O conceito de redes neutras é relativamente novo no mercado de ISPs. De forma simples, uma rede neutra é uma rede de acesso, geralmente construída com fibra ótica, que pode ser compartilhada por várias empresas provedoras de acesso à internet (ISPs).
Atualmente existem duas metodologias de trabalho adotadas, nessa página iremos falar um pouco sobre o modelo FTTP.
Nessa metodologia, o provedor de acesso à internet é responsável por executar o último trecho para atendimento ao assinante, como instalação dos cabos drop e configuração da CPE do assinante. Dessa forma, sempre que for necessário executar uma O.S de reparo na casa do assinante, a responsabilidade é integralmente do provedor de acesso à internet que está contratando a rede neutra.
Para que um ISP utilize o Hubsoft para ativar clientes em redes neutras através do Hubsoft, é necessário seguir os passos abaixo:
O primeiro passo é a configuração da Integração, que pode ser feita através do módulo Configuração > Integração > Redes Neutras. Nesse painel, é possível cadastrar uma nova integração, contanto que se tenha as credenciais e os parâmetros necessários em mãos.
Os seguintes parâmetros são exigidos ao cadastrar uma nova integração Fibrasil:


Para que seja possível cadastrar novos assinantes e planos que irão utilizar a rede neutra, primeiro é necessário cadastrar os serviços que serão vendidos em Configuração > Geral > Serviços.
O cadastro de um novo serviço a ser fornecido via rede neutra é idêntico ao cadastro de um serviço comum. A única diferença é a necessidade de configurar os parâmetros na aba Redes Neutras.
Parâmetros necessários:


Para verificar se existe viabilidade para a prestação do serviço no endereço do assinante, é possível executar uma busca de viabilidade na integração de rede neutra e obter uma relação dos serviços disponíveis para a região, caso exista. Para executar a busca de viabilidade, basta seguir o passo a passa abaixo:



O resultado da busca irá conter a lista de serviços disponíveis para a região, caso exista viabilidade.
Somente os serviços cadastrados no Hubsoft são exibidos no resultado!
Uma vez que todas as configurações prévias estejam prontas e a configuração de rede neutra esteja funcional, é possível cadastrar novos clientes e serviços, para que sejam ativados na nova rede.
O cadastro de um novo cliente, ou a adição de um novo serviço em um cliente já existente segue o mesmo processo para atendimento com infraestrutura própria, com algumas ressalvas:
Não é permitido abrir uma O.S de instalação durante o cadastro do novo plano. A O.S deve ser aberta posteriormente quando o plano já tiver cadastrado.
Não é permitido modificar o endereço de instalação do plano. Caso seja necessário, será preciso cancelar o plano e cadastrar um novo no endereço correto. Um motivo de cancelamento específico para isso pode ser utilizado, para não afetar as estatísticas.
Após o cadastro do novo assinante ou do novo plano no Hubsoft, é possível executar o cadastro, ativação e gerenciamento do plano na rede neutra. Para um novo plano, é necessário executar as seguintes etapas:
Todas essas etapas podem ser feitas através do painel acessível pelo botão destacado abaixo:

1. Consulta do endereço de instalação na plataforma:

2. Consulta de complementos do endereço:

3. Consulta de Viabilidade:


5. Confirmação dos dados e finalização do cadastro:

Após o serviço ser habilitado e cadastrado corretamente na integração de rede neutra, é necessário efetuar a ativação do serviço na integração de rede neutra. Cada provedor de rede neutra pode necessitar de parâmetros distintos durante a ativação, dependendo do modelo de contratação.
Para a modalidade FTTP, ao ativar um novo serviço, é necessário informar alguns parâmetros, conforme a imagem abaixo:

Parâmetros obrigatórios:
Para ativar o serviço na integração de rede neutra, o mesmo já deve estar habilitado no Hubsoft e possuir dados de autenticação criados.
Após o emparelhamento ser finalizado, é necessário realizar a homologação (ServiceTest) e ativação do serviço. Essa ação pode ser executada pela opção Homologar e Ativar disponivel na aba Geral do Serviço de Rede Neutra.


Observação: Ao executar a homologação caso seja retornado algum erro como mostrado acima, o sistema não vai prosseguir com a ativação. Sendo assim, é possivel executar novamente uma nova homologação pelo botão Executar e caso desejado é possivel forçar a ativação (ignorando os erros reportados pela plataforma) pelo botão Forçar Ativação.
Para gerenciar e visualizar informações do plano do cliente na integração de rede neutra, é possível acessar o painel através do botão abaixo:

No painel de gerenciamento do serviço, é possível visualizar algumas abas, são elas:
Na imagem abaixo é possível ver as abas disponíveis e as informações da aba Geral:
Nessa aba estão contidas várias informações importantes referentes ao cadastro do plano na integração de rede neutra. É possível visualizar toda a relação de parâmetros que foram utilizados durante as etapas de cadastro e ativação, como também o identificador do plano na integração.

