A NFSe (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica), é utilizada para formalizar a prestação de serviços executadas com a prefeitura do município. O imposto relacionado com a NFSe é o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), que também é um imposto municipal.

Nessa documentação iremos abordar especificamente sobre NFSe, mas é importante lembrar que o HubSoft também emite outros documentos fiscais, como por exemplo: NF Modelo 21/22, NFe (Nota de Produtos), Fatura/Recibo Enumerado.

 

  1. Configurações para Emissão da NFSe
  2. Emitindo NFSe

 

1. Configurações para Emissão da NFSe

  1. Necessário para Emissão
  2. Configuração da Empresa
  3. Configuração Serviços da NFSe
  4. Configuração Composição dos Serviços

1.1. O que é necessário para emissão da NFSe no HubSoft

Para emitir NFSe no HubSoft, o primeiro passo é verificar se a sua prefeitura possui um sistema eletrônico para emissão de NFSe e se esse sistema já encontra-se nos padrões necessários para homologação. Para isso solicite ao suporte da equipe da HubSoft, que faça essas verificações para vocês, basta encaminhar o nome do seu município, através de nosso chat, WhatsApp, telefone ou no e-mail suporte@hubsoft.com.br.

 

1.2. Configurando a Empresa para emissão da NFSe

A configuração da empresa, é a primeira configuração que devemos fazer, pois a partir de dela, o sistema irá permitir que as próximas configurações seja executadas.

Para isso, vá até o menu Configuração > Geral > Empresa > Empresa, conforme a imagem abaixo:

Caso a sua empresa já esteja cadastrada, clique no botão Ações > Editar (Conforme item 03), ou adicione uma nova empresa.

Durante a edição da empresa, vá até a Aba CONF. NFSE (ISS), conforme a imagem abaixo:

Os seguintes campos, deverão ser devidamente preenchidos:

  • Integração NFSE (Será cadastrado previamente pela equipe da HubSoft)
  • Tipo de Tributação NFSe
  • Exigibilidade da NFSe
  • Série da NFSe
  • Número Inicial
  • Alíquota ISS
  • ISS Retido
  • Múltiplos Itens (Normalmente o valor preenchido será não)*

* Algumas prefeituras não permitem que a NFSe possua mais de um item na discriminação dos serviços. Quando isso acontecer, o valor do campo Múltiplos Itens deverá ser preenchido como não. Essa informação pode variar de uma prefeitura para outra.

Por fim, lembre-se de configurar os códigos de Inscrição Municipal e Inscrição Estadual (caso a empresa possua) no cadastro da empresa, conforme a imagem abaixo:

Sugerimos que o seu contador seja consultado antes do preenchimento dessas informações, pois elas são as informações principais que coordenam a emissão das NFSe.

 

1.3. Iniciando a configuração no HubSoft

A próxima etapa no HubSoft é cadastrar os tipos de serviços que são prestados. Essas informações poderão ser encontradas com seu contador e/ou no próprio sistema da prefeitura. Com esses dados em mãos, iremos em Configuração > Fiscal> Serviços da NFSe, conforme o painel abaixo:

Nessa tela, basta configurarmos os serviços, preenchendo os seguintes atributos:

  • Código do Serviço
  • Descrição

Normalmente, os códigos e descrições, são padrões, conforme o link abaixo:

Relação de Serviços da NFSe (SPED)

Porém algumas prefeituras, poderão optar por utilizar códigos e descrições próprias. Visando esses cenários, o HubSoft permite então, que seja possível cadastrar esses serviços, a fim de facilitar as configurações futuras.

 

1.4. Configurando as composições dos serviços

A próxima etapa então, é configurar a composição dos serviços / planos existentes para permitir que as faturas geradas, possam ser emitidas como uma NFSe. Para isso iremos, em Configuração > Geral > Serviços / Planos, conforme a imagem abaixo:

No painel de Serviços, vamos selecionar o plano desejado, clicar em Ações > Editar (Conforme itens 03 e 04 da imagem acima).

