ㅤ
Uma plataforma MVNO é uma operadora de rede móvel virtual que, basicamente, compra o direito de utilizar parte da infraestrutura oferecida por uma ou mais operadoras móveis. Possibilitando que o usuário utilize várias redes (Vivo, TIM, Claro, etc…) com um único chip.
Para adicionar a integração, você deverá ir em Configuração > Integrações > MVNO > Adicionar.
Esta integração utiliza a mesma API da TIP, dessa forma você deverá seleciona o Gateway TIP ao cadastrar a integração.
O usuário deverá selecionar o gateway TIP e informar os parâmetros api_url e token (token de autenticação), que podem ser obtidos com o suporte da TaTelecom.
Assim que a integração for adicionada e os parâmetros necessários forem preenchidos, podemos salvar.
Depois de configurar os parâmetros, o usuário deve sincronizar os planos clicando no botão SINCRONIZAR, acessando o menu Configuração > Integrações > Ações > Planos na página da Integração MVNO.
Para concluir a configuração, antes de atribuir o plano ao cliente, o usuário deve selecionar a opção Serviço Permite MVNO no módulo Configuração > Geral > Serviços / Planos.
Caso essa opção não esteja marcada, o sistema bloqueará qualquer tentativa de adição de planos MVNO ao serviço.
Agora, com a integração e o serviço/plano configurados, o usuário poderá vincular os planos para o cliente acessando o menu de Serviços do Cliente > Outras Opções > Dados MVNO > Adicionar.
Será necessário selecionar a integração, informar o plano, o DDD, o ICCID e o número (caso não tenha sido preenchido de forma automática). Após salvar, deveremos aguardar a transmissão dos números.
Caso esteja realizando uma portabilidade, é necessário cadastrar o parâmetro portabilidade na ativação do serviço.
Para cadastrar/remover a portabilidade, será necessário ir em Ações > Portabilidade marcar ou desmarcar a opção de portabilidade.
ㅤ
Após cadastrar a portabilidade, ela ficará com o status aguardando e será processada por uma rotina interna no sistema, que irá rodar a cada hora.
Assim que cadastrada pela rotina, a portabilidade ficará com o status de solicitado, pois ela não é aceita de forma imediata. Portanto o sistema continuará processando essa portabilidade a cada hora para verificar se houve alguma alteração no status.
Se houver sucesso no status, o status ficará como transmitido e o detalhamento do retorno da consulta ficará disponível na guia Status, da página de portabilidade. Caso a portabilidade seja negada, o status também ficará como transmitido e o detalhamento da negação também ficará disponível na guia de Status.
ㅤ
Para a portabilidade da TaTelecom, haverá uma opção exclusiva para validação de token. Dessa forma, ao fazer o pedido de portabilidade, é enviado um SMS com um token para o celular do cliente e esse token precisa ser validado para prosseguir com a portabilidade.
ㅤ
Ao utilizar essa opção, o usuário conseguirá alterar o plano atual de um número, sem a necessidade de excluí-lo e adicioná-lo novamente, como era feito antes. Agora, basta clicar em Ações > Alterar Plano e selecionar o novo plano que será vinculado ao número do cliente.
Após confirmar a alteração, o número ficará com o status aguardando_cadastro e entrará na fila de transmissão para alteração do plano.
ㅤ
Nesta opção o usuário poderá alterar o SIM Card atual do número e colocá-lo para transmissão para que seja informado a plataforma sobre essa alteração.
Para realizar a alteração do SIM Card, vá em Ações > Alterar SIM Card, preencha com o novo ICCID e clique em Salvar. Após concluir o número ficará com o status aguardando_cadastro, até que a alteração seja concluída na plataforma.
Anteriormente para realizar a alteração do SIM Card, era necessário remover o número e adicioná-lo novamente com outro ICCID. Portanto, essa função será um facilitador para o provedor, agilizando o processo de alteração, sem gerar cobranças indevidas na plataforma.
ㅤ
Será disponibilizada a função de Troca de Titularidade. Que permite ao usuário trocar o número de titular, colocando-o na fila de transmissão com o status aguardando_cadastro.
Para realizar a troca de titularidade, clique em Ações > Troca de Titularidade, consulte o cliente, identifique o serviço do mesmo e conclua a alteração.
Obs.: O número só será migrado para o novo cliente/plano, quando a troca for processada pela fila de transmissão.
Na plataforma TaTelecom ao excluir algum plano/número, suspender/habilitar o serviço, o sistema colocará em transmissão os dados de acordo com a ação executada, funcionando da seguinte forma:
Assim que o número for transmitido para a plataforma, o parâmetro contrato será adicionado a ele.
Foi disponibilizado em Relatórios > MVNO, um relatório de serviços que possuem planos de MVNOs cadastrados. Por ele será possível visualizar os erros na transmissão dos dados à plataforma.
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados com Integração MVNO - Tá Telecom. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Sim, se o serviço do cliente com dados MVNO for suspenso por débito, ele será adicionado à fila de bloqueio na plataforma da Tá Telecom. Isso assegura que a suspensão do serviço esteja alinhada entre o sistema e a plataforma.
Sim, é possível adicionar um número já registrado na plataforma MVNO. Para isso, basta utilizar o parâmetro contrato_vigente, inserindo o número do contrato correspondente. Dessa forma, o número será vinculado ao contrato existente sem necessidade de um novo cadastro.