Foi implementado ao sistema, a possibilidade de gerar boletos através do banco CORA.
A partir dessa versão, todas as Assinaturas de Contrato através do APP do Cliente, serão na posição Horizontal, tanto para Android ou IOS.
Para auxiliar no momento da assinatura, teremos uma linha pontilhada indicando a posição e o local onde deve ser realizada a assinatura.
Foi realizada uma melhoria nos históricos de remoção dos cartões dos clientes. Agora, no histórico será registrada a origem da remoção do cartão, seja pelo APP do Cliente, pela Central do Assinante ou pelo Sistema WEB.
A partir desta versão, para as abas Clientes e Portas das caixas ópticas, a ordenação dos dados será de acordo com as portas de atendimento e os equipamentos.
Além disso, na guia Clientes a ordenação pode ser alterada, clicando nas colunas para alterar a ordenação dos dados.
Foi adicionada uma nova Dashboard referente aos CRMs. Por ela conseguiremos visualizar alguns dados de acordo com o Período e o CRM filtrado.
Teremos algumas informações como Quantidade de Prospectos Convertidos, Quantidade de Cartões Estagnados, Quantidade de Prospectos Perdidos, entre outros dados.
Foi acrescentada a possibilidade de criar automações de alocação de Pool IPV4 para os serviços. Com a opção configurada, ao cadastrar um serviço que esteja dentro dos filtros preenchidos na regra, a Pool definida será automaticamente vinculada ao novo serviço.
Será implementada uma nova variável no sistema, a OBSERVACAO_OBRIGATORIA_CONTRATO_SERVICO_VENCIDO. Ao configurar a regra como Verdadeiro, quando o usuário for acessar alguns dos menus do cliente, uma nova aba será aberta listando os serviços que estão com a Vigência Vencida.
Obs.: Serão listados todos os serviços que estejam com a Vigência Vencida. Incluindo os serviços que não possuem contratos vinculados.
Para utilizar essa função, basta configurar em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável OBSERVACAO_OBRIGATORIA_CONTRATO_SERVICO_VENCIDO como Verdadeiro.
Foi implementado uma nova coluna no relatório de Demonstrativo Financeiro, sendo o Valor Total. Essa coluna é representada pela soma dos valores do Plano de Contas (Pai) e seus subplanos (Filhos), retornando o valor total desses Planos (Pai + Filhos).
Foi implementado um novo filtro na Tarefa de Automação ‘‘Abertura de atendimento para serviços desconectados’’ e no Grupo de Notificação ‘‘Clientes Desconectados por Muito Tempo’’, sendo o filtro por Grupo de Cliente.
Agora, ao configurar a regra o usuário poderá limitar através do filtro, quais clientes devem ser considerados. De acordo com os grupos que estiverem selecionados.
Buscando facilitar o acesso às funções do módulo de Mapeamento de Projetos, foram realizadas algumas alterações focadas na usabilidade, sendo elas:
A primeira mudança implementada foi no menu do projeto, anteriormente ele era acessado pelo ícone de uma engrenagem, que ficava localizado no canto superior esquerdo da tela, exibindo todas as opções em uma lista.
Agora, o ícone de menu teve seu tamanho ajustado, ficando mais visível na tela. Ao acioná-lo será apresentado as opções em um menu suspenso, podendo ser fechado clicando em qualquer área fora dele ou em alguma opção.
Essa nova exibição tem como objetivo apresentar as opções de forma mais clara e com mais destaque, facilitando para o usuário encontrar e descobrir as funções / configurações.
As opções do projeto, também passaram por algumas mudanças. Essas, que antes ficavam na frente do nome do projeto (Integração / Filtragem / Atualização), foram passadas para a parte de cima do painel, junto com o menu principal apresentado anteriormente.
As demais foram movidas para a parte superior direita do mapa, ficando suspensas e possibilitando um acesso mais rápido a elas.
