Aqui veremos o passo a passo de como configurar no sistema Anlix para sincronizar corretamente com o Hubsoft.
Para prosseguir com a integração da ANLIX com o Hubsoft é preciso primeiro certificar alguns passos no software da ANLIX
Primeiro passo seria acessar o sistema Anlix e as configurações do gerenciador.
Feito as configurações no Anlix e estando corretas, agora precisamos ajustar o restante das configurações dentro do Hubsoft.
A integração com sistemas de Gerenciamento de CPEs irão permitir ao sistema configurar parâmetros nos roteadores dos clientes, tais como:
Além de configurar parâmetros, também será possível visualizar algumas informações, como modelo da CPE, versão do software, etc. Nesse primeiro momento, será permitido somente configurar parâmetros referentes à rede Wifi.
Para cadastrar uma integração, basta acessar o painel em Configuração > Integrações > Gerenciador de CPE
Por enquanto 3 tipos de gerenciadores serão suportados:
O sistema GenieACS por ser gratuito, não possui suporte. O provedor é responsável por instalar o sistema e mantê-lo. Já no caso do sistema Anlix, por ser proprietário, o provedor terá todo o suporte da empresa.
Ambos os sistemas funcionam basicamente da mesma forma: A CPE é configurada para se comunicar com o servidor para buscar suas configurações, também existem casos em que o sistema notifique a CPE para atualizar suas configurações.
A diferença do GenieACS para o Anlix é que o primeiro utiliza um protocolo que já é suportado por vários modelos de CPE (CWMP), enquanto o segundo exige que o software da CPE seja substituído pelo software da Anlix.
Ao cadastrar uma nova integração, tanto Anlix quanto GenieACS exigem os mesmos parametros. Após a integração ser cadastrada, uma rotina do sistema irá atualizar a lista de CPEs descobertas a cada 60 minutos. As CPEs serão vinculadas automaticamente aos planos dos clientes com base no campo MAC Autenticação
Preencha os campos de Senha, URL de acesso e Usuário.
A porta de comunicação padrão com a API do GenieACS é 7557
Ao listar as CPEs vinculadas ao plano do cliente, será possível gerenciá-las por dentro do sistema, tendo a permissão específica.
As seguintes ações são suportadas:
Caso o provedor deseje, também será permitido habilitar a edição desses campos na Central do Assinante. Para isso, basta ajustar as configurações da central conforme a imagem.
Ao acessar a Central do Assinante, o cliente do provedor terá acesso a aba “Equipamentos”, que exibirá todas as CPEs gerenciáveis vinculadas a seus planos, ao clicar em Configurar, o usuário poderá fazer a alteração dos parâmetros.
Também será possível visualizar uma lista de equipamentos conectados na LAN do equipamento do cliente. (Pode não funcionar em alguns fabricantes)