No Hubsoft há a integração com o SPC para consultas de crédito, do qual poderá ser acessada no menu Configurações > Proteção de Crédito.
Os parâmetros para configurar são apenas o usuário e senha, disponibilizados pela empresa local que representa o SPC.
Ao contatar, pedir as chaves de acesso do webservice de consulta do SPC
Adicione uma nova integração e cadastre os parâmetros
Após a configuração inicial será necessário fazer a sincronização dos produtos (utilizados nas consultas).
Para executar basta acessar o menu Ações > Produtos e clicar no botão Sincronizar, como mostrado nas imagens.
Como há muitos produtos, alguns pode ser que o cliente nunca use, por isso foi disponibilizada a opção para seleção múltipla de itens, que ao selecionar itens habilita a opção Ações > Remover Massivo
O acesso para realização das consultas fica em Clientes > Consulta de Crédito (precisa de permissão)
1. Campos que irão compor a consulta. O usuário deve selecionar a integração, selecionar o produto (a resposta dependerá do produto selecionado) e inserir o CPF ou CNPJ.
Alguns produtos necessitarão de selecionar um insumo (geralmente para score), nesse caso o campo insumo ficará habilitado apenas se o produto precisar dele.
2. Aqui ficarão os resultados da consulta. Inicialmente a consulta virá apenas com o card Resumo expandido. Os outros poderão ser expandidos clicando no título
3. Esse é um botão que irá minimizar a janela de consultas, deixando-a localizada no canto inferior direito da tela (mostrado no próximo print).
Essa funcionalidade é usada para que o usuário possa pesquisar os dados de algum cliente e copiar informações da resposta ao adicionar um novo cliente (por exemplo).
Existe no sistema também a guia Consultas no histórico do cliente exibindo todas as consultas realizadas e permitindo a ele visualizar os dados das consultas clicando em Ações > Visualizar
A busca dos dados na API do SPC será feita uma vez por dia com a mesma configuração. Quando fizermos uma consulta iremos gravar ela no banco de dados, armazenando a configuração dela (produto selecionado, insumo selecionado, CPF/CNPJ, integração). Se, no dia da consulta, houver dados de consultas daquele dia no nosso banco de dados, o sistema irá exibi-la, do contrário buscará na API.
Isso será feito pois cada consulta pode ser cobrada do usuário, então permitiremos que eles acessem a resposta do dia já consultado.