Visando sempre melhorias e novidades, foi adicionado no sistema o módulo PIX e liberado o segundo PSP (Provedor de Serviço de Pagamento), com o Sicredi.
Nessa primeira integração, estamos integrando com o PIX COB, que é um PIX gerado com uma data de validade, ou seja, após terminar a validade, o cliente não conseguirá pagar.
Para que fique com uma lógica correta, o HubSoft vai colocar a validade do PIX, na data de vencimento do cliente, às 23:59:59. Ou seja, um boleto que vence 25/05/2021, pode ser pago via PIX até 25/05/2021 23:59:59. Após esse horário, o sistema entenderá que um novo PIX deverá ser gerado e irá fazer isso automaticamente, gerando um novo PIX com valor de Juros atualizados, para o próximo dia.
Para cada dia que o PIX ficar vencido, o HubSoft irá gerar um novo PIX.
Quando o banco central liberar o PIX COBRANCA COM VENCIMENTO, isso não será mais necessário, pois aí, poderemos definir no PIX a data de vencimento, juros, multa, etc.
Uma informação importante, fica tudo automático no PIX, ou seja, só precisa cadastrar a integração.
Todas as rotinas acima são automáticas no HubSoft, o sistema verifica por novos pagamentos de PIX a cada 8 minutos, então por mais que o PIX seja instantâneo, ele pode levar até 8 minutos para ser processado no HubSoft.
O primeiro passo para ativação da API é obter as credenciais de acesso (que serão configuradas posteriormente no HubSoft). Para isso, siga o passo a passo da cartilha abaixo:
Para configurar a integração, acesse o menu Configuração > Integrações > PIX.
Cada PSP, poderá ter parâmetros diferentes. Basta preencher os parâmetros e salvar, os parâmetros obrigatórios no PIX Sicredi são:
Após configurar sua integração, deverá associa-la a forma de cobrança, para associar, basta acessar o menu Configuração > Financeiro > Forma de Cobrança, editar a forma de cobrança, ir na aba Configuração e selecionar a Integração PIX desejada.
Quando um PIX for transmitido, conseguiremos ver as informações do mesmo, na visualização da fatura. Durante a transmissão também será gerado o PIX Cópia e Cola. Caso o mesmo seja enviado para o cliente, ele poderá ser o pagamento normalmente como se fosse um Código de Barras/Linha Digitável do PIX.
Além disso,é possível configurar para que ao imprimir o boleto ou carnê, o QR Code será exibido.
Basta configurar os Layouts em Configuração > Geral > Layout de Boleto ou em Configuração > Geral > Layout de Carnê
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados com uma Integração PIX. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Para integrar o PIX, você precisará de uma conta em uma instituição financeira que ofereça suporte ao PIX e acesso à API para transações PIX, sendo assim, será possivel adicionar a integração aqui dentro do sistema.
Integração Pix Separada (API PIX): Este é o Pix nativo do banco, que não é registrado juntamente com o boleto e não é vinculado ao banco. O QR Code não é gerado junto com o código de barras. Portanto, se o cliente realizar o pagamento via Pix, é necessário enviar a baixa do boleto ao banco para evitar pagamentos duplicados pelo código de barras. O pagamento será processado no sistema em até 8 minutos.
Boleto Híbrido (API de Cobrança + Pix): Neste caso, o Pix está integrado na API de cobrança e é registrado no banco, sendo gerado junto com o código de barras do boleto. Assim, não é necessário enviar a baixa ao banco quando o cliente paga via Pix, pois o pagamento será automaticamente registrado. O pagamento efetuado via Pix será refletido no sistema no dia seguinte, embora, se o banco oferecer Webhook, o pagamento será atualizado no sistema aproximadamente 40 minutos após a transação.