Obs.: Com essa mudança, as opções que antes eram destinadas aos elementos selecionáveis do painel (pastas, caixas, postes, etc.), agora não serão mais apresentadas na parte superior do mapa. Sendo acessíveis, portanto, apenas no menu de contexto de cada elemento. Ou seja, através de um clique com o botão direito do mouse sobre o elemento no painel.
Um botão de consulta de viabilidade foi adicionado diretamente no mapa. Através dessa opção é possível iniciar o cadastro de um novo serviço ou adicionar a porta disponível a um plano já existente.
Ao acionar essa função o cursor do mouse ficará com o formato de uma cruz e assim o usuário poderá clicar sobre qualquer ponto do mapa que desejar fazer a consulta.
Após escolher a localização, o usuário poderá informar o raio da consulta para realizar a busca e em seguida vincular algum cliente ou exibir os elementos no mapa.
Obs.: O atalho de consulta de viabilidade que havia anteriormente continuará funcionando. Ou seja, com um clique com o botão direito do mouse sobre qualquer ponto vazio do mapa será iniciado a consulta de viabilidade.
As opções de elementos, que antes ficavam acessíveis no canto superior direito da tela ao começar alguma ação, agora passaram a ficar disponíveis em um painel flutuante no mapa.
Com essa alteração o usuário terá uma melhor visualização das possibilidades da ação que ele está tomando e também terá acesso rápido a essas opções.
Com esse novo painel de opções para os elementos, foi possível fazer uma melhora no processo de adição de pontos de junção.
Anteriormente, ao iniciar a adição de um novo ponto de junção era questionado ao usuário se ele queria ou não adicionar uma tarifa. Caso adicionasse, essa tarifa selecionada seria vinculada a todos os pontos de junção adicionados na ação.
Agora, é iniciado a adição sem nenhuma tela de confirmação para o cliente. Deixando-o livre para adicionar a tarifa durante a adição dos pontos. E caso ele queira adicionar para 1 ponto apenas, por exemplo, basta adicionar a tarifa, adicionar o ponto e depois remover a tarifa. Deixando mais dinâmico esse processo de adição.
Além disso, foi adicionado a opção de agendamento de sincronização completa para a integração com o Geosite.
Essa opção é útil para quando a sincronização executada na madrugada não está puxando determinados dados. Porém, deve ser utilizada com cautela pois em projetos com muitos dados, essa sincronização pode demorar para finalizar e com isso gerar transtornos aos usuários do sistema durante o uso no dia a dia.
Obs.: Para utilizar a opção de Sincronização Completa o usuário deverá portar a permissão:
Mapeamento > Projetos > Sincronização Completa
Também foi implementada uma otimização na exportação dos projetos de mapeamento. Antes para exportar um projeto com mais de 5000 elementos, por exemplo, o sistema gastava em torno de 3 minutos. Com a otimização, esse processo poderá ser feito em segundos!
Por fim, a visualização também sofreu algumas mudanças, tendo sua área de desenho aumentada e deixando a seleção de cabos em um painel lateral, que pode ser exibido clicando na opção de cabos no canto superior direito.
Como essa atualização deixa essa seleção mais escondida, ao derivar um cabo nesses elementos ele automaticamente será exibido na exibição.
Foi adicionado à Dashboard Financeira um novo painel para as Renegociações. Serão exibidos os valores de acordo com o status das Renegociações (Pago, Aguardando Pagamento e Vencido).
Foi realizada uma melhoria nos Históricos de Cancelamento de Serviços. Agora, caso o usuário selecione a opção de Desautorizar CPE durante o cancelamento do serviço, será registrado no Protocolo de Cancelamento. Além disso, também será especificado na CPE, a origem do desprovisionamento.
Foi implementado ao sistema, a possibilidade de gerar boletos através do banco BTG Pactual.
Foram realizadas algumas modificações nos ícones do APP do Cliente, agora os ícones das redes sociais serão agrupados, exceto para o Instagram.
Caso tenha outras redes sociais configuradas, como Facebook, Youtube ou Twitter elas serão agrupadas.
