Uma plataforma MVNO é uma operadora de rede móvel virtual que, essencialmente, compra o direito de utilizar parte da infraestrutura oferecida por uma ou mais operadoras móveis. Possibilitando que o usuário utilize várias redes (Vivo, TIM, Claro, etc…) com um único chip.
Para adicionar a integração no sistema seria em Menu lateral > Configuração > Integrações > MVNO > Adicionar.
Ao clicar no campo Adicionar o usuário deverá selecionar o gateway Bora e informar o parâmetros username (Email de acesso ao sistema) e password (Senha de acesso ao sistema), dos quais devem ser obtidos com a própria plataforma. Outros parâmetros são: recorrencia (Caso configurado com o valor true
, define se a linha terá o pagamento processado automaticamente de acordo com o dia do vencimento, por padrão será true
) e tipo_cobranca_plano_controle ( Tipo de cobrança para planos controle, sendo as opções boleto
, boleto_combado
, pix
. Por padrão será boleto
)
Após salvar a integração, será necessário sincronizar os planos da plataforma, na integração de MVNO Bora > Ações > Planos > Sincronizar.
Para finalizar a configuração de MVNO, para atribuir o plano aos clientes, o usuário deverá marcar a opção Serviço Permite MVNO no Menu Lateral > Configuração > Geral > Serviços / Planos.
Caso essa opção não esteja marcada, o sistema bloqueará qualquer tentativa de adição de planos MVNO ao serviço.
Além da configuração obrigatória, é permitido customizar algumas ações da integração com parâmetros opcionais para o plano do cliente. Que são:
ID do carrinho já cadastrado na plataforma.
Email do cliente para ativação da linha. Por padrão será o email cadastrado do cliente.
Tipo de cobrança para planos controle. Podendo ser boleto
, boleto_combado
, pix
, e por padrão será boleto
.
Número de telefone do cliente para criação de cadastro do cliente. Por padrão será o numero de telefone cadastrado do cliente.
Caso configurado com o valor true, define se a linha terá o pagamento processado automaticamente de acordo com o dia do vencimento.
Explicado mais detalhamente abaixo!
Com a integração e o serviço/plano configurados, poderá vincular os planos MVNO ao cliente acessando: Menu de Serviços do Cliente > Outras Opções > Dados MVNO > Adicionar.
Será necessário selecionar a integração, informar o plano, Código do Pais(opcional, por padrão será 55), DDD, Número de Telefone, ICCID.
No caso do DDD, ee será validado pela plataforma se está na lista de DDDs disponíveis.
Há possibilidade de cadastrar números com planos recorrentes, adicionando o parâmetro recorrencia ao número. Pode-se também adicionar esse mesmo parâmetro nas configurações da integração, mas o valor adicionado lá será utilizado para todos números. Exceto aos números que têm configurado o parâmetro com o valor false diretamente a ele.
Quando um número é marcado com recorrência, o sistema poderá bloquear/desbloquear esse número automaticamente em caso de inadimplência do cliente que o possuir. Essa validação se dá através de uma rotina interna que é executada 1 vez ao dia.
Quando cadastramos uma linha para essa integração, ela não é concluída de forma imediata. Essa linha fica pendente (com status de pré-ativa na plataforma) e, portanto, impossibilitada para vinculação à um plano.
Dessa forma, ao realizar o processamento inicial de cadastro da linha, o sistema irá atualizar o status para aguardando_conclusao. Após isso, quando a rotina responsável por transmitir os números executar novamente, o sistema validará se a linha teve o status alterado para ativo na plataforma e cadastrará o plano para o número, finalizando assim o cadastro.
Abaixo será listado as principais ações que podem ser tomadas após cadastro de uma linha à um plano de um cliente.
A opção de vincular pacote irá aparecer quando na Integração estiver configurado essa Obrigatoriedade de vincular um pacote ao número de MVNO:
Obrigatório Vincular Pacote
Requisita ao usuário selecionar um pacote ao adicionar um número MVNO! Opção utilizada para que seja possível faturar os números pelo pacote
Para cadastrar/remover a portabilidade, será necessário ir no Serviço do cliente > Outras Opções > Dados MVNO > Ações > Portabilidade marcar ou desmarcar a opção de portabilidade, conforme necessário.
Ao marcar com Portabilidade, é obrigatório adicionar o número a ser portado. Ou seja, o número antigo do cliente para o da nova linha.
Após cadastrar a portabilidade, ela ficará com o status aguardando e será processada por uma rotina interna no sistema, que irá rodar a cada hora.
Assim que cadastrada pela rotina, a portabilidade ficará com o status de solicitado, pois ela não é aceita de forma imediata. Portanto o sistema continuará processando essa portabilidade a cada hora para verificar se houve alguma alteração no status.
Se houver sucesso no status, o status ficará como transmitido e o detalhamento do retorno da consulta ficará disponível na guia Status, da página de portabilidade. Caso a portabilidade seja negada, o status também ficará como transmitido e o detalhamento da negação também ficará disponível na guia de Status.
Na plataforma Bora MVNO, ao excluir algum plano/número, suspender/habilitar o serviço, o sistema colocará em transmissão os dados de acordo com a ação executada, funcionando da seguinte forma:
Se o serviço que contém os dados MVNO for suspenso ou habilitado, ele será colocado na fila de transmissão para cancelamento da recorrência.
Obs.: Não é possível bloquear a linha do cliente. Dessa forma, em casos de suspensão por débito, enviaremos o cancelamento da recorrência para que a linha não seja renovada.
Quando o serviço for reativado, é necessário que o provedor gere uma cobrança avulsa (PIX ou Boleto) pela plataforma da Bora e reative a recorrência do cliente.
Obs.: As rotas para reativar a linha ainda não foram disponibilizadas pela plataforma. Por isso, a reativação da recorrência deve ser feita diretamente pelo provedor.
Foi disponibilizado em Relatórios > MVNO, um relatório de serviços que possuem planos de MVNOs cadastrados. Por ele será possível visualizar os erros na transmissão dos dados à plataforma.
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados a MVNO Bora. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.