1. Cobranças:  como visualizar, como diferenciar de faturas e como gerar.
  2. Faturas: como visualizar, como imprimir e como atualizar.
  3. Carnês: como gerar carnês avulsos.
  4. Receber: como receber faturas e cobranças.
  5. Recibos: como imprimir e como estornar recebimentos.
  6. Históricos: como visualizar modificações feitas na parte financeira do clientes.
  7. Alteração: de Valor /  de Data de Vencimento.

 

1.Cobranças

As cobranças são elementos  principais do financeiro do cliente, ao se gerar uma cobrança o sistema, poderá emitir NF, bloquear o cliente, receber e a partir da mesma será possível também criar uma fatura. A mesma também pode ser feita de forma avulsa, sendo assim não é  necessariamente uma fatura vinculada a um banco e assim receber diretamente no sistema para que possa ser feito o controle das “Cobranças” de seu cliente.

Ao acessar o “Financeiro do Cliente”, na primeira aba será possível visualizar todas as cobranças dos seu cliente e também tratar individualmente cada cobrança ao clicar em Ações: (Visualizar / Editar /Add Desconto / Add Desc. Promo/ Apagar)

 

1.1 Gerar Cobranças Avulsas

-> As cobranças são composições que fazem parte de uma fatura, mas podem ser criadas de forma avulsa, sem necessariamente uma fatura vinculada a um banco. Para criar uma fatura sem vincular a mesma a uma Forma de Cobrança siga os passos a baixo:

  1. Entre no cliente desejado, selecione o Menu “Financeiro do Cliente”;
  2. No seu canto direito superior clicar no “+”

3. Selecione a função destacada para criar uma Cobrança:

4. Ao iniciar a “Nova Cobrança”, precisamos então preencher os filtros abaixo:

5.  Preencha os filtros como no exemplo mostrado abaixo:

6.  Caso o boleto possua algum Desconto Promocional até o vencimento, preencha no campo em destaque:

7. Caso possua alguma Data Base, escolha no campo indicado. Caso deseje entender melhor sobre da a Data Base, clique em “?” para saber mais:

8. Após ler e  o que é uma Data Base clique em “Fechar”:

9.  Após preencher todos os filtros desejados, clique em “GERAR COBRANÇA AVULSA“:

10. Após a realização dos passos anteriores, o sistema vai voltar para a pagina inicial, mostrando a cobrança adicionada como o exemplo abaixo:

1.2 Receber Manualmente Cobranças: 

Esse procedimento é usado quando é necessário receber o boleto do cliente de forma manual.

1. Entre no “Menu Financeiro do Cliente”:

 2. Selecione o composto para visualizar os detalhes da cobrança:

3. Selecione as cobranças que você deseja receber:

4.  Após selecionar, o sistema vai te alertar que você selecionou 1 cobrança e te oferece duas funções (Receber/AddDesconto), quando você deseja receber uma quantia no seu caixa selecione “Receber”:

5. Ao clicar em receber, o sistema vai abrir a pagina para recebimento:

6. No campo destacado, se caso você possuir permissões você pode alterar o valor recebido, lembrando que se for um valor a menos o sistema não vai quitar a fatura, o status vai ficar com baixado parcial, logo após selecione o CAIXA você deseja realizar o recebimento:

7. Após realizar todas as conferencias, clique em “Receber”:

8. Caso deseje imprimir o recibo, clique em “Imprimir Recibo”:

Você pode selecionar o tipo de impressora e clicar na impressora:

Após o recebimento o sistema o status do boleto vai mudar para Pago

2.Faturas

Nesta opção conseguimos filtrar por Data de Inicio e Fim e ver todas as cobranças que o cliente já possui.  Ao abrir a aba “Cobrança” vai possuir um “resumo” do financeiro, contendo a Data de Vencimento, Valor da Cobrança, Valor Pago e Valor em Aberto.

Ao clicar em cima da cobrança vai aparecer o número de ID e da Fatura, Serviço, Status, Vencimento, Descrição da cobrança, Valor, NF, Baixa, V. Baixa, V. Pago, Jurus, Desconto, Saldo e Ações (Visualizar, Editar, Add Desconto, Add Desc. Promo e receber o boleto.

  • Gerar Faturas Avulsa

As cobranças são composições que fazem parte de uma fatura, mas podem ser criadas de forma avulsa, já fatura é o boleto propriamente dito aquele onde o cliente consegue efetuar o pagamento via código de barras.
Uma fatura pode conter até mesmo várias cobranças, nesse caso vamos lançar uma Mensalidade e uma Taxa de Instalação e amarar a uma fatura, assim evitaremos pagar duas taxas de boletos.
Entre no cliente desejado, selecione o Menu “Financeiro do Cliente”;
No seu canto direito superior clicar no “+”

->  Selecione a função destacada Cobrança:

-> Basta preencher os filtros:

-> Exemplo de Mensalidade (Postecipada) e clicar em gerar Cobrança Avulsa.