Agora, teremos a possibilidade de exibir os Alertas filtrando pelos POP’s de Conexão informado nos Serviços do Cliente. Dessa forma, o usuário poderá adicionar os POP’s aos aletas através do sistema WEB ou pela API.
Para a Dashboard de Redes, foi adicionada a possibilidade de visualizar os clientes Online e Offline ao clicar na quantidade. Dessa forma, conseguiremos ter um maior controle das conexões dos clientes.
Obs.: Os valores são contabilizados de acordo com o Status de Conexão em Tempo Real (Radius).
Foi acrescentado na visualização dos patrimônios o menu de Ações, através dele conseguiremos identificar os últimos movimentos, o histórico do item e também alterar as informações do mesmo (MAC, Número de Série e etc).
Foi implementada a possibilidade de definir uma Data Limite ao fixar um IPv4 ao cliente. Agora, teremos um campo opcional para que seja definido a Data Limite para o Endereçamento de IPv4.
Junto a data limite, também foi adicionado uma nova rotina para remover os IP’s, sendo a REMOVE IP FIXO.
Basta configurar a rotina e o sistema irá executa-la para remover os IP’s após a data limite.
Para o Financeiro do Cliente, foi adicionado uma nova possibilidade para o filtro de situação. Agora, conseguiremos filtrar pela situação da Cobrança ou da Fatura que esteja Vencida.
Foi disponibilizada nas respostas da API na consulta de Todos e na Consulta individual das Ordens de Serviço, o motivo_fechamento.
Foi adicionado um novo campo ao cadastrar ou editar as Promoções, sendo ele o Permite Vincular em Serviços do Cliente. Através desse campo, conseguiremos definir a disponibilidade das Promoções de acordo com a Origem do Serviço (Novo, Migrado ou Todos).
Após definir um vínculo para a Promoção, caso o serviço não se encaixe na regra, retornará erro.
Foi acrescentado um novo card à Dashboard Geral. Com ele será possível contabilizar e visualizar os clientes que estavam suspensos e solicitaram o desbloqueio em confiança.
Ao clicar no card Clientes com Desbloqueio em Confiança, uma listagem será exibida com todos os clientes que estão com o Desbloqueio em Confiança.
Além disso, foram adicionados dois novos filtros na Dashboard Geral, sendo eles o filtro por Serviços e pelos Grupos de Serviço do Cliente.
Obs.: Os filtros serão considerados apenas no gráfico Serviços Novos x Cancelados x Migrados.
Foram disponibilizadas duas novas variáveis em relação ao Endereçamento de IPV6 para clientes Suspensos Parcialmente, sendo elas:
Essa variável define qual será o nome do Pool V6 LAN no concentrador para clientes suspensos parcialmente. O campo é textual e pode ser definido com qualquer valor.
Caso queira configurar, basta acrescentar a variável em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável POOL_SUSPENSAO_PARCIAL_V6_LAN com o valor desejado.
Essa variável define qual será o nome do Pool V6 WAN no concentrador para clientes suspensos parcialmente. O campo é textual e pode ser definido com qualquer valor.
Caso queira configurar, basta acrescentar a variável em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável POOL_SUSPENSAO_PARCIAL_V6_WAN com o valor desejado.
Foi implementado ao sistema, a possibilidade de gerar boletos através do LyTex Pagamentos.
Para a integração com o OZMap foram acrescentados dois parâmetros, sendo eles:
buscar_coords_google: configurando esse parâmetro com o valor true, o sistema irá SEMPRE buscará as coordenadas do endereço do cliente na API do Google no momento em que o serviço for vinculado à uma porta de atendimento. Portanto, essa opção deverá ser configurada com cuidado pois poderá gerar custos extras ao provedor;
mapear_drop_porta: configurando esse parâmetro com o valor true, o sistema irá enviar a informação do poste mais próximo do endereço do cliente para a plataforma, e a plataforma ficará responsável por fazer o cálculo do drop desse cliente no painel.
