Os esquemas de coloração são configurações usadas para atribuir cores às fibras nos cabos em projetos de mapeamento de redes de fibra óptica. Eles são fundamentais para a identificação e organização das fibras, tornando a gestão e a manutenção da rede mais eficientes.
No sistema Hubsoft está presente o módulo de esquemas de coloração, neste módulo será possivel editar ou adicionar um novo esquema de coloração no qual é utilizado para definir a coloração das fibras presentes nos cabos dos projetos de mapeamento.
Para adicionar um novo tipo de caixas ópticas, clique em Adicionar
Ao criar um novo esquema de coloração, é preciso definir um nome e uma descrição para identificação. Em seguida, adicione a quantidade de fibras que o esquema terá, clicando no botão «+».
Para escolher a cor de cada fibra, basta ajustar a barra RGB até obter o tom desejado.
Após adicionar um novo esquema de coloração, você poderá realizar algumas ações, como visualizar, editar, consultar o histórico e excluir, se necessário. Para isso, basta clicar em Ações ao lado do esquema de coloração desejado.
Para editar um esquema de coloração, você irá clicar em Ações > Visualizar
Após clicar em «Visualizar», ative a chave Editar para poder realizar as alterações necessárias.
Depois de ativar a opção e realizar as alterações necessárias, clique em «Salvar» para que as modificações sejam aplicadas ao esquema de coloração.
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados com o Esquema de Coloração. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Embora não exista um padrão único para esquemas de coloração, muitas organizações seguem diretrizes da indústria para garantir clareza e consistência na identificação das fibras. Essas normas podem variar conforme o país, o setor ou as regras internas da empresa.
Por exemplo, é comum que as fibras ópticas utilizem cores como azul, laranja, verde, marrom, cinza, branco, vermelho, preto, amarelo, roxo, rosa e aqua para identificar diferentes fibras dentro de um cabo.
No entanto, é sempre recomendável verificar as normas do seu setor ou as diretrizes internas da sua empresa para garantir que o esquema de coloração esteja alinhado com as necessidades do seu projeto.