Uma plataforma MVNO é uma operadora de rede móvel virtual que, basicamente, compra o direito de utilizar parte da infraestrutura oferecida por uma ou mais operadoras móveis. Possibilitando que o usuário utilize várias redes (Vivo, TIM, Claro, etc…) com um único chip.
Para adicionar a integração no sistema seria em Menu lateral > Configuração > Integrações > MVNO > Adicionar.
Ao clicar no campo Adicionar o usuário deverá selecionar o gateway Contel.
Informar os parâmetros api_url, chave_acesso e caso necessário o parâmetro opcional chave_acesso_franquia.
Há também o parâmetro opcional que seria:
Após configurar a integração, o usuário deverá sincronizar os planos clicando no botão Sincronizar, através do menu Ações > Planos, na página da Integração MVNO.
Para finalizar a configuração, antes de atribuir o plano ao cliente, o usuário deverá marcar a opção Serviço Permite MVNO no módulo Configuração > Geral > Serviços / Planos.
Caso essa opção não esteja marcada, o sistema bloqueará qualquer tentativa de adição de planos MVNO ao serviço.
Com a integração e o serviço/plano configurados, poderá vincular os planos MVNO ao cliente acessando o menu de Serviços do Cliente > Outras Opções > Dados MVNO > Adicionar.
Obs: Para essa integração não é necessário selecionar o número, pois eles são gerados de forma automática pela API.
Para cadastrar/remover a portabilidade, será necessário ir no Serviço do cliente > Outras Opções > Dados MVNO > Ações > Portabilidade marcar ou desmarcar a opção de portabilidade, conforme necessário.
Após cadastrar a portabilidade, ela ficará com o status aguardando e será processada por uma rotina interna no sistema, que irá rodar a cada hora.
Assim que cadastrada pela rotina, a portabilidade ficará com o status de solicitado, pois ela não é aceita de forma imediata. Portanto o sistema continuará processando essa portabilidade a cada hora para verificar se houve alguma alteração no status.
Se houver sucesso no status, o status ficará como transmitido e o detalhamento do retorno da consulta ficará disponível na guia Status, da página de portabilidade. Caso a portabilidade seja negada, o status também ficará como transmitido e o detalhamento da negação também ficará disponível na guia de Status.
Na plataforma CONTEL ao excluir algum plano/número, suspender/habilitar o serviço, o sistema colocará os dados em transmissão de acordo com a ação executada, funcionando da seguinte forma:
Obs: Os planos cadastrados para essa integração são inseridos como pré-pago. Portanto, há uma rotina que roda diariamente validando se o cliente está em dia ou não e caso esteja o sistema faz uma chamada de recarga via API. Caso não esteja, o cliente ficará sem carga e não conseguirá realizar chamadas, funcionando assim o bloqueio / desbloqueio.
Foi disponibilizado em Relatórios > MVNO, um relatório de serviços que possuem planos de MVNOs cadastrados. Por ele será possível visualizar os erros na transmissão dos dados à plataforma.
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados a MVNO Contel. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Caso o serviço do cliente, que contém os Dados MVNO, for suspenso/habilitado aqui no sistema, eles serão colocados na fila de transmissão para bloqueio/desbloqueio também na plataforma.
Não é necessário preencher, pois eles são gerados de forma automática pela API.