A NFSe (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica), é utilizada para formalizar a prestação de serviços executadas com a prefeitura do município. O imposto relacionado com a NFSe é o ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), que também é um imposto municipal.
Nessa documentação iremos abordar especificamente sobre NFSe, mas é importante lembrar que o HubSoft também emite outros documentos fiscais, como por exemplo: NF Modelo 21/22, NFe (Nota de Produtos), Fatura/Recibo Enumerado.
1. Configurações para Emissão da NFSe
- Necessário para Emissão
- Configuração da Empresa
- Configuração Serviços da NFSe
- Configuração Composição dos Serviços
1.1. O que é necessário para emissão da NFSe no HubSoft
Para emitir NFSe no HubSoft, o primeiro passo é verificar se a sua prefeitura possui um sistema eletrônico para emissão de NFSe e se esse sistema já encontra-se nos padrões necessários para homologação. Para isso solicite ao suporte da equipe da HubSoft, que faça essas verificações para vocês, basta encaminhar o nome do seu município, através de nosso chat, WhatsApp, telefone ou no e-mail suporte@hubsoft.com.br.
1.2. Configurando a Empresa para emissão da NFSe
A configuração da empresa, é a primeira configuração que devemos fazer, pois a partir de dela, o sistema irá permitir que as próximas configurações seja executadas.
Para isso, vá até o menu Configuração > Geral > Empresa > Empresa, conforme a imagem abaixo:
Caso a sua empresa já esteja cadastrada, clique no botão Ações > Editar (Conforme item 03), ou adicione uma nova empresa.
Durante a edição da empresa, vá até a Aba CONF. NFSE (ISS), conforme a imagem abaixo:
Os seguintes campos, deverão ser devidamente preenchidos:
- Integração NFSE (Será cadastrado previamente pela equipe da HubSoft)
- Tipo de Tributação NFSe
- Exigibilidade da NFSe
- Série da NFSe
- Número Inicial
- Alíquota ISS
- ISS Retido
- Múltiplos Itens (Normalmente o valor preenchido será não)*
* Algumas prefeituras não permitem que a NFSe possua mais de um item na discriminação dos serviços. Quando isso acontecer, o valor do campo Múltiplos Itens deverá ser preenchido como não. Essa informação pode variar de uma prefeitura para outra.
Por fim, lembre-se de configurar os códigos de Inscrição Municipal e Inscrição Estadual (caso a empresa possua) no cadastro da empresa, conforme a imagem abaixo:
Sugerimos que o seu contador seja consultado antes do preenchimento dessas informações, pois elas são as informações principais que coordenam a emissão das NFSe.
1.3. Iniciando a configuração no HubSoft
A próxima etapa no HubSoft é cadastrar os tipos de serviços que são prestados. Essas informações poderão ser encontradas com seu contador e/ou no próprio sistema da prefeitura. Com esses dados em mãos, iremos em Configuração > Fiscal> Serviços da NFSe, conforme o painel abaixo:
Nessa tela, basta configurarmos os serviços, preenchendo os seguintes atributos:
- Código do Serviço
- Descrição
Normalmente, os códigos e descrições, são padrões, conforme o link abaixo:
Relação de Serviços da NFSe (SPED)
Porém algumas prefeituras, poderão optar por utilizar códigos e descrições próprias. Visando esses cenários, o HubSoft permite então, que seja possível cadastrar esses serviços, a fim de facilitar as configurações futuras.
Ao cadastrar os Serviços de NFSe, você irá colocar o código, associar o CNAE do ISS e a Alíquota ISS.
1.4. Configurando as composições dos serviços
A próxima etapa então, é configurar a composição dos serviços / planos existentes para permitir que as faturas geradas, possam ser emitidas como uma NFSe. Para isso iremos, em Configuração > Geral > Serviços / Planos, conforme a imagem abaixo:
No painel de Serviços, vamos selecionar o plano desejado, clicar em Ações > Editar (Conforme itens 03 e 04 da imagem acima).
Feito isso, o sistema irá direcionar para a tela de edição de dados do serviço. Nessa tela, iremos na aba composição, conforme a imagem abaixo:
Nessa tela, iremos clicar no ícone de Lápis, para abrir a edição da composição do serviço.
OBS: Essa imagem de exemplo, está fazendo a separação SCM/SVA do valor do serviço, onde 65% do valor é relacionado ao SCM e 35% é relacionado ao SVA. Porém em cenários mais simples, o provedor irá utilizar a composição de 100% em apenas um item.
-> Na tela de edição da composição do serviço, seleciona o Tipo de Documento Fiscal (NF Modelo iss – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), conforme o item 01 da imagem acima, em seguida selecione o serviço da NFSe (que já foi cadastrado anteriormente), e por fim seleciona o CNAE do ISS.
Caso você fique em dúvida de quais informações preencher nessas etapas, sugerimos que entre em contato com seu contador para que o mesmo lhe oriente a melhor forma de fazer. A equipe da HubSoft também estará de prontidão para lhe atender, caso tenha dúvidas de como executar o procedimento.
Com as composições do serviço, configuradas, já está tudo pronto para iniciarmos a emissão das NFSe.
Para emitir a NFSe, iremos no menu lateral Nota Fiscal > NFSe (ISS), conforme a imagem abaixo: Ao abrir, você será redirecionado para o Painel da NFSe. Através desse painel você poderá fazer o controle completo de todas as NFSe emitidas e que estão para serem emitidas também. Com o painel aberto, cliquem em Adicionar / Emitir NFSE, conforme imagem abaixo: Uma tela será aberta, onde você poderá aplicar os filtros desejados para a emissão de suas NFSe. Nesse exemplo acima, estamos filtrando todas as Cobranças que estão Quitadas, de 01/01/2020 até 31/01/2020, onde a empresa é HUBSOFT BRASIL LTDA e o tipo de pessoal é PESSOA JURÍDICA. Ainda nessa tela, eu coloquei um filtro de R$ 10.000,00 (Dez mil reais de limite), isso significa, que o sistema irá trazer apenas a quantidade de notas onde o valor vai se aproximar de R$ 10.000,00. Nesse tela ainda é possível utilizar os seguintes filtros: Com os filtros desejados preenchidos, clique em carregar, que o sistema irá exibir as notas fiscais que serão emitidas, conforme a imagem abaixo: Conforme a imagem acima, serão emitidas 3 NFSe. Caso não queira emitir algumas da NFSe carregadas, basta desmarcar o campo “Emitir”. Com tudo conferido e pronto, basta clicar em EMITIR NFSE SELECIONADAS. O sistema irá armazenar e validar todos os dados. Após a NFSe ser gravada no HubSoft, será iniciado o processo de transmissão da NFSe para o WebService (Servidor) da Prefeitura. O processo consiste em algumas etapas, conforme o diagrama abaixo: Dentro do Painel da NFSe você poderá acompanhar todo o processo, observando o Status Atual da NFSe, conforme imagem abaixo: Veja na Imagem acima que temos 4 NFSe (1 Pendente, 1 Transmitido, 2 Autorizado). Conforme o HubSoft entra em processamento automático, essas NFSe serão transmitidas e autorizadas no WebService (Servidor) da prefeitura de forma automática, ou seja, não é necessário nenhuma ação do usuário para esse procedimento se realizar. Após a NFSe estar autorizada, você poderá executar as seguintes ações: Pronto, você agora já sabe como emitir a NFSe utilizando o HubSoft. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe, que será um prazer lhe atender.
2.1. Emitindo NFSe
2.2. Entendendo o processo de autorização da NFSe