Foi adicionado a possibilidade de Editar o Status de um Atendimento através da API. Para realizar a alteração do status, basta informar o :id_atendimento e o id_atendimento_status (novo status).
Obs.: Será possível realizar a alteração, desde que o atendimento não esteja resolvido.
Agora, será possível incluir a Checklist preenchida ao Imprimir a OS.
Dessa forma, basta que o usuário inclua a variável [[checklist]] no modelo de OS desejado e todos os dados preenchidos durante a Execução de OS, serão listados na Impressão da OS.
Para utilizar a nova variável, basta ir em Configuração > Geral > Modelo de OS e ajustar o modelo desejado.
Agora, conseguiremos escolher se os pacotes serão mantidos durante a migração de plano através dos relatórios de Serviços do Cliente. Dessa forma, o usuário poderá habilitar a opção de Manter Pacotes do Serviço Antigo para que ao finalizar a alteração de plano, os pacotes sejam mantidos.
Foi acrescentado aos relatórios de Faturas, Contas a Pagar e do Contas a Receber uma nova coluna referente aos Descontos. Agora, conseguiremos visualizar os descontos obtidos durante o pagamento de uma conta a pagar ou acrescentados nas cobranças dos clientes.
Obs.: Os valores de descontos serão contabilizados somente após o pagamento da fatura. Para uma melhor conferência consulte o relatório de Contas a Receber.
Para o painel de Renegociações, serão disponibilizados novos filtros para auxiliar na consulta e identificação das renegociações. Agora, teremos o filtro por Status do Serviço e também pela Data de Cancelamento do Serviço, os dados serão consultados de acordo com o serviço vinculado à fatura gerada pela renegociação.
Para as configurações do Tipo de Ordem de Serviço, em Ações Executadas ao Finalizar OS foi adicionado uma nova opção para definir a obrigatoriedade do vínculo da porta de atendimento ao finalizar uma OS, mesmo que já tenha uma porta vinculada ao serviço.
Dessa forma, ao configurar a opção de Forçar Vínculo de Cliente à Porta de Atendimento, ao finalizar a OS do tipo configurado, o usuário terá que documentar a porta de atendimento para conseguir finalizar a OS.
Agora, será possível definir se uma O.S poderá ou não ter seu horário modificado após ser criada. Com essa função, o provedor poderá limitar as alterações de Data e Horário das Ordens de Serviço.
Para impedir a alteração basta desabilitar a chave Permite Modificar o Horário posteriormente e salvar. Quando o usuário tentar realizar alguma alteração, o sistema irá retornar um erro.
Para visualizar a opção de Bloquear o Horário, é necessário ter a seguinte permissão:
Atendimento e OS > Ordens de Serviço > Atualizar Modificação do Horário das Ordens de Serviço
Foi realizada uma melhoria para as permissões massivas dos atendimentos. Agora, teremos novas permissões para realizar as Ações Massivas, sendo elas:
Atendimento e OS > Atendimentos > Atualizar Massivo
Atendimento e OS > Atendimentos > Fechar Atendimento Massivo
Foi acrescentada a possibilidade de Disparar E-mail, SMS, PUSH Notification e Ligação personalizados para os clientes na listagem de Assinantes Online/Offline.
Para realizar o disparo o usuário precisará das seguintes permissões:
Cliente > Assinantes Online/Offline
Após adicionar a permissão, basta ir em Clientes > Assinantes Online / Offline, selecionar os clientes que receberam a notificação e o campo de Ações será exibido para que possa selecionar o meio que será enviado.
Será adicionada uma nova configuração nos Pacotes, agora conseguiremos definir se um pacote poderá ser adicionado mais de uma vez no mesmo serviço.
Ao configurar para não Permitir Pacotes Duplicados o sistema irá validar se já existe o mesmo pacote ativo no serviço e caso tenha irá retornar erro.
