Será realizada uma pequena mudança no detalhamento de chamadas STFC durante a impressão de faturas.
Agora, cada número de origem terá uma tabela listando as ligações de destino e o valor de cada uma, deixando a visualização mais simples e de fácil identificação.
Agora, através do relatório de Serviços / Planos do Cliente, teremos uma opção para vincular números de forma massiva aos clientes.
Para realizar o vínculo massivo de número, o usuário precisará ter a seguinte permissão:
Relatórios > Serviços do Cliente > Associar Números STFC Massivo
Em seguida, basta que o usuário vá em Relatórios > Serviços do Cliente, carregue os filtros desejados, selecione os clientes, em Ações > Associar Números de STFC. Será necessário que o usuário preencha a integração, o plano e o número inicial.
Obs.: O número inicial servirá para o sistema pegue os números que são maiores ou iguais ao número selecionado.
Além disso, conseguiremos remover os números de STFC massivamente através do Relatório de STFC. Para conseguir realizar a desassociação massiva dos números, o usuário precisará da seguinte permissão:
Relatórios > STFC > Desassociar Números Massivo
Com a permissão adicionada, basta que o usuário vá em Relatórios > STFC, carregue os filtros desejados, selecione os clientes, em Ações > Desassociar Números de STFC.
Ao fazer uma migração de titularidade de um plano do cliente o sistema irá apagar os números do plano antigo e adicionar no novo plano. Sendo que os números do plano antigo ficarão com o status de aguardando_exclusao e os do novo plano ficarão com o status de aguardando_cadastro.
Sempre que cadastramos um número STFC uma senha é gerada e para algumas plataformas essa senha é transmitida. Portanto, aumentamos a quantidade de caracteres para 12, ao invés dos 6 atuais.
Ao adicionar um novo número STFC disponibilizaremos um campo de consulta para facilitar quando houver muitos números cadastrados.
Através do Relatório STFC passaremos a permitir a geração do faturamento customizado, a princípio estará disponível apenas para a plataforma VSC.
Com o faturamento customizado o sistema irá consultar na API apenas os clientes selecionados no relatório para realizar seu faturamento.
Obs.: Por ser uma função apenas para a plataforma VSC, será necessário filtrar pela integração.
Foi acrescentado um novo parâmetro na integração da VSC (STFC) para ignorar os valores de chamadas que foram realizadas por números que possuem planos com franquia. Dessa forma, basta que seja configurado o parâmetro faturar_planos_franquia com o valor false para que o sistema não contabilize esses valores.
Além disso, também foi adicionada uma observação com a palavra ilimitado na frente do número, no detalhamento de chamadas STFC da impressão das faturas.
Agora ao cancelar o plano de um cliente que contenham números STFC, esses números serão adicionados para exclusão automaticamente.
Foi adicionado uma nova Regra Dinâmica, a DIAS_CONCEDER_DESCONTO_COBRANCA_APOS_VENCIMENTO. Essa nova regra irá limitar a quantidade de dias após o vencimento que cada usuário poderá adicionar um desconto à cobrança, seja ele um desconto de abate ou um desconto promocional.
Para utilizar a função, basta ir em Configuração > Geral > Usuários, em Ações > Editar, vá até a aba de Regra Dinâmica, clique em Adicionar, selecione a regra, defina o valor e salve a alteração.
Obs.: Essas regras NÃO são as mesmas das Variáveis de Configuração, são novas «Variáveis».
Após configurar a regra, caso o usuário tente conceder um desconto a um boleto vencido a um determinado tempo, irá retornar um alerta.
Foi implementado no sistema, a possibilidade de gerar o BOLETO + PIX através do banco Itaú. Os boletos híbridos poderão ser pagos via PIX utilizando QR Code que o banco irá gerar automaticamente no registro do boleto.
Foi disponibilizada uma nova integração com uma plataforma de conteúdo, a Kaspersky.
A plataforma Kaspersky é uma empresa especializada na produção de softwares de segurança à Internet, com distribuição de soluções para segurança da informação contra vírus, hackers, spam, trojans e spywares.