Foi implementada a possibilidade de alterar o status do serviço de rede neutra, caso os serviços já estejam cancelados/inativos na plataforma, mas ainda aparecem como ativos no sistema Hubsoft.
Dessa forma, caso o serviço esteja em algum dos status abaixo, será exibida uma nova opção:

Inicialmente, será permitido alterar apenas para o status ‘Removido’. Além disso, cada alteração gerará um histórico no sistema, registrando o status antigo e o novo.

Obs.: Para conseguir utilizar essa funcionalidade, é necessário que o usuário tenha a seguinte permissão:
Cliente > Editar > Serviço > Editar > Rede Neutra > Gerenciar Status do Serviço de Rede Neutra
Obs. 2: Caso o serviço possua alguma ação com status de aguardando, será exibido um erro indicando que é necessário ajustar todas ações para que posteriormente seja alterado o status do serviço.
Importante: A alteração do Status é um procedimento crítico que pode impactar o fluxo operacional do serviço de rede neutra, devendo ser feita com cautela e apenas em casos de necessidade justificada e analisada, visto que é um procedimento irreversível.
Uma vez que o provedor de acesso à internet não possui acesso aos equipamentos do provedor de rede neutra, as integrações fornecem métodos para que o provedor de acesso execute testes e diagnósticos nos planos dos assinantes. Dessa forma, é possível identificar se existem incidentes massivos ou falhas que possam estar impedindo o funcionamento adequado do acesso do assinante. A imagem abaixo demonstra alguns diagnósticos executados:

Quase todas as operações executadas em um plano ativado via rede neutra no Hubsoft são representadas através de ações registradas na base de dados. Assim é possível que o usuário acompanhe o status em que a ação se encontra, os parâmetros associados e o resultado final. Na imagem abaixo é possível visualizar o histórico de ações executadas em um plano:

No exemplo acima é possível perceber que uma das ações possui um botão de aviso em vermelho. Algumas ações quando mal-sucedidas possuem uma descrição sobre o que deu errado, que pode ser lida ao clicar no botão de aviso.

Foi implementada a possibilidade de alterar o status da ação de rede neutra, caso as ações já estejam cancelados/inativos na plataforma, mas ainda aparecem como ativos no sistema Hubsoft.
Dessa forma, quando a Ação estiver com status ‘Aguardando’ ou ‘Aguardando Reagendamento’, será exibida uma opção para alterar o status, conforme ilustrado abaixo:

Inicialmente, será permitido alterar apenas para o status ‘Cancelado’. Além disso, cada alteração gerará um histórico no sistema, registrando o status antigo e o novo.

Obs.: Para conseguir utilizar essa funcionalidade, é necessário que o usuário tenha a seguinte permissão:
Cliente > Editar > Serviço > Editar > Rede Neutra > Gerenciar Status da Ação de Rede Neutra
Importante: A alteração do Status é um procedimento crítico que pode impactar o fluxo operacional do serviço de rede neutra, devendo ser feita com cautela e apenas em casos de necessidade justificada e analisada, visto que é um procedimento irreversível.
A aba transmissão armazena de forma bruta, os dados de requisições e respostas da API de rede neutra. Essa funcionalidade é útil para diagnóstico de possíveis problemas ou bugs.

Em alguns casos, pode ser que seja necessário abrir um ticket no provedor de rede neutra, em situações que o provedor de acesso à internet não consiga resolver o problema por conta própria. Por exemplo:
O processo de abertura de Ticket para esses casos é feito através da opção de Abir Ticket disponivel na aba Geral do Servico.


Algumas ações executadas nos planos são feitas em background. Essas ações são processadas periodicamente por uma rotina. O status e os parâmetros de cada ação podem ser visualizados na aba Ações.
Em algumas plataformas, como na Fibrasil, várias ações são executadas de forma assíncrona. Isso significa que primeiro a solicitação é realizada e agendada na plataforma, posteriormente uma notificação é enviada para o Hubsoft informando se a ação foi finalizada ou não. Nesses casos as ações aparecem com o status aguardando.
É possível visualizar as notificações enviadas pela integração de rede neutra para o Hubsoft, através do painel de gerenciamento de integrações (Configuração > Integrações > Rede Neutra > Ações > Callbacks):

Várias ações ou requisições na API da Fibrasil são executadas de forma assíncrona, ou seja, a resposta que indica se a operação foi bem-sucedida não chega em tempo real, e sim através de uma notificação enviada por eles posteriormente. Por esse motivo, as ações possuem um campo status dentro do Hubsoft, indicando se estão aguardando ou finalizadas.
A integração com a Fibrasil permite a consulta/atualização avulsa do inventário do sistema (informações relacionadas a CTO/ONT do serviço) essa ação pode ser executada pela opção Atualizar Inventário na aba Geral do serviço de rede neutra.


A nossa equipe também está sempre presente para ajudar nessas configurações. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.