Obs.: Essa validação será realizada ao Adicionar um pacote ao serviço, ao Migrar o serviço, ao Adicionar um novo plano e ao Cadastrar um novo cliente.
Foram implementados novos atributos para a Abertura de Atendimentos via API, sendo eles:
Foi acrescentada a possibilidade de Inativar a Conta através do APP do Cliente ou pelo Sistema Web. Dessa forma, o provedor ou o próprio cliente poderá cancelar o acesso ao aplicativo. Após cancelar o acesso, o cliente será deslogado do APP e não conseguirá acessa-lo novamente até que o acesso seja reestabelecido. A reativação da conta pode ser feita pela Central do Assinante ou pelo Sistema Web.
Essa alteração auxilia na publicação do APP nas lojas, evitando que seja recusado.
Obs.: Caso o acesso seja desativado pelo Provedor, o cliente não conseguirá reativar o acesso.
Para inativar o acesso ao APP, basta ir em Usuário > Inativar minha conta. Após inativar, o cliente será deslogado do aplicativo e não conseguirá acessa-lo.
Para inativar o acesso ao APP através do sistema web, basta ir no Cadastro do Cliente > Central > Permite Acessar o APP do Cliente. Após inativar, o cliente será deslogado do aplicativo e não conseguirá acessa-lo.
Obs.: Ao desativar o acesso pelo Sistema WEB, o cliente não conseguirá reativar o mesmo.
Para reativar o acesso ao APP, o cliente deverá acessar a Central do Assinante e ir até a aba Meus Dados > Ativar Cadastro no APP. Ao reativar, ele conseguirá logar normalmente no aplicativo.
Caso seja necessário que o provedor reative o acesso ao APP do Cliente, o usuário deve ir ao Cadastro do Cliente, aba Central e acionar a opção Permite Acessar o APP do Cliente. Após ativar, basta salvar a alteração e solicitar que o cliente acesse o APP novamente.
Além disso, todas as alterações de acesso a conta serão registradas no Histórico do Cliente, podendo ser consultadas quando necessário.
Foi adicionada uma nova variável no sistema, a PERMITE_CANCELAR_FATURA_NEGATIVADA. Ao configurar a regra como Verdadeiro, o usuário conseguirá cancelar ou renegociar uma fatura que esteja vinculada a uma negativação. Caso contrário, o sistema irá retornar um erro ao renegociar ou cancelar uma fatura negativada.
Obs.: Ao cancelar uma fatura vinculada a negativação, a negativação não é removida.
Caso queira configurar, basta acrescentar a variável em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável PERMITE_CANCELAR_FATURA_NEGATIVADA com o valor desejado.
Foi implementado um novo parâmetro ao realizar o faturamento das integrações de STFC. Agora, ao Processar / Faturar os números conseguiremos definir se o sistema irá buscar somente_numeros_cadastrados no Hubsoft ou continuará faturando todos os números cadastrados na plataforma como anteriormente.
Caso opte por faturar apenas os números cadastrados no sistema, basta alterar o parâmetro somente_numeros_cadastrados para Sim.
Para os históricos de alteração de status do cliente, foi adicionado o número do plano em que a alteração de status foi realizada para facilitar a identificação.
Foi adicionada uma nova variável no Layout de Recibo, sendo ela [[codigo_barras_fatura]]. Agora, será possível configurar para que o código de barras da fatura recebida seja exibido no Layout de Recibo.
Estará disponível a possibilidade de utilizar o protocolo TL1 nas integrações de OLT Fiberhome.
Para utilizar o TL1 é necessário cadastrar um servidor de gerenciamento e vinculá-lo a OLT (a comunicação com o servidor TL1 é feita via telnet e a porta padrão é 3334).
Observação: ao vincular o servidor, a integração passa a ser totalmente via TL1, fazendo com que o sistema se comunique unicamente com o servidor de gerenciamento e não mais com a OLT. Não funciona de forma hibrida igual nas OLTs Nokia.
Para o correto funcionamento, o serviço EMS-TL1-SERVER precisa estar executando na máquina onde está instalado o ANM/UNM do provedor.