Será adicionado um novo filtro no Relatório de Serviços / Planos do Cliente, o Situação do Contrato.
Através dele conseguiremos filtrar os Serviços sem Contratos, os Serviços com Contratos Aceitos e também os Serviços com Contratos NÃO Aceitos.
Para utilizar o mesmo, basta ir em Relatórios > Serviços do Ciente
Foi acrescentado o campo de tipo de serviço Nenhum (Padrão do Serviço) ao adicionar um evento de faturamento massivamente pelo relatório de serviços do cliente, ao adicionar um serviço cobrado no módulo de execução de O.S e também ao cobrar ou descontar as alterações de vencimento.
Para as alterações de vencimento, ao ativar a chave de Cobrar Alteração de Vencimento ou Descontar Alteração de Vencimento na forma de cobrança, aparecerá uma listagem de todos os tipos de serviço para que o usuário escolha o que deseja, incluindo a opção de Nenhum (Padrão do Serviço).
Será implementado um novo campo no menu de Notas Fiscais de Telecom (21 e 22) e nas Notas Fiscais de Serviço (ISS), o campo de Histórico Geral.
Através dele será registrado todos os filtros utilizados ao Carregar ou Emitir as Notas Fiscais.
A partir desta versão, será possível clonar os pacotes, essa nova função é similar à clonagem de serviços/planos.
Para realizar a mesma, basta ir em Configuração > Geral > Pacotes, após listar todos os pacotes, em Ações clique em Clonar Pacotes e informe o nome do novo pacote que será criado a partir da clonagem.
Lembrando que para utilizar a função é necessário que o usuário tenha a seguinte permissão:
Configuração > Geral > Pacotes
Foram feitas algumas correções durante o preenchimento dos endereços, sendo elas:
Assim como há a restrição por Cidades nos Atendimentos e OS, também será implementado a restrição em relação ao Fluxo de Atendimento. Dessa forma, os usuários que possuírem alguma restrição por Cidades, conseguirão visualizar somente os atendimentos dos clientes que forem daquela cidade.
Foi acrescentada uma nova coluna ao visualizar as Ordens de Serviço dos Clientes, sendo ela o Nº Serviço, que representa o id_cliente_servico do serviço vinculado à OS.
A partir desta versão, será implementada uma melhoria na integração com OLTS CDATA, modelo FD10X, agora será possível fazer a busca de CPES através do MAC da mesma, sem a necessidade de listar todas as ONUS da PON.
Agora, será possível imprimir os boletos vencidos durante a impressão massiva de boletos, basta ativar a opção Imprimir Vencidos.
Foram realizadas duas melhorias nas Tarefas de Automação (Configuração > Geral > Tarefas de Automação), sendo elas:
Foram acrescentados novos campos na tarefa de Cancelamento Automático de Serviços Suspensos, sendo eles
Quantos dias a partir da data atual para Data de Início Programado (dias): Determina a data de início programado para a O.S. que é aberta para os Serviços, caso o campo fique vazio, ele irá manter o padrão do sistema (primeiro dia útil da semana seguinte), ou caso coloque uma quantidade de dias, ele irá calcula.
Exemplo: caso nesse campo seja definido como 2 dias, hoje sendo dia 03/01, ele irá definir o início programado para dia 05/01.
Cancelar Faturas Pendentes: Também conseguiremos definir para cancelar as faturas pendentes do serviço que está sendo cancelado. Por padrão a opção virá como Não.
Abrir Apenas Atendimento: Será possível configurar para que seja aberto apenas o atendimento para os serviços cancelados.
Essa opção é útil para quando o usuário não quiser abrir um Atendimento com OS de Retirada, assim abrindo apenas um atendimento para auditar.
Agora, conseguiremos definir em quais dias da semana a tarefa poderá ser executada. Por exemplo, se for definido apenas Terça Feiras, toda terça à 00h, a tarefa será executada.
Conseguiremos também, adicionar mais de uma tarefa do mesmo Tipo, contudo, somente poderão ser criadas novas tarefas de mesmo tipo, quando o seu tipo for:
Abertura de atendimento para serviços desconectados
Abertura de atendimento após Habilitação
Abertura de atendimento para auditoria
Isso porque esses Tipos utilizam Serviços específicos para fazer a abertura, assim podendo criar várias tarefas com diferentes Serviços ou configurações.
