O módulo de Tarefas é uma ferramenta para gerenciar e otimizar o fluxo de trabalho da empresa de maneira eficaz, além de melhorar a rotina dos colaboradores. Com esse novo módulo, os usuários poderão atribuir e administrar as tarefas com facilidade, garantindo a execução eficiente das atividades e promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo e organizado.
Antes de iniciarmos a utilização do módulo de tarefas, é interessante verificarmos se o usuário possui todas as permissões de acesso necessárias. Caso haja permissões faltantes, solicite ao seu gestor para que adicione às mesmas.
Em seguida, verifique se todas as configurações foram realizadas corretamente. Caso tenha dúvidas, acesse nossa documentação sobre as configurações das tarefas clicando em: Configurações das Tarefas.
Para visualizar o painel de tarefas, acesse o Menu Lateral > Tarefas, ao acessar, estarão disponíveis dois modos de visualização em lista e por etapas, conforme imagens abaixo:
Além disso, o módulo contará com filtros que permitirão aplicar diversos parâmetros para restringir ou expandir a busca pelas tarefas, proporcionando uma visualização mais personalizada e eficiente.
Obs.: Caso nem todas as tarefas estejam sendo listadas, verifique se seu usuário possui alguma restrição de acesso, como a permissão Tarefas > Listar Todas. Quando ela não for adicionada, o usuário verá apenas as tarefas nas quais está vinculado de alguma forma (como responsável, participante ou cadastro).
![]()
Caso seja necessário compartilhar ou enviar a tarefa para conferência ou verificação por outro responsável, você poderá Copiar Link da Tarefa de forma prática, facilitando o processo. Basta clicar no ícone no canto superior esquerdo, e o link será copiado, podendo ser compartilhado de maneira rápida e eficiente. Conforme ilustrado abaixo:
Para adicionar uma nova tarefa, clique em Adicionar e preencha os seguintes campos:
Após selecionar a Categoria de Tarefa, alguns campos serão preenchidos automaticamente. Sendo possível alterar os mesmos, como a Data Limite e Usuário responsável. Somente o campo de setor ficará restrito, quando na categoria a distribuição automática estiver ativada.
Além disso, o passo a passo cadastrado na categoria será exibido para facilitar a execução da tarefa, conforme exemplo na imagem:
Após o cadastro da tarefa, todos os usuários vinculados a ela receberão uma notificação. Isso também ocorrerá em caso de alterações ou modificação na tarefa.
Para editar uma tarefa, clique na opção Ações > Visualizar / Editar e ative a chave Editar. Durante a edição, será possível modificar os dados da tarefa, além de visualizar e alterar informações adicionais, como as checklists, os usuários participantes, os comentários e os anexos da tarefa. Após alterar as informações, clique em Salvar para que atualize os dados. Conforme passo a passo abaixo:
Obs.: A tarefa só poderá ser editada, caso não tenha sido iniciada. Após iniciar, conseguiremos apenas marcar os itens das checklists, adicionar comentários ou anexos.
Obs. 2: Somente os usuários vinculados à tarefa poderão realizar alterações na mesma.
Para iniciar uma tarefa, clique na opção Ações > Iniciar Tarefa. Isso fará com que seu status mude para «Em Execução», conforme imagens abaixo:
Obs. 2: Somente os usuários vinculados à tarefa poderão iniciá-la.
Durante a execução da tarefa, o usuário precisará preencher as checklists, adicionar comentários e anexos, caso essas informações estejam configuradas como obrigatórias na categoria da tarefa.
Para preencher a checklist, basta que o usuário clique no checkbox, marcando os itens que foram concluídos, como ilustrado abaixo:
Para adicionar comentários na tarefa, será necessário escrever o comentário e em seguida clicar em adicionar, conforme exemplo abaixo:
Por último, teremos os anexos. Poderá ser adicionado qualquer arquivo ou imagem necessária para documentação. Para adicionar um anexo à tarefa, clique em adicionar e selecione o arquivo; ele ficará pendente até que o usuário salve, como no exemplo abaixo:
Após iniciar a tarefa, caso o usuário identifique que não conseguirá concluir a tarefa naquele momento. Ele conseguirá cancelar a execução clicando em Ações > Cancelar Tarefa. Isso irá alterar seu status para «Aguardando Início», conforme exemplo abaixo:
Obs.: Todas as alterações são registradas no histórico da tarefa (em Ações > Histórico), permitindo a auditoria de todas as mudanças realizadas.
Para concluir uma tarefa que está em execução, vá até a opção Ações > Concluir Tarefa, preencha o campo de Descrição da Conclusão e confirme. Isso irá concluir a tarefa, alterando seu status para «Concluído» e registrará a data de conclusão.
Obs.: Podem existir algumas obrigatoriedades de preenchimento para concluir a tarefa, como o preenchimento das checklist’s, inclusão de comentários e anexos.
Obs.: Somente os usuários vinculados à tarefa poderão concluí-la.
Após concluir uma tarefa, caso seja necessário retomar a execução, seja por tópicos não validados ou devido a uma nova revisão, conseguiremos retomar a tarefa. Dessa forma, para retomar a execução da tarefa, basta que o usuário clique em Ações > Retormar Execução, confirme a ação e a tarefa ficará com o status Em Execução para que possam realizar as validações. Conforme ilustrado nas imagens abaixo:
Obs.: Somente Usuários com permissão, conseguirão retormar as tarefas.
Por fim, conseguiremos realizar alterações massivas nas tarefas. A princípio, teremos as opções de alterar o Usuário Responsável e os Usuários Participantes.
Para realizar uma edição massiva, basta selecionar as tarefas desejadas; clique em Editar Tarefas em Massa, selecione as opções desejadas (Usuários Responsáveis / Usuários Pariticipantes) e escolha os usuários. Após concluir, todas as tarefas selecionadas terão seus dados alterados, conforme imagem abaixo:
Atenção!
Somente usuário que estejam vinculados de alguma forma a tarefa, poderão alterar a mesma.
Ao selecionar tarefas de diferentes categorias, é importante observar o setor associado. A tarefa só poderá ser alterada se o usuário pertencer ao setor vinculado a ela.