Modelos de OLT homologados:
Observação: Na documentação do TL1 consta que são compatíveis os seguintes modelos de CPEs: AN5006 series, AN5506 series, HG series.
Importante: Os comandos utilizados nos perfis de CPE devem ser compatíveis com o padrão do TL1, caso não sejam o sistema vai alertar no momento de utilização do perfil.
Com relação aos perfis, caso não seja necessário executar nenhuma ação/comando, deve ser utilizado o seguinte comando do TL1: SHAKEHAND:::::;
Foi acrescentado um novo campo no Contas a Pagar. Agora, o usuário poderá preencher a Data de Emissão das contas cadastradas.
Além disso, foi acrescentado ao Formulário de Cadastro e Edição de Contas a Pagar a possibilidade de definir a obrigatoriedade do novo campo.
Foi implementado um novo status para as NFe’s, que é o status de timeout. Esse novo status foi implementado para minimizar os problemas de sincronização de Notas Fiscais, quando os servidores do SEFAZ não responderem adequadamente, evitando rejeições por duplicidade.
Quando a NFe entrar no status timeout, o sistema fará a verificação se a NFe está autorizada/rejeitada ou se foi recebida pelo servidor do SEFAZ. Podendo ter dois retornos:
NFe Aceita: A NFe realmente foi aceita pelo SEFAZ. Nesse caso o Hubsoft vai marcar a mesma como enviada e passará a verificar seu status para saber se foi autorizada ou rejeitada.
NFe Não Recebida pelo SEFAZ: A NFe não foi recebida pelo SEFAZ. Após um período se o sistema não receber nenhuma resposta informando que a Chave da NFe está protocolada, então a NFe voltará para o status «Rascunho» permitindo que ela seja enviada novamente para o SEFAZ.
Obs.: As verificações serão feitas por um período de 4 horas. Por exemplo, o sistema irá consultar a NFe por 4 horas até que seja Autorizada/Rejeitada ou até retorna-la para Rascunho.
Foi acrescentada a possibilidade de abrir Atendimentos para as Migrações de Planos realizadas pelo Aplicativo do Cliente.
Para utilizar a nova função basta configurar as regras em Configuração > Geral > App do Cliente, na aba de Configuração o usuário deverá habilitar a opção Abre Atendimento ao Migrar Serviço.
Em seguida basta configurar as regras, definindo os Serviços, Tipo de Atendimento, Status do Atendimento, Usuários Responsáveis e a Descrição do Atendimento que será aberto.
Com a regra configurada, assim que o cliente realizar a Migração de SAC através do aplicativo, um novo atendimento será aberto notificando os responsáveis.
Obs.: O atendimento será aberto para o novo serviço do cliente (para o qual ele está migrando) para que o responsável verifique se é necessário algum ajuste, como alterações de equipamento e etc.
Foi disponibilizado uma nova função no sistema referente as Ações para Eventos do Serviço, agora será possível executar um comando customizado na CPE do cliente, de acordo com o status do serviço do mesmo.
Obs.: É importante lembrar que caso essa função seja utilizada, a rotina de suspensão irá demorar para ser executada, visto que, mesmo com o serviço já suspenso no sistema, ainda é necessário executar os comandos em cada ONU.
Foi realizada uma melhoria ao visualizar as alterações realizadas em Layouts feitos em HTML. Agora, no Histórico das alterações teremos a possibilidade de Visualizar as alterações realizadas.
Os layouts afetados são:
Foi implementada a possibilidade de abrir Ordens de Serviço através da API Oficial, para isso basta informar o id_atendimento. Também conseguiremos informar os detalhes da OS como a agenda, disponibilidade, data, horário e etc.
Além disso, também foi acrescentada a possibilidade de Consultar os Horários Disponíveis nas Agendas.