Foi adicionado um novo campo, sendo ele o Intervalo de dias entre a abertura de atendimentos. Ao configurar esse parâmetro, o sistema irá verificar se o serviço do cliente já teve um atendimento aberto anteriormente pela tarefa de automação dentro da quantidade de dias definida.
Por exemplo, se definirmos um intervalo de 30 dias entre a abertura de um atendimento e outro. Ao executar a tarefa, o sistema irá verificar os clientes inadimplentes e irá abrir um novo atendimento para o mesmo, somente após 30 dias caso já tenha sido aberto anteriormente.
Será adicionada uma validação na migração de planos que tenham portas de atendimento com vínculo pendente.
Essa alteração foi requisitada pois quando o usuário fazia uma nova migração para um plano que ainda não tinha a porta vinculada, as referências ficavam erradas, pois a porta acabava indo para o plano antigo.
Portanto, agora ao tentar realizar essa ação o sistema irá mostrar um alerta. Nesse alerta o usuário terá a opção de forçar a migração para que a porta de destino será vinculada ao novo serviço migrado.
Será implementado a possibilidade de Copiar Checklists ao Editar os tipos de Ordem de Serviço. Dessa forma, ao editar a OS, basta clicar em Copiar Checklist de outro Tipo de O.S, o sistema irá listar todos os Tipos de OS que possuem checklist, o usuário deverá selecionar o Tipo de OS que possui a checklist que será copiada e clicar em Copiar.
A partir disso, será possível personalizar a checklist, removendo ou alterando o que foi copiado. Por fim, basta salvar e a checklist já estará vinculada à OS.
Nesta versão, estará disponível a integração com um novo modelo de OLT PON do fabricante Zyxel.
Novo modelo de OLT compatível: ZYXEL 1408A
Obs.: Esse equipamento não realiza o provisionamento das ONUS/ONTS, apenas autorização, portanto o perfil de CPE será um pouco diferente.
Será acrescentado em Atendimento e OS > Agenda de Técnicos históricos individuais de adição, alteração ou exclusão de bloqueios de horários dos técnicos.
Além disso, foram adicionados na agenda dos técnicos no momento da visualização ou edição de bloqueios de horário, o e-mail e nome do técnico ao qual o bloqueio pertence.
Foi adicionada a possibilidade de editar o Mês/Ano Competência de todas as parcelas, caso a conta a pagar seja parcelada, através da opção Editar Todas as Contas. Evitando assim que seja necessário editar o campo em todas as parcelas de forma individual.
Agora, ao visualizar a CPE será exibido Índice da ONU.
E por fim, foram incluídos os campos de Origem do Serviço em outros locais do sistema, como no cadastro e edição de Prospectos e no cadastro de Clientes.
Além disso, também foi acrescentado ao Formulário de Cadastro e Edição de Serviços do Cliente a possibilidade de definir a obrigatoriedade do campo Origem do Serviço.
Foi disponibilizada uma nova integração com uma plataforma de conteúdo, a Panaccess.
Essa plataforma disponibiliza serviços de TV OTT, que é um serviço público de televisão pela internet que permite acesso a conteúdo de todo o mundo através de programação ‘on demand’, ou seja, você seleciona o que quer ver e quando.
Foram acrescentadas três novas variáveis para o Perfil de CPE, sendo elas:
[[nome_caixa_optica]]: Trará o nome da CTO selecionada no momento do provisionamento.
[[numero_porta_atendimento]]: Trará o número da porta de atendimento selecionada também no provisionamento.
[[model]]: Trará o modelo da ONU que está sendo autorizada, disponível na integração com as OLTS Huawei e ZTE C600 .
?cli: : (Opcional) Instrução para utilizar comandos via SSH (OLT Nokia).
