No contexto de sistemas de gestão, «CST» significa Código de Situação Tributária, que serve para identificar a origem e a tributação de produtos e serviços. A «Origem» no CST indica a procedência do produto, ou seja, se é nacional, importado, entre outros.
Os códigos de origem mais comuns são:
Esses códigos são essenciais para a correta emissão de notas fiscais e para o cumprimento das obrigações tributárias.
Para adicionar novos código de CST Origem, vá em Configuração > Fiscal > CST Origem > Adicionar.
Depois de clicar em Adicionar, preencha o Código e a Descrição conforme necessário e, em seguida, clique em Salvar.
Após salvar, o CST de origem recém-adicionado estará disponível na página inicial do CST. Depois de adicionado, ele precisará ser ativado. Para isso, clique em Ações > Ativar.
Após ativar o CST de origem que foi adicionado, você poderá realizar algumas Ações, como: Visualizar, Editar, Consultar o histórico de alterações feitas naquele CST específico e, se necessário, inativá-lo. Para executar essas ações, basta clicar em Ações e selecionar a opção desejada.
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados com CST Origem. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
O módulo CST/Origem faz parte do sistema fiscal e é responsável pela configuração e gerenciamento dos códigos de Classificação de Situação Tributária (CST) e Origem da Mercadoria. Esses códigos são fundamentais para a apuração correta de tributos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e garantem que as transações sejam tributadas conforme a legislação fiscal em vigor.