Foi acrescentada uma nova configuração ao menu Principal das configurações de Execução de Ordens de Serviço. Agora, será possível definir como será preenchida por padrão a opção de Vincular os Insumos ao Cliente pelo APP do Técnico durante a execução da O.S.
Obs.: Essa configuração não impede a manipulação da chave. Apenas define um valor padrão para que facilite a execução da OS.
Foi implementada uma nova configuração no perfil de suspensão, sendo ela Enviar Controle de Banda Durante Suspensão Parcial. Ao deixar a chave desativada, quando um cliente for suspenso parcialmente, o RADIUS não irá enviar o controle de banda para o equipamento do cliente.
Essa função é útil para provedores que utilizam controle de banda estático em concentradores específicos.
Obs.: Ao habilitar essa função, o sistema irá ignorar o controle de banda do serviço, caso haja uma configuração para o envio de atributos extras neste perfil de suspensão, somente ele será enviado.
Durante a atualização a chave virá acionada, respeitando o comportamento padrão.
Foi adicionado um novo parâmetro na Listagem de Faturas (Financeiro > Fatura > Listar). Agora, será possível consultar as faturas canceladas através da API.
Basta informar incluir o atributo exibir_fatura_inativa com o valor sim e as faturas canceladas também serão listadas.
Foi realizada uma melhoria para a variável [[faturas]] do Layout do Termo de Débito, foram acrescentadas duas colunas novas com o Nosso Número da fatura e os valores de Juros / Multa.
Agora, essa variável irá listar o Nosso Número do Boleto, o Número do Plano + Descrição do Serviço, a Data Vencimento, o Valor da Fatura e o valor de Juros/Multa.
Obs.: Os valores de Juros e Multa, serão calculados de acordo com os dados preenchidos na Forma de Cobrança.
Por fim, foi adicionado a possibilidade de o usuário mapear os drops de uma caixa óptica no mapa. O drop é basicamente o caminho que o cabo deverá percorrer saindo da caixa até chegar ao endereço do cliente.
Essa opção pode ser acessada no menu de contexto do mapa, com um clique com o botão direito do mouse na caixa exibida no painel lateral ou clicando com o botão direito do mouse sobre o poste que contém a caixa e escolher a opção Drop da caixa desejada.
Clicando na opção Listar Clientes, exibida no painel flutuante, será exibido no canto direito da tela todos os clientes que estão sendo exibidos no drop. Nessa listagem será permitido focar em um determinado cliente e também esconder o drop dele.
Obs.: Ao mapear o DROP, o sistema fará uma simulação tentando encontrar o menor caminho entre as coordenadas do endereço do cliente e a localização da caixa. Com isso, caso haja algum cabo pode ocorrer de não acompanhar o caminho dele.
O processamento faz a busca pelos pontos mais próximos. Então, após encontrar o primeiro ponto o sistema tenta encontrar o pronto mais próximo do primeiro. Caso ele tenha um cabo tentamos seguir por esse cabo, mas sempre procurando pontos próximos para ver se o melhor caminho é o cabo atual.
Foi implementado ao sistema, a possibilidade de gerar boletos através do iugu.
Foi acrescentada a possibilidade de confirmar ou rejeitar o recebimento de produtos durante uma Transferência entre Locais de Estoque. Parecido com a confirmação de recebimentos de produtos pelos Usuários, agora, os responsáveis por cada local de estoque poderão aceitar ou rejeitar uma transferência de produtos.
Foi realizar uma otimização durante o retorno ao estoque, facilitando na identificação e conferência dos produtos.
Além disso, também foi acrescentada a possibilidade de Retornar e Movimentar, com essa opção os usuários conseguirão retornar os produtos para locais de estoque de outra empresa.
Agora, no modulo de POP’s, foi adicionado a funcionalidade de vinculação de usuários. Com essa nova função, se um usuário for vinculado a um POP, ele terá acesso exclusivo aos POP’s aos quais está associado e também dos POP’s que ainda não têm nenhum usuário vinculado. Além disso, se houver alguma restrição aplicada ao POP, o usuário só poderá visualizar os Equipamentos de Conexão específicos daquele POP.
