordenadas em mãos, por exemplo, basta editar o poste inserido e colocar as coordenadas manualmente.
Foi realizada uma melhoria em relação ao filtro de Serviços no Financeiro do Cliente. Agora, ao selecionar o serviço, a consulta será realizada de forma automática, sem a necessidade de clicar em Regerar.
Foi adicionada uma nova variável para a automação de Logins, agora conseguiremos incluir o [[id_cliente_serviço]]. Dessa forma, ao cadastrar um novo cliente ou um novo serviço, o sistema irá gerar o login e senha de acordo com os parâmetros definidos.
Foi implementado um novo campo nos elementos do projeto, agora conseguiremos visualizar o id_externo dos elementos das integrações de mapeamento.
Além disso, para projetos que estejam vinculados a uma integração do Geosite, foi adicionado a opção para Sincronizar Elemento diretamente nele. Ou seja, caso o usuário queira sincronizar uma caixa em específico, basta clicar com o botão direito sobre ela e selecionar a opção de sincronizar.
Agora, durante o provisionamento de ONTS, teremos duas novas variáveis disponíveis pra uso, sendo elas:
Caso o equipamento suporte, eles poderão ser utilizados para a Rede 5ghz. Para utilizar essas variáveis, é necessário que as opções de Suporta Wifi e Rede 5Ghz estejam habilitadas no Perfil de CPE que for utilizado.
Também será possível registrar a senha da rede 5g separadamente, caso as variáveis estejam configuradas corretamente no sistema.
Agora, ao Apagar/Inativar uma promoção, o usuário poderá escolher se as promoções pendentes (não processadas) devem ser removidas dos Serviços dos Clientes.
Houve melhoria na exibição das informações das portas para seleção de vínculo ao cliente. Agora, o sistema irá exibir o nome da porta juntamente com o nome do equipamento a qual ela está atrelada.
Obs.: Os splitters terão como prioridade o nome que é configurado na visualização. Caso não tenha nenhum nome configurado será utilizado o nome com a seguinte configuração: tipo_splitter (fabricante), por exemplo: Splitter 1x4 (Fabricante Teste).
Ao selecionar a porta, teremos um botão de detalhamento apresentado ao lado da porta selecionada, contendo informações dos equipamentos, dos clientes vinculados ou observações de um reserva.
Também foi adicionado um campo de consulta na seleção dessas portas, facilitando para o usuário encontrar determinada porta ou equipamento.
Foi acrescentado um novo parâmetro para consultar as Notas Fiscais de Telecom (21 e 22) e as Notas Fiscais de Serviço (ISS), sendo ele o status.
Nota Fiscal de Telecom
NFSe (ISS)
Além disso, também foi acrescentado o link do PDF no retorno da consulta de Notas Fiscais de Telecom.
Foram adicionadas duas novas rotinas no sistema, sendo elas:
O funcionamento das novas rotinas é semelhante ao da rotina já existente que envia o e-mail de bem vindo para o cliente. A notificação é enviada quando o sistema identifica a habilitação de um novo serviço, disparando a mensagem um dia após a data de habilitação.
Juntamente com as novas rotinas, também foram acrescentados novos Layouts de SMS e Push de Notificação para que o provedor possa configurar a mensagem de sua preferência.
Foi realizada uma melhoria para as portas de atendimento, tendo sua coloração melhorada e padronizada. Agora, por padrão todas as portas terão a coloração e quando for feito algum vínculo será alterado:
Quando vinculadas à um plano ficarão com a cor avermelhada;
E quando forem reservadas ficarão com a cor azulada.
Além disso, as interfaces de visualização de caixas e armários foram alteradas, para deixar a tela com um aspecto mais minimalista, escondendo as opções menos utilizadas, em um menu lateral.
Sendo possível acessá-lo através do botão localizado na parte superior direita da tela.
Foi implementada a possibilidade de Salvar Filtros nas abas Cobranças e Faturas no Financeiro do Cliente.
Obs.: Ao acionar a opção, o mesmo filtro ficará salvo em todos os clientes, considerando a data, a situação e o status.
Agora, ao consultar um cliente, será possível visualizar a Data de Cadastro, o CPF, o RG, a Data de Nascimento e o E-mail do Cliente, basta clicar em Mais Dados do Cliente.
