Para consultar o Faturamento de Carnês, basta seguir os seguintes passos:
Módulos-> Financeiro -> Faturamento de carnês.
Na página de Faturamento de Carnês, você verá os últimos faturamentos, que incluem informações como Usuário, Parcelas, Data Cadastro e Ações (Visualizar e Apagar).
Esta página é destinada a gerar faturamentos em massa. Caso precise gerar a fatura de um único cliente, vá diretamente ao financeiro do cliente e clique em «Adicionar Cobrança» ou «Adicionar Fatura».
Vale ressaltar que quando você vai gerar um novo faturamento, ele vai sempre dar continuidade do ultimo e caso dê algum alerta, sempre verifique para não ter erro, caso seja algum alerta de vencimento menor que a data atual, você pode desmarcar para não gerar aquele carnê, e ir no cliente para gerar manualmente.
Para gerar o Faturamento de Carnês, basta seguir os seguintes passos:
No menu lateral, clique em Financeiro > selecione Faturamento de Carnês e clique em Adicionar
Conforme a imagem abaixo, basta selecionar/preencher os filtros desejados. É importante lembrar que, se você optar pela opção Todos no filtro de Forma de cobrança, o faturamento será gerado para todos os bancos.
No faturamento de carnês você filtra conforme necessário, os filtros obrigatórios são:
Dias para Vencer: Onde é definido quantos dias faltam para o carnê do cliente terminar. Caso queira validar os carnês que já tenham terminado pode estar colocando 1 dia para vencer.
Parcelas: Seria a quantidade de parcelas que vai gerar para o cliente.
Depois de preencher todos os filtros desejados, clique em Carregar faturamento. O sistema mostrará um resumo de todos os carnês que serão gerados com base nos filtros selecionados, além de alertas que precisam ser corrigidos antes da geração dos carnês.
Observe que o sistema exibiu alguns alertas que devem ser analisados antes de prosseguir com o processamento do faturamento.
Você também poderá visualizar o detalhamento dos carnês gerados para cada cliente. Para isso, clique em Detalhar, onde será possível verificar informações como Vencimento, Valor, Cobrança e Valor da Cobrança.
Após revisar e corrigir os alertas, se necessário, clique em Gerar Carnês. O sistema exibirá uma notificação na parte superior da tela confirmando a geração do faturamento e lembrando sobre a remessa bancária, se essa cobrança exigir envio ao banco.
Além disso, o faturamento gerado ficará disponível na tela inicial do faturamento de carnês, mostrando informações como Usuário, Parcelas, Data Cadastro e Ações (Visualizar e Apagar) e se o mesmo foi gerado de forma automática ou manual.
Você poderá realizar algumas ações, como visualizar ou apagar o faturamento. Para isso, localize o faturamento desejado, clique em Ações e escolha a opção desejada: visualizar ou apagar.
Para configurar o faturamento de carnês de forma automática, vá até o ícone de engrenagem na parte superior da tela e ative a opção Faturamento Automático Ativado
Para obter mais informações sobre o faturamento automático, clique no ícone de interrogação ao lado da chave de ativação. O sistema fornecerá uma explicação detalhada sobre o faturamento de carnês automático.
Após ativar a chave de faturamento automático, preencha os campos necessários na aba de configuração conforme suas necessidades e clique em Salvar. Para visualizar o histórico de todas as alterações realizadas na configuração, clique na aba de Históricos.
NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR A REMESSA BANCÁRIA. (Caso não possua vinculo com a API de Registros)
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados com o Faturamento de Carnês. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Sim, o carnê bancário gerado manualmente pelo financeiro do cliente será reconhecido pelo faturamento automático, disponível em Manu > Financeiro > Faturamento de Carnê, o que ajuda a evitar duplicidades. Contudo, para clientes com cobranças mensais, o sistema não identifica automaticamente as cobranças inseridas manualmente, o que pode levar a duplicidade. Por isso, recomendamos gerar as cobranças de mensalidades pelo faturamento mensal para evitar inconsistências. Cobranças avulsas podem ser adicionadas diretamente no financeiro do cliente.
Um alerta pode surgir se houver carnês com datas de vencimento que já passaram. Isso indica que é necessário revisar essas faturas antes de prosseguir com o faturamento. Embora corrigir esses alertas não seja obrigatório, fazê-lo pode oferecer uma visão mais clara dos clientes sem carnê e diminuir a chance de erros futuros.
⠀