?tl1: : (Opcional) Instrução para utilizar comandos via TL1 (OLT Nokia) necessita do servidor de gerenciamento
Obs.: As variáveis ?cli: e ?tl1: são opcionais e funcionam somente na integração com OLT Nokia. O uso dessas variáveis é para caso bem específicos onde faz-se necessário executar comandos via ssh e tl1 para configurar a CPE.
Para o correto funcionamento desse tipo de perfil «hibrido» cada comando deve conter as variáveis no início, como nos exemplos.
Também ao Editar Tipo de OS, teremos uma nova opção de Permite Fechar o Atendimento que por padrão virá como sim, pois corresponde ao comportamento atual do sistema. Caso o usuário desative essa chave, ao finalizar uma OS através do sistema web, o botão de Fechar OS e Atendimento será desabilitado, restando apenas a opção de Fechar a O.S.
Já ao finalizar a OS pelo aplicativo do Técnico, o sistema irá validar como a regra está configurada para que feche ou não o Atendimento.
Foi disponibilizada a integração com um novo modelo de OLT do fabricante Furukawa.
Novo modelo de OLT compatível: G2500
E por fim, foi disponibilizado um novo parâmetro no Layout de Carnês, o ocultar-cpf-cnpj-recibo que irá ocultar o CPF/CNPJ do cliente do recibo ao imprimir os carnês.
Foi criada uma nova permissão, ela irá definir se o usuário poderá ou não alterar o status do serviço do cliente ao adicionar ou editar o Serviço no Cliente.
Para ter essa permissão, basta ir em Configuração > Geral > Usuários, em Ações > Editar > aba Permissões
Cliente > Editar > Serviço > Editar > Informações > Alterar o Status do Serviço
Caso o usuário não tenha essa permissão, o campo ficará inativo e ele não conseguirá alterar o Status.
Obs.: Todos os usuários que possuem permissão para editar um serviço vão receber esta permissão por padrão.
Foi adicionada uma nova funcionalidade para clonar as permissões dos Grupos de Permissão. Assim como, a clonagem de permissões de usuários, na clonagem de Grupos de Permissão o usuário irá selecionar se deseja clonar as permissões de um usuário ou de um outro grupo.
Também foi acrescentada a opção de definir um Serviço ao realizar a renegociação de um Cliente. Dessa forma, o sistema irá listar todos os serviços vinculados às faturas para que o usuário selecione em qual serviço deseja vincular a fatura renegociada.
Anteriormente o serviço era definido de forma aleatória durante a renegociação.
Passaremos a validar as permissões de visualização de elementos do mapa dos Projetos de mapeamento. Anteriormente, essa permissão não estava sendo validada ao carregar os elementos. Portanto, agora o sistema só irá exibir e buscar os elementos que o usuário tiver permissão de Visualizar.
Caso haja algum elemento que o usuário não tenha permissão para carregar, será exibido um ícone de atenção na página do projeto. Ao clicar sobre ele detalharemos quais itens o usuário não possui permissão.
Obs.: Caso o usuário não tenha permissão de visualizar os elementos, esses elementos poderão não ser contabilizados nas pastas.
Foi acrescentado um novo parâmetro nos dados de STFC, esse parâmetro é utilizado quando a composição do serviço é referente a telefonia (Tipo de Utilização = 1 e Classificação do Item doc. Fiscal = 0101) para validação das Notas Fiscais no Convênio 115/03.
Ao adicionar o parâmetro numero_telefone_nf e informar o número de telefone do cliente, será possível emitir a NF e validar o arquivo sem erros. Caso não seja informado o número no cliente, e o mesmo estiver com a composição 1 - Telefonia, por padrão irá ser informado o número que consta no cadastro da empresa.
Será adicionado uma nova configuração para a Central do Assinante, que é a: Exigir Assinatura para Aceite de Contrato.
Caso a opção esteja habilitada, os aceites de contrato na Central do Assinante passarão a exigir a assinatura digital dos clientes. Podendo ser desenhada com o mouse ou por gestos, caso acessado pelo celular.
Essa assinatura, portanto, funcionará da mesma forma que a assinatura via app, ficando disponível através da variável [[assinatura]] para exibição nos contratos.
