Introdução

O Mikrotik RouterOS é um dos sistemas mais utilizados pelos provedores do Brasil para autenticação de assinantes e roteamento. Mas infelizmente no quesito IPv6, ainda deixa a desejar em alguns recursos. Um desses recursos importantes não suportados por essa plataforma é o envio do prefixo IPv6 recebido pelo assinante para uso na sua rede interna, o Delegated-IPv6-Prefix.

Sem essa informação, não é possível identificar qual assinante utilizou qual bloco IPv6 em determinado horário, essa informação pode ser muito importante diante de uma solicitação da justiça para quebra de sigilo. Para contornar esse problema, o Hubsoft disponibiliza uma API a ser utilizada pelo equipamento para notificar o prefixo em uso pelo assinante, no momento em que sua conexão PPPoE é estabelecida no NAS.

 

Configuração

A configuração desse recurso é bem simples. Em um host Mikrotik RouterOS com o IPv6 já habilitado, basta adicionar o seguinte script no parâmetro on-up dos profiles PPP (/ppp profile) que estiverem em uso:

:local sessionId1 [/ppp active get value-name=session-id [find where name=$user]]

:delay 10

:local sessionId2 [/ppp active get value-name=session-id [find where session-id=$sessionId1]]

if ([:len $sessionId2] > 0) do={
    :log info "Conexao PPPoE: $user/$sessionId2"

    :local interfaceName [/interface get $interface name]

    :local ipv6Pd [/ipv6 dhcp-server binding get value-name=address [find server=$interfaceName]]

    /tool fetch url="https://<url_api_hubsoft>/api/accounting/routeros/ipv6" keep-result=no http-method=post http-data="username=$user&session_id=$sessionId2&ipv6_pd=$ipv6Pd&token=<token_api>"

    :log info "IPv6 PD: $ipv6Pd"
}

Com a configuração acima efetuada, sempre que um assinante se conectar, será feita uma chamada na API do Hubsoft informando qual é o Prefixo IPv6 LAN em uso na sessão do assinante.

Note que é necessário substituir os textos <url_api_hubsoft> e <token_api> pelos valores correspondentes da sua instância. Para solicitar esses dados, entre em contato com nossa equipe de atendimento. Também necessário desativar e ativar novamente todos os serviços PPPoE que estejam ativos no host, para que as configurações sejam aplicadas e os assinantes se conectem novamente. É recomendado que essa operação seja feita fora do horário comercial.

Validação

Após efetuadas as configurações nos profiles PPP, e os assinantes estejam reconectados com o novo profile PPP, basta verificar o Extrato de Conexão no Hubsoft para garantir que o Prefixo IPv6 foi recebido corretamente:

 

 

Considerações Finais

Um detalhe importante sobre essa funcionalidade, é que o Hubsoft não grava os dados recebidos do RouterOS de forma imediata. Esses dados são armazenados em uma fila e são sincronizados a cada 1 minuto. Por isso pode haver um certo atraso na exibição dos registros IPv6 LAN no extrato de conexão do assinante.