Foi acrescentado um novo filtro de Grupo de Serviço do Cliente e Grupo de Clientes para a tarefa de automação de Abertura de atendimento para serviços desconectados. Dessa forma, o provedor poderá limitar suas regras de acordo com os grupos.
Foi adicionado nos contratos do serviço do cliente, a opção de Enviar por SMS. Essa nova função é similar a opção de Enviar por Email, enviando o link de aceite do contrato.
Para ter acesso a funcionalidade é necessário ter a seguinte permissão:
Cliente > Editar > Serviço > Editar > Contratos > Enviar SMS
Com a permissão adicionada, o usuário conseguirá visualizar a opção e disparar o Contrato via SMS. Ao realizar o envio é necessário informar um Layout de SMS do tipo Contrato.
Obs.: Esse tipo de Layout foi adicionado juntamente com a função de enviar o contrato via SMS.
Observação: O envio não é instantâneo, será adicionado na fila de SMS com o tipo de ação sms_contrato.
Foi acrescentada uma nova rota na API Oficial Hubsoft, agora será possível consultar todas as Ordens de Serviço de um determinado período. Sendo possível determinar as datas e também a quantidade de itens por página.
Outros filtros disponíveis:
Foram realizadas algumas alterações ao editar os cabos, agora será possível alterar o trajeto dos cabos. Essa função será útil para que o usuário consiga editar o cabo no meio do trajeto, sem a necessidade de redesenhá-lo por completo.
Ao acionar essa função duas pequenas janelas aparecerão no canto superior direito do mapa. Uma contendo a listagem dos pontos selecionados, permitindo remover um ponto caso tenha sido selecionado por engano e também para Iniciar e Finalizar a edição.
Teremos também outra janela contendo dicas para a execução do processamento das opções selecionadas.
Ao selecionar os dois pontos o usuário poderá dar início à edição. Podendo finalizar clicando duas vezes sobre o último ponto ou através da janela mencionada acima.
Obs.: Ao editar o trajeto é importante sempre começar clicando no ponto inicial para que o cabo comece a ser criado a partir dele.
Foi adicionado um novo campo ao adicionar um número de STFC, agora o usuário poderá incluir uma Observação referente ao número.
Após adicionar, o usuário poderá verificar o mesmo no histórico do cliente.
Agora teremos novos filtros nos Informativos do APP do Cliente, o provedor poderá incluir os banner’s e avisos de acordo com os novos filtros, sendo eles:
Foi acrescentada a possibilidade de adicionar Contratos Massivamente através do Relatório de Serviços do Cliente.
Para isso, é necessário que o usuário possui a seguinte permissão:
Relatórios > Serviços do Cliente
Em seguida, vá em Relatórios > Serviços do Cliente, filtre os clientes, selecione os que terão o contrato vinculado, vá em Ações > Vincular Contrato Massivo.
Foram adicionadas duas novas Regras Dinâmicas para os usuários, em relação ao valor dos descontos, sendo elas:
Será possível definir o valor percentual para que o usuário dê o desconto nas cobranças. Dessa forma, sempre que o usuário for dar algum desconto, o sistema irá validar o percentual definido e permitir ou negar a inclusão daquele desconto.
Ex: Quando o usuário for aplicar um desconto a uma cobrança, ele poderá dar até 50% de desconto no valor dela, se a cobrança é no valor de R$50,00, o desconto máximo será de R$25,00.
Obs.: O preenchimento da regra deve ser feito com um valor numérico como ‘‘50’’ ou ‘‘15.25’’ (caso queiram incluir valores com casas decimais).
Será possível definir o valor máximo para que o usuário dê o desconto nas cobranças. Dessa forma, sempre que o usuário for dar algum desconto, o sistema irá validar os valores definidos e permitir ou negar a inclusão daquele desconto.
Ex: Quando o usuário for aplicar um desconto a uma cobrança, ele poderá dar até 10,00 de desconto, independentemente do valor da cobrança o desconto máximo será de R$10,00.
Obs.: O preenchimento da regra deve ser feito com um valor numérico como ‘‘50’’ ou ‘‘15.25’’ (caso queiram incluir valores com casas decimais).
