O local de estoque pode ser um lugar físico ou um espaço designado para armazenar as mercadorias e os equipamentos. Dessa forma, conseguiremos adicionar vários locais de estoque no sistema, para que o provedor consiga organizar melhor os seus produtos.
Para adicionar um novo Local de Estoque, vá em Estoque > Locais de Estoque, clique em Adicionar.
Preencha os campos que são obrigatórios (*), como a Descrição, a Empresa, o Endereço, Emite NFe, se Permite o Vínculo na Composição e os Usuários que terão permissão a ele.
Obs.: Temos dois campos opcionais, sendo eles o Solicitar a Confirmação de Transferência Obrigatóira e os Usuários Responsáveis.
Esses campos devem ser preenchidos quando é necessário que nas Transferências entre Estoques, os usuário realizem a confirmação ou rejeição do recebimento dos produtos.
Na aba de Usuários, inclua todos os usuários que terão acesso a esse local de estoque.
Após preencher todos os campos e adicionar os usuários, clique em Salvar
Caso você se esqueça de definir os usuários que terão permissão ao local de estoque, será necessário ir em Configuração > Geral > Usuários e definir a mesma no usuário.
Com o local de estoque cadastrado, conseguiremos realizar algumas ações, como:
Obs.: Ao realizar alguns movimentos, como o retorno ao estoque, o sistema sempre irá retornar os produtos para a repartição Padrão. Dessa forma, o sistema irá permitir que apenas uma das repartições esteja como padrão.
Além disso, a dentro da Repartição temos algumas funcionalidades, como visualizar o histórico, verificar os produtos vinculados a essa repartição e opções para editar ou excluir a repartição.
Obs.: Caso alguma repartição não seja exibida, verifique se seu usuário possui permissão à mesma.
![]()
Lembre-se que o usuário conseguirá visualizar somente os patrimônios que estiverem nos locais de estoque que ele possui permissão.
Para utilizarmos a confirmação de recebimentos entre Locais de Estoque, inicialmente será necessário configurar os Usuários Responsáveis pelo local de estoque, pois são esses usuários que irão Aceitar ou Rejeitar as Transferências.
Além disso, será possível configurar a obrigatoriedade da confirmação quando for realizar uma transferência daquele local de estoque. Ao definir como obrigatório, os responsáveis pelo local de estoque de destino irão receber uma notificação e eles poderão confirmar ou rejeitar essa solicitação:
Confirmar Recebimento: A transferência dos produtos que estavam pendente, foi efetivada. Na confirmação, será gerado um movimento de entrada no local de estoque de destino.
Rejeitar Recebimento: Caso algum dos usuários responsáveis rejeite a solicitação, os produtos serão retornados para o local de estoque de origem.
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados com Locais de Estoque. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Sim, é possível, mas essa ação irá alterar TODAS as movimentações diretamente vinculadas a esse local de estoque, o que pode causar problemas. Por exemplo, se a emissão automática de Notas Fiscais estiver ativada, as Notas Fiscais serão emitidas pela empresa à qual a alteração foi feita.
Obs.: Todas as movimentações vinculadas a esse local de estoque serão transferidas para a nova empresa.
Portanto, se for necessário associar o local de estoque a uma empresa diferente, o ideal é criar um novo local de estoque vinculado à nova empresa desejada, evitando assim problemas futuros. Em seguida, você pode transferir os produtos e ajustar as operações.conforme necessário.
Ao alterar o local de estoque de um produto, as movimentações associadas a esse item são registradas para refletir a transferência entre os locais. Isso implica que o sistema criará registros de saída do local original e entrada no novo local.
Essas movimentações são essenciais para manter um histórico preciso da localização dos produtos e garantir que o inventário esteja atualizado. Além disso, ajudam a rastrear o fluxo de produtos entre diferentes locais de estoque, o que é crucial para uma gestão eficiente do inventário.