Foram adicionadas novas tarefas de automação para auxiliar nos processos do dia-a-dia, sendo elas:
Com a tarefa Abertura de atendimento após habilitação o provedor poderá configurar para abrir atendimentos para os novos clientes, alguns dias após a data de habilitação do mesmo.
Para utilizar a mesma, será necessário definir alguns dados, como:
Ao adicionar a tarefa Abertura de atendimento para auditoria, conseguiremos validar as OS Finalizadas nos últimos dias, para que o provedor possa auditar as mesmas.
Para utilizar a mesma, será necessário definir alguns dados, como:
Ao configurar a tarefa Apagar atendimentos que estão como rascunho, o sistema irá excluir os atendimentos que estejam como Rascunho.
Para utilizar a mesma, será necessário definir alguns dados, como:
Dias após a criação do Atendimento: Quantidade de Dias após a criação do Atendimento para que seja removido.
Quantidade máxima de atendimentos por execução (Numérico): Quantidade de Atendimentos que serão removidos em cada tarefa.
Obs.: Além da listagem dos atendimentos, a remoção ficará registrado no Histórico do Cliente.
Foi realizada uma pequena alteração no nome do campo blacklist do cadastro do cliente e também no relatório de clientes, agora o campo irá se chamar Blocklist.
Além disso, também foi acrescentado um pop-up de confirmação ao remover o cliente da Blocklist.
Foi implementada uma pequena mudança na visualização das ONUS autorizadas, agora o sistema irá exibir também a descrição da CPE na consulta (mesma descrição definida no momento do provisionamento em Rede > CPEs).
Além disso, foi acrescentada uma nova opção nas configurações de Execução de OS em relação aos fechamentos de OS pelo aplicativo, sendo ela Manter Atendimento com OS aberta.
Com essa opção ativa, ao finalizar a OS pelo aplicativo, o sistema irá verificar se há outras OS’s em aberto no atendimento e caso tenha, apenas a OS será finalizada. Dessa forma, o técnico não será impedido de finalizar a OS, caso o atendimento tenha outra OS vinculada.
Para o relatório de Eventos de Faturamento, foi adicionado o filtro pela Forma de Cobrança que está configurada no Serviço do Cliente.
Foi realizada a remoção da obrigatoriedade das Instruções 1 e 2 da Forma de Cobrança, dessa forma o provedor poderá optar por preencher ou não os campos.
Foi acrescentado um novo filtro, através dele conseguiremos filtrar pelo Setor na Agenda de Técnicos e também na listagem de Ordens de Serviço em O.S (Linha do Tempo).
Foi adicionado no momento da Consulta de Clientes e no menu de Serviços do Cliente a possibilidade de visualizar os Alertas que o mesmo tem.
Para que seja possível visualizar os alertas no cliente, será necessário que nas configurações do alerta a opção Consulta de Clientes esteja ativa.
Para o relatório de Demonstrativo Financeiro foi realizado um ajuste no filtro de Caixas Financeiros. Agora, serão listados todos os caixas, ativos e inativos.
Foi adicionada uma nova funcionalidade nas configurações da NFe (Configuração > Geral > Empresa > Empresa). Agora, ao editar uma empresa, na aba de NFe, será possível definir pessoas físicas e/ou jurídicas autorizadas a obter o XML de cada NFe emitida no Hubsoft (a partir do momento que a configuração é realizada).
Toda NFe somente pode ser visualizada por completa (acesso ao XML) no portal nacional pela empresa emitente e/ou pelo destinatário utilizando o certificado digital.
Porém com essa funcionalidade, poderemos indicar outras pessoas que podem ter acesso a esses arquivos, como por exemplo, o contador responsável pela empresa.
Dessa forma, caso o sistema da contabilidade consiga se conectar à SEFAZ (via Webservice), ele poderá importar todos os XML automaticamente, sem a necessidade de fazer a importação manual das notas e/ou exportação de arquivos do Hubsoft.
Foi implementado no sistema, a possibilidade de gerar boletos através do banco Sofisa.