Foi acrescentado um novo Grupo de Notificações, que irá notificar determinados usuários sobre as mensagens adicionadas nas Ordens de Serviço, sendo possível limitar a quantidade de dias que foi cadastrada a OS.
Foi implementada uma nova validação para os números de telefone e e-mails do Cadastro do Cliente. Agora, quando houver o mesmo número na aba de INFO e na aba de Contatos, o sistema irá respeitar a regra definida nos contatos do cliente, evitando que o sistema não envie de forma incorreta.
Essa melhoria irá impactar os envios de SMS, Ligação e E-mail.
Para que a validação aconteça, basta configurar a variável TELEFONE_EMAIL_CADASTRO_VALIDA_REGRA_CONTATOS com valor Verdadeiro.
Foi criada uma nova função para os Cabos no Projeto de Mapeamento. Será possível documentar o Rompimento de cabos.
Essa função é útil para que o projetista consiga documentar algum cabo que foi rompido / partido, destacando assim a necessidade de alguma manutenção na rede, por exemplo.
Essa função apresenta duas janelas iguais a mencionada na atualização de Edição do Trajeto, permitindo que o usuário visualize os pontos selecionados e também tendo dicas de como seguir com o processamento.
Ao finalizar a documentação de rompimento um novo ponto de junção será adicionado ao mapa, no local que o usuário selecionou para a documentação.
Obs.: Esse é um novo ponto de junção que não permite adição de caixas/armários. Ou seja, servirá apenas para documentar o rompimento.
Caso o usuário precise desfazer o rompimento, ou seja, já fez a manutenção na rede e o cabo está inteiro novamente, basta fazer a unificação entre os dois cabos e remover o ponto de junção de Rompimento.
Foram adicionadas duas novas variáveis para os Templates de HSM, sendo elas:
Será implementado a possibilidade de Copiar Checklists ao Editar os tipos de Atendimento. Dessa forma, ao editar a um Tipo de Atendimento, basta selecionar o Tipo de Atendimento que possui a checklist que desejada, o sistema irá listar todos os Tipos de Atendimento que possuem checklist.
A partir disso, será possível personalizar a checklist, removendo ou alterando o que foi copiado. Por fim, basta salvar e a checklist já estará vinculada ao Atendimento.
A partir desta versão, estará disponível a possibilidade de gerar o faturamento de chamadas com detalhamento para a plataforma SaperX.
Para que seja gerado o detalhamento das chamadas, o usuário precisará preencher a opção permite_detalhamento com o valor Sim ao gerar o faturamento.
Para que o detalhamento seja exibido nos boletos, é necessário que o Layout de Boleto, possua o parâmetro detalhar-chamadas-stfc configurado com o valor sim para que os dados sejam exibidos na Fatura do cliente, sendo eles:
O reCAPTCHA é uma tecnologia gratuita oferecida pelo Google para proteger sites de spam e outras atividades maliciosas realizadas por bots, a partir de análises de risco que diferenciam usuários humanos de robôs. Para facilitar a utilização do reCAPTCHA, foram adicionadas duas novas variáveis, sendo elas:
Atualmente no Hubsoft, utilizamos essa tecnologia durante o cadastro de um Prospecto através da Central do Assinante e também no Formulário de Cotação de Produtos recebido pelo Fornecedor.
Caso apresente algum erro de ‘‘domínio inválido’’, o provedor poderá configurar as variáveis para sanar o problema.
Foram acrescentados três novos parâmetros para a Integração de Templates de HSM da MatrixGo, sendo eles:
Foram adicionadas novas permissões para os Anexos dos Atendimentos, agora termos permissões para cada ação realizada nos Anexos dos Atendimentos.
Obs.: As novas permissões serão adicionadas para todos os usuários que possuem permissão de Atualizar o Atendimento (Atendimento e OS > Atendimento > Atualizar).
Foi realizada uma melhoria na visualização de dados do Contas a Receber, agora os descontos serão divididos em dois grupos, sendo eles:
Essa nova organização dos descontos facilita significativamente a análise para o provedor.
Para a integração da Geogrid iremos disponibilizar um novo parâmetro, o projecao. Com esse parâmetro o provedor poderá definir quais elementos serão sincronizados no sistema, sendo somente os elementos em projeção, em execução ou todos os elementos do projeto (que estão selecionados e disponíveis na sincronização).
