Uma plataforma MVNO é uma operadora de rede móvel virtual que, essencialmente, compra o direito de utilizar parte da infraestrutura oferecida por uma ou mais operadoras móveis. Possibilitando que o usuário utilize várias redes (Vivo, TIM, Claro, etc…) com um único chip.
Para adicionar a integração no sistema seria em Menu lateral > Configuração > Integrações > MVNO > Adicionar.
Ao clicar no campo Adicionar o usuário deverá selecionar o gateway Brazmóvel e informar o parâmetro token (token de autenticação), do qual deve ser obtido com a própria plataforma.
Após salvar a integração, será necessário sincronizar os planos da plataforma, na integração de MVNO Brazmóvel > Ações > Planos > Sincronizar.
Para finalizar a configuração de MVNO, para atribuir o plano aos clientes, o usuário deverá marcar a opção Serviço Permite MVNO no Menu Lateral > Configuração > Geral > Serviços / Planos.
Caso essa opção não esteja marcada, o sistema bloqueará qualquer tentativa de adição de planos MVNO ao serviço.
Além da configuração obrigatória, é permitido customizar algumas ações da integração com parâmetros opcionais. Que são:
Caso configurado com o valor true, as linhas dos clientes serão bloqueadas ao suspender um plano ou ao apagar um número. E desbloqueadas ao habilitar um plano após suspensão.
Se não configurado, por padrão o sistema apenas bloqueará e desbloqueará os planos da linha!
Caso configurado com o valor true, define se a linha terá o pagamento processado automaticamente de acordo com o dia do vencimento.
Explicado mais detalhamente abaixo!
Escolha qual informação será utilizada como senha para o cliente na plataforma.
Exemplo:
Ao utilizar o login_autenticacao a senha será utilizado conforme no sistema. Os demais campos, a senha serão igual. EX: cpf_cnpj, a senha será o CPF/CNPJ do cliente.
Caso a senha tenha menos de 6 caracteres, ZEROS serão adicionados antes dela, na esquerda. E caso tenha mais que 20 caracteres, a senha será cortada!
Com a integração e o serviço/plano configurados, poderá vincular os planos MVNO ao cliente acessando: Menu de Serviços do Cliente > Outras Opções > Dados MVNO > Adicionar.
Será necessário selecionar a integração, informar o plano e também ICCID. O Número será gerado pela plataforma e vinculado ao sistema após a conclusão da transmissão. Portanto, após salvar, é necessário aguardar a transmissão dos números.
Há possibilidade de cadastrar números com planos recorrentes, adicionando o parâmetro recorrencia ao número. Pode-se também adicionar esse mesmo parâmetro nas configurações da integração, mas o valor adicionado lá será utilizado para todos números. Exceto aos números que têm configurado o parâmetro com o valor false diretamente a ele.
Quando um número é marcado com recorrência, o sistema poderá bloquear/desbloquear esse número automaticamente em caso de inadimplência do cliente que o possuir. Essa validação se dá através de uma rotina interna que é executada 1 vez ao dia.
Quando cadastramos uma linha para essa integração, ela não é concluída de forma imediata. Essa linha fica pendente (com status de pré-ativa na plataforma) e, portanto, impossibilitada para vinculação à um plano.
Dessa forma, ao realizar o processamento inicial de cadastro da linha, o sistema irá atualizar o status para aguardando_conclusao. Após isso, quando a rotina responsável por transmitir os números executar novamente, o sistema validará se a linha teve o status alterado para ativo na plataforma e cadastrará o plano para o número, finalizando assim o cadastro.
Caso não queira esperar a rotina (que roda a cada 5 minutos) rodar novamente, o usuário poderá executar a opção Concluir Cadastro manualmente. Disponível nas ações do número com status aguardando_conclusao e demonstrada abaixo.
Abaixo será listado as principais ações que podem ser tomadas após cadastro de uma linha à um plano de um cliente.
Quando o número estiver com o status aguardando_conclusao será possível acionar a opção para concluir esse cadastro de forma manual.
Ao executar essa ação o sistema irá chamar o método responsável por transmitir os dados do número de forma imediata. Portanto, em caso de erro, esse será exibido diretamente para o usuário após processamento dessa ação.
Essa ação é opcional! Caso não seja executada o sistema irá tentar concluir esse cadastro de forma automática. Através da rotina responsável por transmitir os números MVNO, que roda a cada 5 minutos no sistema.
A opção de vincular pacote irá aparecer quando na Integração estiver configurado essa Obrigatoriedade de vincular um pacote ao número de MVNO:
Obrigatório Vincular Pacote
Requisita ao usuário selecionar um pacote ao adicionar um número MVNO! Opção utilizada para que seja possível faturar os números pelo pacote
Para cadastrar/remover a portabilidade, será necessário ir no Serviço do cliente > Outras Opções > Dados MVNO > Ações > Portabilidade marcar ou desmarcar a opção de portabilidade, conforme necessário.
Ao marcar com Portabilidade, é obrigatório adicionar o nome da operadora a qual o número que está sendo portado pertence. Ou seja, a operadora antiga do número.
Após cadastrar a portabilidade, ela ficará com o status aguardando e será processada por uma rotina interna no sistema, que irá rodar a cada hora.
Assim que cadastrada pela rotina, a portabilidade ficará com o status de solicitado, pois ela não é aceita de forma imediata. Portanto o sistema continuará processando essa portabilidade a cada hora para verificar se houve alguma alteração no status.
Se houver sucesso no status, o status ficará como transmitido e o detalhamento do retorno da consulta ficará disponível na guia Status, da página de portabilidade. Caso a portabilidade seja negada, o status também ficará como transmitido e o detalhamento da negação também ficará disponível na guia de Status.
Ao utilizar essa opção, o usuário conseguirá alterar o plano atual de um número, sem a necessidade de excluí-lo e adicioná-lo novamente, como era feito antes. Agora, basta clicar em Ações > Alterar Plano e selecionar o novo plano que será vinculado ao número do cliente.
Após confirmar a alteração, o número ficará com o status aguardando_cadastro e entrará na fila de transmissão para alteração do plano.
Nesta opção o usuário poderá alterar o SIM Card atual do número e colocá-lo para transmissão para que seja informado a plataforma sobre essa alteração.
Para realizar a alteração do SIM Card, vá nos Dados MVNO > Ações > Alterar SIM Card, preencha com o novo ICCID e clique em Salvar. Após concluir o número ficará com o status aguardando_cadastro, até que a alteração seja concluída na plataforma.
Anteriormente para realizar a alteração do SIM Card, era necessário remover o número e adicioná-lo novamente com outro ICCID. Portanto, essa função será um facilitador para o provedor, agilizando o processo de alteração, sem gerar cobranças indevidas na plataforma.
Na plataforma Brazmóvel MVNO, ao excluir algum plano/número, suspender/habilitar o serviço, o sistema colocará em transmissão os dados de acordo com a ação executada, funcionando da seguinte forma:
Foi disponibilizado em Relatórios > MVNO, um relatório de serviços que possuem planos de MVNOs cadastrados. Por ele será possível visualizar os erros na transmissão dos dados à plataforma.
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados a MVNO Brazmóvel. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Caso o serviço do cliente, que contém os Dados MVNO, for suspenso/habilitado aqui no sistema, eles serão colocados na fila de transmissão para bloqueio/desbloqueio também na plataforma.