Caso a fatura seja apenas de uma cobrança basta clicar em “Gerar cobrança e fatura”, e evitar todo o processo a baixo, após os processos lembre-se de enviar a remessa.

-> Essas cobranças estão sem fatura amarada, basta ir o “+”: (FATURA)

-> Para amarrar fatura, basta escolher a forma de Cobrança, e a Data do Vencimento da fatura:

-> Ao descer a barra, basta selecionar as cobranças que deseja vincular na fatura e clicar em Salvar

-> Fatura criada.

Importante, ao finalizar o processo lembre-se de enviar a remessa, caso não seja o responsável pelo envio da mesma favor avisar ao mesmo que é necessário o envio.

Não enviar a remessa pode causar problemas de inconsistências bancarias e o mesmo pode ate ser estornado

 

3.Carnês Bancários

Nesta opção somente conseguiremos ver algo se a cobrança do plano do cliente estiver em carnê. Ao abrir “Carnês”, vai possuir um “resumo” dos carnês, contendo o Status, ID, Serviço, Valor, Valor Pendente, Primeiro Vencimento, Último Vencimento, Impresso, Ações(Visualizar, Imprimir, Histórico, Cancelar).

  • Gerar Carnê Bancário Avulso

Para gerar um carnê de um cliente, basta primeiro identificarmos qual o ultimo pagamento do cliente ou o seu primeiro dia de utilização após ter a data de inicio de cobrança, o próximo passo será saber a data de vencimento do cliente e por último saber quantas parcelas vão ter cada carnê. Outra verificação importante ao gerar carnê é saber se a função carnê do serviço está habilitada.
Entre no cliente desejado, selecione o Menu “Financeiro do Cliente”;
No seu canto direito superior clicar no “+”

-> Escolher a opção Carnê Bancário;

-> Selecione o plano, preencher as datas de filtros e quantidade de parcelas. Conferir todas as informações dos filtros e logo após clique em “Salvar”;

-> Carnê criado com sucesso, basta ir até a aba Carnês e visualizar o mesmo.

-> Clicando na função ações você consegue visualizar, imprimir, enviar por e-mail, associar faturas avulsas com esse carnê como instalações e equipamentos, e verificar os históricos de modificações do mesmo.

 

4.Recebimentos e Descontos

Nesta opção  conseguiremos receber as cobrança e faturas  do plano do cliente. Ao abrir “Cobranças”, selecione a cobrança que deseja efetuar o recebimentos e o sistema vai mostras esse campo para  selecionar as cobranças, ao selecionar ele vai abrir uma função em destaque abaixo do menu financeiro com essa nova função receber/descontos.

-> Selecione a função “Receber”

-> Escolha o caixa que seja receber e clique na função receber:

-> Ao receber esse alerta, basta escolher a opção desejada e a sua cobrança vai estar com o status recebido.

 

5.Recibos/Estornos

Nesta opção  conseguiremos visualizar todos os recebimentos do cliente, na função ações você pode visualizar, imprimir, enviar por e-mail e também apagar.

  • Como estornar recebimentos errados:

Para estornar o pagamento errado, basta ir até o recibo e apagar o mesmo.

-> Ao apagar o recibos vai ser gerado um histórico de toda essa modificação onde a cobrança voltará ao status de aberto:

 

6.Histórico Financeiro

Nessa opção você vai conseguir visualizar todas as modificações relacionadas as faturas, cobranças e carnês do seus clientes.

 

7.Alteração de Valor/Data de Vencimento

Para efetuar a mudança de valor do plano do cliente ou de data de vencimentos precisamos mudar algumas configurações do Serviço/Planos, vamos mudar então de menu, vamos para o Menu do Cliente e logo após menu “Serviços”

-> Identificar qual o plano/serviço que o cliente pediu a modificação, logo após ir até os três pontos do cliente e clicar em editar como mostra na figura abaixo:

Na primeira aba da edição do serviço temos as informações gerais do plano onde vamos mudar o valor do plano do cliente, importante lembrar que só usuários com permissão conseguiram realizar esse procedimento.
Clicar no valor, modificar e logo após clicar em salvar no seu canto inferior direito.

Agora para modificar a data de vencimento vamos na aba cobranças, selecionar o vencimento que o cliente deseja trocar e logo após clicar em salvar.