Teremos duas configurações para o parâmetro, sendo elas:
true: buscará apenas elementos que estão sendo projetados na plataforma (que ainda não foram para produção).
false: buscará apenas os elementos em execução, ou seja, que já estão em produção.
vazio (padrão): buscará todos os elementos da plataforma.
Foi acrescentada a opção de Salvar Filtros no Contas a Pagar, no Contas a Receber e também na Agenda de Técnicos. Dessa forma, os usuários poderão deixar os filtros salvos para facilitar a identificação das contas a pagar, do contas a receber e das OS agendadas.
Foi implementado no Cadastro do Cliente em Anexos, duas novas opções para que o usuário consiga visualizar os anexos de todas as O.S. e dos Atendimentos do Cliente.
Para visualizar as opções, será necessário que o usuário tenha as seguintes permissões:
Atendimento e OS > Atendimento > Anexos > Listar
Atendimento e OS > Atendimento > Anexos > Visualizar
Atendimento e OS > Ordens de Serviço > Anexo > Listar
Foi disponibilizado um novo endpoint na API de integração, possibilitando realizar o fechamento de Ordens de Serviço.
É possível realizar um fechamento ‘‘básico’’ da O.S, sem gerar custos / cobranças, ou então um fechamento mais ‘‘completo’’ que poderá gerar custo / cobrança.
Para realizar o fechamento da O.S, o usuário de API precisará da seguinte permissão:
API > Ordem de Serviço > Fechar
Além disso, para a finalização da O.S também é necessário o motivo_fechamento e os servicos_cobrados, eles podem ser encontrados através de um novo parâmetro (relacoes) adicionado na consulta de O.S.
Caso o usuário opte por alterar o técnico da O.S ou realizar o recebimento da OS, conseguiremos consultar o caixa_financeiro e também os tecnicos.
Foi implementado a opção de Salvar os Filtros na emissão de Notas Fiscais de Telecom (21/22), Notas Fiscais Eletrônicas (NFe-55) e Notas Fiscais de Serviço (NFSe-ISS).
Foi realizada algumas alterações referentes à coleta de contadores de tráfego de assinantes e também na consulta de status de conexão no radius.
Agora, por padrão as variáveis ATUALIZACAO_HISTORICO_TRAFEGO_VIA_RADIUS e SINCRONIZAR_STATUS_CONEXAO_VIA_RADIUS terão seu valor como Verdadeiro.
Além disso, com a variável SINCRONIZAR_STATUS_CONEXAO_VIA_RADIUS habilitada, o sistema irá executar uma rotina a cada 1 minuto. Para coletar o status de conexão atual dos assinantes, em todos os servidores radius ativos (esse status será gravado na tabela local status_conexao_radius).
Com essa informação gravada localmente no sistema, se torna possível executar consultas de status de conexão de assinantes de forma mais rápida.
Obs.: A coleta de contadores de tráfego via SNMP será descontinuada em detrimento da coleta via Radius. O motivo para isso é que a coleta via Radius possui uma melhor performance e requer menos configurações por parte do provedor, facilitando assim a adesão.
Para a versão atual do sistema, foi adicionado a opção de Webhook na forma de cobrança, essa opção será para cadastrar a URL de Webhook no banco. Atualmente essa função é somente necessária para o Sicredi, então quando o cliente for liberar a API de uma forma de cobrança e solicitar o cadastramento da URL, basta adicionar pelo sistema.
Foi acrescentada uma nova rota de API que possibilita realizar a edição de dados no Cadastro do Cliente.
Foi adicionado aos projetos uma nova configuração, Validar permissão de usuários. Essa configuração foi acrescentada para que o provedor possa definir se os projetos devem ser exibidos somente aos usuários que possuem permissão a ele ou para todos os usuários durante o vínculo do cliente à porta de atendimento.
Para limitar a visualização dos usuários que possuem permissão, basta deixar a opção habilitada.
Foram realizadas algumas melhorias na consulta de Assinantes Online/Offline, sendo elas:
Foi adicionado o campo Tipo de Consulta, que permite definir se a consulta de status será feita com base na tabela local do sistema (status_conexao_radius) ou se a consulta deverá ser feita em tempo real nos servidores radius.
Na consulta via tabela local, os resultados serão paginados, oferecendo uma melhor performance.