Feito isso, o sistema irá direcionar para a tela de edição de dados do serviço. Nessa tela, iremos na aba composição, conforme a imagem abaixo:

Nessa tela, iremos clicar no ícone de Lápis, para abrir a edição da composição do serviço.

OBS: Essa imagem de exemplo, está fazendo a separação SCM/SVA do valor do serviço, onde 65% do valor é relacionado ao SCM e 35% é relacionado ao SVA. Porém em cenários mais simples, o provedor irá utilizar a composição de 100% em apenas um item.

-> Na tela de edição da composição do serviço, seleciona o Tipo de Documento Fiscal (NF Modelo iss – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), conforme o item 01 da imagem acima, em seguida selecione o serviço da NFSe (que já foi cadastrado anteriormente), e por fim seleciona o CNAE do ISS.

 

Caso você fique em dúvida de quais informações preencher nessas etapas, sugerimos que entre em contato com seu contador para que o mesmo lhe oriente a melhor forma de fazer. A equipe da HubSoft também estará de prontidão para lhe atender, caso tenha dúvidas de como executar o procedimento.

Com as composições do serviço, configuradas, já está tudo pronto para iniciarmos a emissão das NFSe.

 

2. Emitir NFSe

  1. Emitindo NFSe
  2. Processo de Autorização

2.1. Emitindo NFSe

Para emitir a NFSe, iremos no menu lateral Nota Fiscal > NFSe (ISS), conforme a imagem abaixo:

Ao abrir, você será redirecionado para o Painel da NFSe. Através desse painel você poderá fazer o controle completo de todas as NFSe emitidas e que estão para serem emitidas também.

Com o painel aberto, cliquem em Adicionar / Emitir NFSE, conforme imagem abaixo:

Uma tela será aberta, onde você poderá aplicar os filtros desejados para a emissão de suas NFSe.

Nesse exemplo acima, estamos filtrando todas as Cobranças que estão Quitadas, de 01/01/2020 até 31/01/2020, onde a empresa é HUBSOFT BRASIL LTDA e o tipo de pessoal é PESSOA JURÍDICA.

Ainda nessa tela, eu coloquei um filtro de R$ 10.000,00 (Dez mil reais de limite), isso significa, que o sistema irá trazer apenas a quantidade de notas onde o valor vai se aproximar de R$ 10.000,00.

Nesse tela ainda é possível utilizar os seguintes filtros:

  • Grupo de Cliente
  • Grupo de Serviços do Cliente
  • Unidade de Negócio
  • Caixa Financeiro (Onde foi efetuado o recebimento da cobrança do cliente)
  • Formas de Cobrança
  • Cliente (Caso queira emitir para apenas 1 clientes específico)

Com os filtros desejados preenchidos, clique em carregar, que o sistema irá exibir as notas fiscais que serão emitidas, conforme a imagem abaixo:

Conforme a imagem acima, serão emitidas 3 NFSe. Caso não queira emitir algumas da NFSe carregadas, basta desmarcar o campo “Emitir”.

Com tudo conferido e pronto, basta clicar em EMITIR NFSE SELECIONADAS. O sistema irá armazenar e validar todos os dados.

 

2.2. Entendendo o processo de autorização da NFSe

Após a NFSe ser gravada no HubSoft, será iniciado o processo de transmissão da NFSe para o WebService (Servidor) da Prefeitura. O processo consiste em algumas etapas, conforme o diagrama abaixo:

Dentro do Painel da NFSe você poderá acompanhar todo o processo, observando o Status Atual da NFSe, conforme imagem abaixo:

Veja na Imagem acima que temos 4 NFSe (1 Pendente, 1 Transmitido, 2 Autorizado). Conforme o HubSoft entra em processamento automático, essas NFSe serão transmitidas e autorizadas no WebService (Servidor) da prefeitura de forma automática, ou seja, não é necessário nenhuma ação do usuário para esse procedimento se realizar.

Após a NFSe estar autorizada, você poderá executar as seguintes ações:

  • Baixar PDF NFSe
  • Baixar XML NFSe
  • Enviar Email
  • Cancelar

Pronto, você agora já sabe como emitir a NFSe utilizando o HubSoft. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe, que será um prazer lhe atender.