Obs.: O vínculo não limita nada referente aos clientes naqueles POP, somente a listagem de POP / Equipamentos.
Foram adicionadas novas permissões no sistema para restringir o acesso à funcionalidade de visualizar clientes conectados nos equipamentos de conexão. Dessa forma, o provedor poderá limitar ou não o acesso dos usuários a essas funções.
Obs.: Essas permissões foram concedidas a todos os usuários que já possuíam autorização para visualizar ou editar um equipamento de conexão.
Está disponível uma nova integração com uma nova plataforma de Proteção de Crédito, a SCC Check - Serasa, por ela será possível realizar consultas de crédito, inserções e remoções de negativações de clientes.
Foi acrecentada uma nova variável no sistema, a DIAS_PERMITIR_REMOCAO_OS_REDE_NEUTRA. Ao configurar a regra será possível excluir ordens de serviço que estão estagnadas no provedor de rede neutra por muito tempo.
Obs.: A quantidade padrão de dias é de 30 dias.
Obs. 2: Vale lembrar que só é permitido remover ordens de serviço abertas de forma avulsa (chamado técnico). O.S.'s vinculadas às ações de cadastro e cancelamento do serviço não poderão ser removidas.
Para utilizar essa função, basta configurar em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável DIAS_PERMITIR_REMOCAO_OS_REDE_NEUTRA com o valor desejado.
Foi acrescentada uma nova plataforma de Emissão de NFSe foi integrada ao HubSoft, a NotaClick.
Através dessa plataforma teremos todas as funcionalidades que temos com os demais:
Foi realizada uma melhoria no cálculo do FUST e do FUNTTEL. Anteriormente o sistema apenas calculava esses impostos, porém essa informação ainda não era utilizada em nenhum local, pois não eram transmitidas no Conv. ICMS 115/03, nem nos arquivos do Sintegra, SPED, etc.
Agora, o valor da Base de Cálculo para obter os impostos do FUST e FUNTTEL deve calcular abatendo os impostos ICMS, PIS e COFINS, veja um exemplo abaixo:
Valor dos Serviços: R$ 100,00
Alíquota ICMS: 18%
Alíquota PIS: 0,65%
Alíquota COFINS: 3%
Alíquota FUST: 1%
Alíquota FUNTTEL: 0,5%
Valor do ICMS = R$ 100,00 x 18%
Valor do ICMS = R$ 18,00
Valor do PIS = R$ 100,00 x 0,65%
Valor do PIS = R$ 0,65
Valor do COFINS = R$ 100,00 x 3%
Valor do COFINS = R$ 3,00
Valor do FUST = R$ 78,35 x 1%
Valor do FUST = R$ 0,78
Valor do FUNTTEL = R$ 78,35 x 0,5%
Valor do FUNTTEL = R$ 0,39
Veja que no cálculo do FUST e do FUNTTEL o imposto foi calculado sobre o valor de R$ 78,35 e não R$ 100,00 que é o valor dos serviços.
Ou seja, os R$ 78,35 é a base de cálculo que foi obtida através da seguinte fórmula:
BC FUST = Valor do Serviços (R$ 100,00) - Valor PIS (R$ 0,65) - Valor do COFINS (R$ 3,00) - Valor do ICMS (R$ 18,00), a mesma regra se aplica para a base de cálculo do FUNTTEL.
Obs.: O cálculo é realizado com base na Portaria nº 1471, de 31 de outubro de 2016 item 4.7.4.1 disponível em: Portaria nº1471.
Será disponibilizado o módulo para gerencimaneto da lista de CNAE, para acessar o módulo basta ir em Configuração > Fiscal > CNAE.
E por fim, para a Integração modelo FTTP com a V-Tal, foi adicionada uma nova ação, para permitir a reassociação de CPE em serviços ativos.
Essa funcionalidade pode ser útil caso ocorra algum problema com o equipamento atual do assinante.