O botão para desconexão massiva de assinantes, agora irá desconectar os assinantes de acordo com os filtros preenchidos, não permitindo mais selecionar itens de forma individual.
A exportação para PDF e Excel foi melhorada para permitir a exportação com base na consulta na tabela local.
Para a próxima versão do APP do Cliente será adicionada a possibilidade de visualizar e compartilhar as Notas Fiscais do Cliente. As Notas serão agrupadas de acordo com o Mês e Ano de Emissão, assim como é pela Central do Assinante.
Além disso, também foi acrescentada a opção de exibir/ocultar a visualização das Notas no APP do Cliente. Para configurar, basta ir em Configuração > Geral > APP do Cliente > aba Configurações.
Estará disponível a integração com uma nova OLT da Fiberhome.
Foi implantado a possibilidade de visualizar as Interfaces que o assinante está conectado. Essa função irá listar todas as ONUs conectadas na mesma interface.
A partir desta versão será possível integrar com a plataforma de PBX Calliope - UC2B
Esta plataforma permite envio de ligações somente com "Opção de Discagem" (ramal).
Os parâmetros necessários para essa integração são:
url: Endereço HTTP do servidor de PBX.
token: Token de autenticação.
company_id: Identificador da empresa.
Será realizado um ajuste no Painel Geral de Uso de Dados, agora não teremos os campos de limite e percentual de uso, assim como na configuração de Planos/Serviços. Para a aba de Navegação o campo que aplicava um valor de limite quando a função de Possui Franquia era ativada foi removido.
Obs.: Esses ajustes foram realizados para conformidade das normas da Anatel que proíbe práticas de suspensão/redução por limite de uso de dados.
Estará disponível a integração com uma nova OLT da Cianet.
Novo modelo de OLT compatível: CIANET E8PS
Foi implementada a possibilidade de limitar as permissões dos usuários por empresas. Dessa forma, o provedor poderá definir as empresas que o usuário poderá ter acesso.
Basta configurar as empresas que o usuário terá permissão e deslogar que as permissões serão validadas.
Foi acrescentada a possibilidade de Agrupar os Produtos cadastrados. Com isso, caso o usuário realize o cadastro incorreto dos produtos ele poderá agrupar os mesmos.
Obs.: Será possível agrupar somente produtos que sejam do mesmo Tipo. Ex: Conseguiremos agrupar apenas Patrimônio com Patrimônio, EPI com EPI e etc.
Além disso, teremos o Histórico Geral por ele conseguiremos visualizar tudo que foi alterado devido ao agrupamento dos produtos.
Obs.: Para realizar o agrupamento é necessário ter a seguinte permissão:
Estoque > Produtos > Agrupar
Agora, será possível corrigir as quantidades dos Insumos vinculados às Ordens de Serviço. Caso o usuário inclua uma quantidade maior de forma indevida, conseguiremos realizar a correção dessa quantidade.
Obs.: É necessário que o usuário tenha permissão para realizar o ajuste (Atendimento e OS > Ordem de Serviço > Retorno Insumo).
Com a permissão adicionada, basta consultar a OS, ir em Ações > Insumo. Serão listados todos os Insumos da OS, clique em Ações > Retornar Insumo, uma janela será aberta para que possamos preencher o Local de Estoque e a Quantidade para Retorno.
Após conferir, clique em Salvar e o sistema irá ajustar as quantidades na OS e também realizar uma Entrada Manual das quantidades ao Local de Estoque selecionado.
Obs.: Teremos a opção de ajustar as quantidades apenas dos Insumos que estão vinculados na OS e que não possui vinculo no cliente. Para os Insumos que tenham sido vinculados ao Cliente, é necessário realizar o Retorno ao Estoque (Equipamentos do Cliente).
E por fim, teremos um novo tipo de layout de boleto. O layout de Boleto é uma representação visual e organizacional das informações contidas em um boleto bancário. Pensando nisso, será disponibilizado um novo Tipo de Layout de Boleto, o layout Dinâmico.
São layouts customizáveis feitos em linguagem HTML. Com esse novo layout o provedor poderá customizar seus boletos, incluindo elementos com sua identidade visual ou cores personalizadas.
Obs.: Os layouts Dinâmicos são feitos em HTML.