Também foram acrescentadas três novas variáveis para os Layouts de Email das Notas Fiscais, sendo elas:
Conseguiremos utilizar as mesmas nos Layout’s de Email de Tipo:
Foi implementada a criptografia de anexos enviados por e-mail, agora o provedor poderá definir se ao abrir o anexo, o cliente precisará preencher uma senha de acesso.
Para solicitar a senha ao visualizar os anexos, basta ir em Configuração > Geral > Layout de E-mail e configurar se deve Utilizar Senha no Anexo. Caso seja configurado como Sim ao tentar abrir o anexo a senha será solicitada.
Atualmente os seguintes Anexos poderão ter senhas:
Obs.: A senha será composta pelos 4 primeiros dígitos do CPF/CNPJ (documento) do cadastro do cliente.
Estará disponível a integração com um novo tipo de Gerenciador de CPEs, o Made4it. A Made4it é uma empresa que oferece diversas soluções para provedores. Dentre elas a Made4Graph (tr069) que possibilita o gerenciamento de CPEs, semelhante as plataformas Anlix/GenieACS.
Para configurar a integração, é necessário cadastrar no sistema os seguintes dados:
Conseguiremos realizar as seguintes ações:
Foi implementado a homologação com o Débito Automático do Sicredi (v4). Agora, conseguiremos emitir os boletos de débito automático através do Sicredi pela v4.
Foi realizada melhoria para separar as permissões dos anexos de todos os locais que tinham a permissão anteriormente. Agora, conseguiremos limitar as ações dos usuários em relação aos anexos.
Foi adicionado nas integrações com as OLTs Huawei um novo resultado ao visualizar o status da ONU/ONT.
Agora conseguiremos visualizar o sinal de envio da OLT, através do parâmetro OLT_TX_SIGNAL.
Além disso, também teremos a possibilidade de restaurar aos padrões de fábrica nas integrações com as OLTs Huawei de uma ONU/ONT a partir da tela de Status da CPE.
Foi implementada uma nova variável no sistema, a PERMITE_FINALIZAR_ORDEM_SERVICO_COM_DATA_RETROATIVA_A_ABERTURA. Com ela o provedor conseguirá impedir que a Data de Fechamento da OS seja menor que a Data de Cadastro da mesma.
Obs.: Caso a variável não seja configurada, por padrão o sistema irá permitir o Fechamento com Data Retroativa a do Cadastro.
Para utilizar essa função, basta configurar em Configuração > Geral > Variáveis de Configuração e adicionar a variável PERMITE_FINALIZAR_ORDEM_SERVICO_COM_DATA_RETROATIVA_A_ABERTURA e informar o valor desejado.
Agora, teremos a possibilidade de Apagar o faturamento de STFC com Tipo de Lançamento como Fatura. Assim, ao apagar o faturamento as faturas serão canceladas.
Anteriormente o sistema permitia a exclusão somente em casos de terem gerado Eventos de Faturamento durante o processamento do faturamento de STFC.
Obs.: O sistema somente irá remover o faturamento caso nenhuma fatura que conste no mesmo tenha sido Registrada/Transmitida ou Renegociada.
Foi implementado a homologação com o Débito Automático da Caixa (v4). Agora, conseguiremos emitir os boletos de débito automático através da Caixa pela v4.
Foi acrescentado ao Relatório de Serviços sem Autenticação, os filtros por Grupo de Cliente e Grupo de Serviços do Cliente.
Foi implementada a possibilidade de Salvar Filtros na Consulta de Clientes.
Foi adicionado um novo parâmetro nas integrações de PIX, o validade_apos_vencimento. Com ele o provedor poderá configurar a validade de um PIX, ou seja, quanto tempo ele ficará ativo após o vencimento.
Obs.: Essa opção é válida apenas para integrações que utilizam COBV.
Por fim, teremos a possibilidade de encerrar as OS’s ignorando a obrigatoriedade do preenchimento de alguns dados, como Checklist, Fotos, Retirada de Equipamentos e etc.
Dessa forma, os técnicos conseguirão finalizar uma OS como Não Concluída, apenas preenchendo a descrição e selecionando um Motivo de Fechamento de OS que esteja configurado para Ignorar Parametros Obrigatórios.