A plataforma Serasa Experian é o sistema oficial da Serasa para consultas de crédito, inserções e remoções de negativações.
Essa integração é realizada diretamente com o Serasa Experian, o que significa que nos comunicamos diretamente com a API dados do Serasa para processar essas operações, sem a necessidade de intermediários.
O primeiro passo é solicitar os seguintes parâmetros a plataforma:
login_consulta: Usuário para autenticação na API de Consulta de Crédito. (client_id)
senha_consulta: Senha para autenticação na API de Consulta de Crédito. (client_secret)
login_pefin: Usuário para autenticação na API de Negativação. (client_id)
senha_pefin: Senha para autenticação na API de Negativação. (client_secret)
Observação: A API da Serasa Experian possui a particularidade de necessitar de credenciais que podem ser diferentes para o ambiente de consulta e para o ambiente de negativação, sendo assim, é necessário preencher todos parâmetros citados acima para o correto funcionamento da integração.
Com os dados em mãos, basta acessar o Sistema HubSoft e configurar da seguinte forma:
Acesse o Menu Configuração > Integrações > Proteção de Crédito > Adicionar
Escolha o Gateway de Proteção de Crédito como Serasa Experian, preencha a descrição e inclua os parâmetros obrigatórios para a integração:
A URL de Webhook ficará disponível após ser realizado o cadastro da integração pela primeira vez, sendo assim, ao cadastrar, volte na tela de visualização para obter essa informação, pois a mesma é de extrema importância para o funcionamento da plataforma.
Antes de começar a utilizar e/ou testar a integração, é necessário informar à equipe de negativação da Serasa Experian a URL de Webhook que foi gerada no sistema. Pois a mesma precisa ser cadastrada na plataforma para que seja então enviado os webhooks.
Observação: a integração foi feita para funcionar com somente um endpoint/url de webhook para todos os eventos de webhook, sendo assim, será cadastrado na Serasa Experian a mesma URL para todos eventos.
A URL deverá ser cadastrada na plaforma, somente se for utilizado o produto de Negativação. Caso for somente para Consultas, não será necessário.
Após Salvar, clique em Ações e depois em Testar para verificar se a integração está funcionando corretamente.
Depois de confirmar que a integração está funcionando corretamente, será necessário sincronizar os produtos acessando: Ações > Produtos > Sincronizar.
Assim que a integração estiver configurada e funcionando corretamente, você poderá realizar consultas de crédito no sistema. Inicialmente estarão disponiveis as seguintes consultas:
As consultas terão suas respostas customizadas pela própria plataforma, dessa forma a resposta exibida por nós, é exatamente a mesma que eles nos retornam via API, em formato HTML.
OBS: A exportação dessa consulta irá funcionar apenas para PDF.
Para realizar consultas de crédito no sistema, você pode seguir duas opções:
Abaixo, vamos apresentar as duas alternativas.
Para realizar consultas pelo atalho de clientes, clique no ícone correspondente e selecione a opção Consulta de Crédito. Depois, preencha todos os campos conforme necessário e clique em consultar.
Para realizar consultas pelo Cadastro do Cliente, clique em Cliente no menu de Módulos e, em seguida, selecione Consultar Cliente para localizar o cliente desejado.
Depois de localizar o cliente desejado, clique no ícone referente a consulta de crédito presente na parte superior da tela.
Para incluir o cliente no Serasa, acesse a aba de negativação no cadastro do cliente,clique em Adicionar, será necessário preencher o serviço do cliente, selecionar a integração como Serasa Experian, informar a Natureza da Inclusão, a Empresa e os valores. e clique em Salvar.
Obs.: É necessário selecionar a empresa, pois essa integração requer que seja informado o CNPJ do Credor da divida.
A negativação nessa plataforma não é efetivada de forma imediata.
A plataforma funciona de forma assincrônica, sendo assim, o sistema envia uma requisição para solicitar a inclusão da negativação e a plataforma responde imediatamente informando um transactionID para essa requisição.
Posteriormente, a plataforma vai enviar ao sistema um webhook/callback (Um webhook é uma forma de notificação automática enviada de um sistema para outro. Ele permite que uma aplicação envie dados ou informações para outra aplicação em tempo real, sem a necessidade de verificação constante), informando se houve sucesso ou falha ao realizar a inclusão da negativação.
Sendo assim, ao realizar a inclusão de uma negativação, a mesma vai ficar com status aguardando. Após o sistema executar a rotina que transmite automaticamente as negativações e processar esse registro, o mesmo vai ficar com o status aguardando_confirmacao_inserir e a ação de inserir o que indica que foi feita com sucesso a solicitação de inclusão e que agora o sistema vai aguardar a plataforma enviar o webhook.
Já o processo de Remoção na plataforma é idêntico ao processo feito nas demais integrações, sendo necessário apenas apagar a negativação do cliente (aba Negativação > em Ações > Apagar).
Ao realizar a exclusão/remoção de uma negativação, a mesma vai ficar com status aguardando e a ação remover. Após o sistema executar a rotina que transmite automaticamente as negativações e processar esse registro, o mesmo vai ficar com o status aguardando_confirmacao_remover o que indica que foi feita com sucesso a solicitação de inclusão e que agora o sistema vai aguardar a plataforma enviar o webhook.
A plataforma não permite a edição/alteração de uma negativação, sendo assim, caso por algum motivo seja necessário fazer a alteração de algum dado da negativação é necessário realizar a baixa da mesma e posteriormente fazer uma nova inclusão.
Abaixo serão listadas algumas perguntas/problemas frequentes relacionados com Serasa Experian. Caso alguma dessas situações aconteça e você tenha dificuldades para resolver, não hesite em chamar nosso suporte, pois estamos aqui para lhe ajudar.
Não, o sistema não negativará automaticamente o cliente com o perfil de suspensão. A negativação é um processo manual e pode ser feito diretamente no cadastro do cliente, de forma individual ou em massa por meio de um relatório, mesmo com a integração à Serasa Experian você precisa iniciar a negativação manualmente, selecionando os clientes e as faturas a serem incluídas.
Sim, quando o cliente paga uma fatura negativada, o sistema reconhece o pagamento e automaticamente coloca a negativação na fila para remoção. Isso também se aplica à integração com a Serasa Experian, que transmite a remoção para a plataforma.
Uma nova rotina automática foi incorporada ao sistema para realizar o processamento da fila de webhooks de proteção ao crédito. Essa rotina é executada a cada 8 minutos.
A plataforma realiza até cinco tentativas de envio do webhook dentro de um período de 30 minutos após a solicitação inicial. Caso todas as tentativas falhem, outras cinco tentativas serão realizadas em um momento posterior. Se houver falha novamente, uma nova tentativa será efetuada no dia seguinte.
De acordo com o Serasa Experian, o titular só é cadastrado na base após realizar movimentações financeiras em seu Documento.
Dessa forma, caso o titular do CPF tenha acabado de completar 18 anos e possua poucas movimentações, pode demorar um pouco para que ele seja cadastrado na base do Serasa. Assim, é necessário aguardar um período de 4 a 6 meses para que o CPF seja cadastrado e posteriormente consultado/negativado.
Exemplo do erro retornado: